Teria Maria pecado?
A Igreja Católica ensina que Maria foi concebida sem pecado e nasceu sem mancha de pecado original, ou seja, que Maria foi gerada pelo seu pai, porém o seu nascimento foi imaculado. Esta é a fórmula de dogma de fé que Pio IX proclamou a oito de dezembro de 1854, na bula ineffabilis:
“É de Deus revelada, a doutrina que mantém que a bem-aventurada Virgem Maria no primeiro instante do seu nascimento, pela singular graça e privilégio do Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha do pecado original”.
Os cristãos protestantes manifestam que este dogma não tem nenhum fundamento bíblico. Pio IX separa Maria da sua condição humana, e a faz uma exceção ao lado de Jesus. A Bíblia, que cremos ser a Palavra de Deus, declara que todos somos pecadores: “… todos estão debaixo do pecado. Como está escrito: não há um justo, nem um sequer” (Romanos 3.9-10).
Como se atreve o apóstolo Paulo a garantir que não há sequer um justo, se existia a exceção de Maria? Como é que Deus escreveu por meio dos seus santos profetas e apóstolos, colunas da verdade revelada, que não há nem um só justo, se estava a Virgem Imaculada concebida sem pecado?
A Bíblia não ensina que Maria estivesse livre do pecado original, por uma graça especial, desde o mesmo instante do seu nascimento. Maria não reclamou para si o privilégio de ser sem pecado. A própria Maria não cria porque no seu magnificat, reconhece ser pecadora e faz menção do seu Salvador. A virgem Maria, a mais bem-aventurada entre todas as mulheres, falou de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, como “Meu Salvador”, ao dizer: “A minha alma engrandece ao Senhor; e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador” (Lucas 1.46-47). Se ela não fosse pecadora, não teria a necessidade de um Salvador.
Ao falar nesses termos de bendita virgem, não queremos dizer que a escolhida por Deus não fosse a melhor e mais pura entre as mulheres. Porém, não era imaculada, pois ela mesma declara levar como todos nós, a marca do pecado quando invoca a Deus, chamando-lhe “Meu Salvador”. Por que chamou assim a Deus? Por que ela, do mesmo modo que todos os homens, necessitou se salvar e obter a vida eterna através do arrependimento e fé.
A Bíblia é igualmente clara em mostrar a doutrina da universidade do pecado: “Certamente em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu a minha mãe” (Salmos 51.5); “Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e nunca peque” (Eclesiastes 7.20); “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23). Nessas passagens não se indica a exceção de Maria; ela como descendente de Adão, participou não só das consequências da queda, senão também do pecado; “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram… assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens” (Romanos 5.12-18).
O argumento que usam alguns católicos, de que Jesus não podia ser imaculado (ou seja, sem pecado original), se a que Lhe concebeu não tivesse sido, está carente de razão. Vejamos:
1º) Porque Jesus nasceu por obra do Espírito Santo, não de um varão.
2º) Porque Jesus é Deus, na qualidade de Segunda Pessoa da Trindade, mas Maria era humana. Cristo não tinha necessidade de que a sua mãe fosse santa, porque foi concebido pelo Espírito Santo; Ele é santo ainda que nascido de uma mulher pecadora, porque no seu corpo “havia a plenitude da Divindade”.
3º) Se todos os homens herdam a mancha do pecado, os pais da virgem Maria também a herdaram, e os seus filhos foram igualmente herdeiros da natureza pecaminosa do homem. Não há nenhuma base para crer que alguns dos seus filhos a herdaram, enquanto que a sua filha Maria não a herdou.
4º) Porque, pela mesma razão, tinha sido necessário que fossem imaculados os seus pais e as avós; assim sucessivamente desde Eva.
Esses argumentos não lhe soam ridículos? Se em algum caso tinha que operar-se o milagre de nascer um imaculado, seja quem for, deveria ter sido Jesus, que era divino.
Respeitamos Maria com o mesmo respeito com que o fizera o anjo da Anunciação. Sentimos por ela um profundo carisma ao ver que foi eleita providencialmente por Deus para ser mãe, segundo a carne, do Salvador. E cremos que é bem-aventurada entre as mulheres como membro da comunidade dos remidos.
Padre? Marcos Paulo,
Maria teve um lugar importante, mas não é por isso que precisa diviniza-la com um “dogma”, e isso como protestantes rejeitamos veemente.
Maria teve seus momentos de incerteza, veja em Marcos 3: 21-35, Maria e os seus outros filhos certa vez duvidaram da sanidade de Jesus e queriam fazer uma retirada compulsória dele do meio da multidão e leva-lo para casa em segurança.
“E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.
Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar.
E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.
E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos?
E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe”
JESUS NUNCA CHAMOU MARIA DE “MINHA MÃE” SEMPRE DE “MULHER” POIS EMBORA ELA FOI MÃE DE “SUAS CARNES”, MAS ELA NÃO PODE SER MÃE DE DEUS, PORQUE DEUS NÃO TEM MÃE !
DEUS TEM MÃE? MARIA NASCEU ANTES DE DEUS AGORA?
E MARIA SE CASOU COM UM HOMEM, UM VARÃO ISRAELITA (JOSE) E NÃO COM UM CELIBATÁRIO.
41. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou CHEIA DO ESPÍRITO SANTO.
42. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43. Donde me vem esta honra de vir a mim a MÃE DE MEU SENHOR?
Vejamos: Isabel, ao receber a saudação de Maria ficou cheia do Espírito Santo, e quando fala, diz a verdade (pois estava cheia do Espírito Santo). E ela diz: “Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Quem era o Senhor de Isabel? Maria havia recebido a mensagem do anjo e Isabel não sabia, mas movida pelo Espírito Santo falou aquilo. Fica claro: A mãe de meu Senhor, a mãe de Deus. Jesus não foi Deus conosco (Is 7, 14)?
A frase cheia de graça foi uma tradução da palavra grega keharitouméne que quer dizer graça extrema. Como pode ser cheia de graça aquela que pecou? Não pode!
Maria, mãe de Deus, rogai por nós!
Geovane, leia atos dos apóstolos cap 6 ves 1 e tire suas conclusões. Estevão era cheio de graça nem por isso ele era sem pecado. vá ler mais a bíblia e pare de comer pela mãos dos outros.
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Engraçado que não vemos os católicos usarem a Palavra de Deus para sustentar taIS HERESIAS. Eles usam a TEOLOGIA DO ´ACHA´. Você acha que Jesus iria deixar sua mãe morta na cova? Vc acha que Jesus iria deixa sua mãe…!?! Religião do ACHISMO e não Bíblico. ´Quem tenho Eu contigo.´
E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.
Mas ele disse: Antes bemaventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.
Lucas 11:27-28 Veja q Jesus disse: ´ANTES´.
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;
Romanos 5:20 – Maria estava debaixo da lei ou seja do ´pecado´, e precisa da GRAÇA de Deus. Se ela era santa pq precisa ser ´cheia da graça´? Graça ´dom imerecido de Deus´.
Que raciocinio verdade!
Agora vivo a fé verdadeira de Cristo Jesus. Paz de Cristo e o amor de Maria!
Devemos obedecer e viver a palavra de Deus e não a do que o homem faz.