Todos nós sabemos que Jesus é a segunda pessoa da Trindade, e que ele é Deus. Até mesmo os Adventistas admitem isso – Então como podem dizer que Jesus é Miguel?
Vamos verificar somente 2 pontos na Bíblia sobre este assunto, será mais que o suficiente!
Vejamos:
Arcanjo Miguel
O Nome Miguel significa: “Quem é semelhante a Deus?”. Apesar de alguns querem afirmar que essa interrogativa indique que Miguel seja Jesus tal argumentação não tem precedente. Por exemplo: Daniel significa: “Deus é meu Juiz ou Deus é Juiz”. Ananias: “Jeová é clemente”; João: “Graça de Deus…” Em fim, poderíamos dar vários exemplos e mostrar que os nomes referentes aos servos de Deus têm uma etimologia voltada ao Senhor. Isso não faz de nenhum deles um deus!
“Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda” Jd. 1.9
Para dizer que Jesus é Miguel:
“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz de arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Ts. 4:16
No primeiro ponto temos Miguel repreendendo o diabo a respeito do corpo de Moisés. E o que vemos está tão claro que dispensa qualquer explicação, mas vamos lá.
Ora, como Jesus sendo Miguel poderia dizer: “O Senhor lhe repreenda”, se o Senhor neste texto é o próprio Jesus! Não seria isto no mínimo uma incoerência, pois sabemos que DEUS não é DEUS de confusão (I Co. 14:33 ), assim como está escrito: “… todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.” ( I Co. 8:6 ). Portanto fica claro que aqui Miguel é Miguel e Jesus é o Senhor! Gloria a Deus!!!!
No segundo ponto temos mais um grave erro dos Adventistas e por que não também dizer das Testemunhas de Jeová, pois também pregam a mesma doutrina, alias existem muitas coisas em comum entre eles!….
Analisemos então a tradução de 2 versões Bíblicas para este versículo, vejamos:
I Ts. 4.16 – Bíblia de Estudo Pentecostal (CPAD)
“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz de arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”
Muitos podem entender nesta tradução que Jesus é o arcanjo, mas aqui não esta dizendo que ele virá com voz de arcanjo, mas que virá sobre a voz de arcanjo, vejamos como está escrito esta mesma passagem em outra tradução.
Scofield: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.”
Podemos observar que de uma tradução para outra não existe diferença, embora a segunda mostre com maior ênfase do que a primeira que Jesus virá sobre a voz do arcanjo.
Outro ponto importante sobre este assunto é que a Bíblia declara que o ministério dos anjos, em relação a Jesus, é uma constante. Eles tiveram participação em vários pontos, observe:
– no anúncio do nascimento de Jesus (Lc. 2.9-14)
– assistiram a Jesus no deserto (Mc. 1.13)
– na agonia do Getsêmani (Lc. 22.43)
– na ressurreição (Mc. 16.5, Mt. 28, 2-3,5)
– na ascensão (At. 1.10-11)
– etc..,etc..
E também anunciarão a sua volta (I Ts. 4.16), a conotação de arcanjo no texto referido, não diz ser Jesus o Arcanjo, mas que o Arcanjo irá anunciá-lo.
A Bíblia apresenta muitas diferenças entre Jesus e Miguel:
– Jesus é criador (Jo. 1.3 ) , Miguel é criatura (Cl 1.16 )
– Jesus é Adorado por Miguel (Hb 1.6), Miguel não pode ser adorado (Ap. 22.8-9 )
– Jesus é o Senhor dos Senhores (Ap. 17.14); Miguel é príncipe (Dn. 10.13)
– Jesus é Rei dos Reis; Miguel é príncipe dos Judeus (Dn. 12.1).
Conclusão:
Há, portanto, clara distinção entre Jesus e Miguel. Jesus é o Filho de Deus, e Miguel é anjo: Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai e Ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem (Hb. 1.5-6); Portanto fica claro a superioridade de Jesus, e a falta de conhecimento destes que se dizem estudadores da Bíblia.