O comediante Bassem Youssef, um dos mais famosos do Egito, foi interrogado neste domingo (31) acusado de insultar o presidente do país, Mohamed Mursi, e o islã.
Youssef se apresentou à polícia depois que uma ordem de prisão foi expedida contra ele no sábado, devido a processos abertos por simpatizantes de Mursi. Ele foi solto mediante o pagamento de uma fiança de 15 mil libras egípcias (cerca de US$ 2.200).
O comendiante ficou famoso após a queda do ditador Hosni Mubarak, em 2011, com um programa humorístico transmitido pela internet. Hoje, seu programa é transmitido pela televisão egípcia.
A prisão de Youssef levantou questionamentos sobre a liberdade de expressão no Egito. “É um passo em direção à tentativa de restringir manifestações críticas”, disse Heba Morayef, diretor egípicio da Human Rights Watch, organização internacional de defesa aos direitos humanos.
Recentemente, cinco ativistas políticos foram presos acusados de incitar a violência contra a Irmandade Muçulmana, grupo que levou Mursi ao poder nas eleições egípcias do ano passado. Além de Youssef, outras figuras proeminentes da mídia egípcia foram interrogadas sob acusação de terem insultado o presidente.
Extraído do site folha.com.br no dia 31/03/2013
O comediante Bassem deve ser o “tiririca” lá do Egito. ” …o dregolado falôu:”Quem é o cantor?” Eu disse pronto…”Rapaz, você tá solto! Mas nunca mais cante esse negócio Florentina, Florentina”
kkkkkkkkk essa foi boa jcp mas, falando serio, esses muçulmanos gostam de queimar a bíblia em praça publica humilhar os cristão blasfemar o nome de jesus agora quando falam mau de maomé eles se manifestam