É possível ver a face de Deus?

E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.
Gênesis 32.30

Os mórmons alegam que Deus, o Pai, possui um corpo físico com uma face que pode ser vista. Os céticos (pessoas que não creem na Bíblia) dizem que há contradição bíblica deste versículo com Êx. 33.20- 23 e Jo. 1.18 (Bíblia Apologética, ICP, 2000, p. 43).

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Esta passagem mostra claramente que Jacó estava diante de uma manifestação teofânica de Deus, ou seja, uma aparição do Senhor manifestada em forma humana, que não refletia a glória e o resplendor celeste, e Jesus confirmou a possibilidade de uma contemplação humana de Deus, quando disse “quem vê a mim vê o Pai” (Jo. 14.9). Sabemos também que é possível uma pessoa cega falar com alguém “face a face”, sem ver a face da outra pessoa. A frase “face a face” utilizada em hebraico significa “pessoalmente, diretamente ou intimamente”. Moisés teve este tipo de relacionamento com Deus sem mediador. Porém, como todos os demais mortais, ele nunca viu a “essência” de Deus diretamente. A Bíblia é clara ao dizer que “Deus é espírito” (Jo. 4.24). E “um espírito não tem carne nem ossos” (Lc. 24.39). Então, Deus não tem uma face física.

Preparado e compilado pelo Pr. Edisom Miranda

Sair da versão mobile