Entrevista com Dr Marcos Eberlin: Fomos criados
Marcos Nogueira Eberlin, mais conhecido como Marcos Eberlin é um químico brasileiro, cientista, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. É membro da Academia Brasileira de Ciências e recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico em 2005. Em 2016 Eberlin recebeu a Medalha Thomson.
Ele é um membro fundador e participa do comitê executivo da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSS) e da Fundação Internacional da Espectrometria de Massa (IMSF, International Mass Spectrometry Foundation), na qual representa a Região D (América do Sul e Central). Foi presidente da IMSF de 2009 a 2014 e é também diretor-fundador da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS). Coordena o Laboratório ThoMSon de Espectometria de Massa na UNICAMP e é editor associado do Journal of Mass Spectrometry.
Eberlin também é conhecido por defender a teoria do design Inteligente, sendo um dos signatários da dissidência científica contra o darwinismo lançada em 2001 pelo Discovery Institute. Ele é um criacionista contrário à teoria da evolução, caracterizada por ele como “uma falácia”. É presidente executivo da Sociedade Brasileira do Design Inteligente e coordena o “Núcleo Discovery-Mackenzie”, uma criticada parceria entre o Discovery Institute e a Universidade Presbiteriana Mackenzie que, segundo o chanceler da universidade, é “um núcleo de fé, ciência e sociedade”.