PR. NATANAEL Concorda com a opinião do psicólogo que se os pais não estabelecerem limites aos filhos, a vida o fará?
Concordo plenamente porque tal opinião encontra apoio no Estatuto da Criança e do Adolescente. Por exemplo, o Art. 4º – declara: É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.” E não é só isso, mas também a Bíblia, centenas de anos antes já trazia recomendações aos pais para cuidarem de suas crianças ou adolescentes. (Efésios 6.4) “Pais, não tratem seus filhos de tal maneira que eles fiquem irritados. Ao contrário, vocês devem criá-los com disciplina e de acordo com os ensinamentos cristãos”).
Mas o que me surpreende é que meses atrás estava sendo tratado na Câmara Federal promulgar um decreto segundo o qual não se permitiria aos pais nem mesmo uma palmada no bumbum da criança pelos pais. Como se explica essa incoerência dos nossos legisladores?
Os fatos estão a atestar que essa legislação absurda só iria levar aos caos nossos adolescentes, como já estamos observando: se sentem sem freio agindo como maiores de idade com prejuízo próprio e trazem aborrecimentos aos seus pais.
O que diz a Bíblia sobre a educação dos filhos?
A Bíblia tem sido, através dos séculos, o mais completo e confiável manual de instruções: Provérbios 9:1O-11 “O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. 11 – Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão. O conselho bíblico de Provérbios 22.6 permanece insuperável:” Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”.
Por que tantos pais choram hoje porque seus filhos se enveredaram por maus caminhos? Por que tantas crianças são destruídas todos os dias pelo crack e por outras drogas? Por que crianças são abusadas a cada dia e aliciadas para o tráfico e para a prostituição infantil?
A resposta é única: os valores e princípios bíblicos foram ignorados! A sociedade construiu seus próprios valores e modelos, ignorando os sábios conselhos de Deus que nos criou exarados na sua Palavra – A Bíblia
Mas que conselhos são esses? Quais os segredos para uma boa educação?
Vamos enumerar alguns bíblicos:
Amor e disciplina. Embora pareça simplista, esse é o único caminho. É como uma balança de dois pesos: o segredo é oferecer doses equilibradas de amor e doses equilibradas de disciplina. Amor sem disciplina é sentimentalismo.Disciplina sem amor é tirania. Provérbios 13:24 – “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.”
Capacitar para as escolhas – Tanto a superproteção como a liberdade excessiva traz como prejuízo a insegurança. Precisamos orientar sobre as consequências das decisões erradas, ajudar em algumas decisões e até proibir que algumas delas sejam tomadas. O melhor presente que os pais podem dar aos seus filhos é ensiná-los a ter atitudes sábias ao longo da existência.
Educá-las no temor do Senhor: Os filhos são exatamente o que os pais fazem deles. As crianças são heranças que Deus concede aos pais, e, por isso, cabe a esses, educá-las no temor do Senhor. Deuteronômio 6:6-7 – “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 – E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Por isso, nossas atitudes educadoras devem ser coerentes com os propósitos de Deus. Nosso objetivo deve ser o de levar nossa família a Deus. Lembre-se sempre do conselho bíblico de 1 Timóteo 3.12: “E que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito”.
• Jornal “A Tribuna” edição de 24 de fevereiro de 2010