No meio evangélico no mundo, existe um pregador muito famoso: trata-se de Benny Hinn. Toufik Benedictus Hinn nasceu em Jaffa, em 1952, no então recém-estabelecido estado de Israel. Seu pai era um cristão árabe palestino, adepto da Igreja Ortodoxa Grega de Jerusalém, segmento das Igrejas Ortodoxas Orientais. Sua mãe era uma palestina armênia, adepta da Patriarcal Armênia de Jerusalém. Ele foi educado na tradição ortodoxa oriental.
Muito bem, lembro-me em 1992 quando alguém me apresentou o livro Bom Dia Espírito Santo. Comecei a ler, mas não me empolgava com os relatos com me empolgava com outros autores. Explico. Os outros sempre procuravam ser humildes, ao passo que Benny Hinn era o cara. Falava como se fosse o Único, o Selecionado, o Homem que Deus queria, enfim, um modo que não me agradava. Mas, amém, não criticava que lia e nem seu ministério.
Em 1997, conheci uma irmã que freqüentava as reuniões que fazíamos no Rio de Janeiro, RJ, quando eu cursava a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Essa irmã disse que estava no encontro da ADHONEP e Benny Hinn apontou para um rapaz dizendo que a unção da cura estava sobre ele. Aquele rapaz tinha AIDS. Todos ali se alegraram muito, inclusive essa irmã, que o conhecia. Além do povo que caía, esse rapaz trepidava no chão, como se fosse um sapo pulando. Essa irmã ficou meio receosa, mas alegrou-se, pois o amigo enfim estava sendo curado. Segundo ela, exatamente 1 mês depois, ele faleceu.
Além da manifestação estranha do irmão, Benny Hinn sempre usa suas ministrações para o povo receber a Unção de Deus e cair tudo no chão, uns sobre os outros, inconscientes, às vezes rindo, chorando, uns babam, outros somente caem e dormem, enfim, manifestações que para muitos é unção e para outros é confusão.
Bom, eu pessoalmente nunca apoiei o fato de uma pessoa cair no chão, mesmo em minha igreja eu vi muito, mas nunca concordei. Digo isso porque é simples. Paulo nos exortou: “Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados… E os espíritos dos profetas estão sujeitos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.” I Cor 14. 31,32 e 33. Veja que no verso 32, Paulo fala que o profeta sujeita seu espírito de profecia.
Ora, isso é claramente uma afirmação que a pessoa, ao ser tomada pelo Espírito de Deus, não perde a consciência, ela controla a manifestação de Deus. Se alguém quiser me perguntar quem somos nós para limitar Deus, que brigue com Paulo, não comigo. Foi Paulo quem disse isso. Se você quer ser teimoso, vá em frente, mas jamais afirme que fui eu quem disse isso. Essas pessoas caem no chão e ficam como se estivessem fora de si, se batem, choram, rolam, enfim, tudo aquilo que prova que ela perdeu a consciência.
Prosseguindo com a abordagem sobre Benny Hinn, tecerei alguns comentários a seguir. Quero antes frisar que minha opinião aqui é irrelevante. Você pode observar que até agora não critiquei Benny Hinn e nem o farei. Mas, se você é inteligente, aproveite para tirar suas conclusões.
Vamos a elas, então:
1) Ele declarou que Jesus “… assumiu a natureza de Satanás, para que todos quantos tinham a natureza de Satanás pudessem participar da natureza de Deus”. Esta declaração é citada no trabalho de Hank Hanegraaff, Cristianismo em Crise, editado pela CPAD (p.166).
2) Afirmou que o Espírito Santo lhe revelou que as mulheres foram originalmente criadas para dar à luz pelo lado. Todavia, por causa do pecado, passaram a dar à luz pela parte mais baixa de seu corpo (idem, p.373).
3) Ensina que o homem é um pequeno deus. E afirmou: “Eu sou ‘um pequeno messias’ caminhando sobre a Terra” (idem, p.119).
4) Asseverou que o homem, em princípio, voava da mesma forma que os pássaros. Segundo ele, Adão podia voar até à lua pela sua própria vontade: “Adão era um super ser (…) costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem?” (idem, p.128).
5) Hinn costuma visitar os túmulos de duas santas mulheres, Kathry Kuhlman e Aimee S. McPherson, para receber a “unção” que flui de seus ossos (idem, p.373).
6) Em seu livro Good Morning, Holy Spirit (BomDia Espírito Santo)(p.56), Hinn afirma que, em uma de suas supostas conversas com o Espírito Santo, o Consolador teria implorado para que ele ficasse em sua presença: “Hinn, por favor, mais cinco minutos; apenas mais cinco minutos”. Não somos nós que devemos implorar pela presença do Espírito? Isso foi algo que começou a chamar a minha atenção quanto ao Ministério Benny Hinn. Puxa, o Espírito Santo pede para alguém mais 5 minutos? O que você acha? Se não acredita, pegue o livro e verás isso lá.
7) Ele ensina que a Trindade é composta de nove pessoas, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo possuem, cada um, espírito, alma e corpo (citado em Cristianismo em Crise, p.375).
8) Ao ser criticado, disse que gostaria de ter “uma arma do Espírito” para explodir a cabeça de seus críticos. Além disso, profere palavras funestas contra aqueles que refutam suas heresias. As ameaças abaixo, extraídas do livro supracitado (p.376), foram dirigidas ao Instituto Cristão de Pesquisas dos EUA:
“Agora eu estou apontando meu dedo para vocês com o tremendo poder de Deus sobre mim… Ouçam isto! Existem homens e mulheres no sul da Califórnia me atacando. É sob a unção que lhes falo agora. Vocês colherão o que estão semeando em suas próprias crianças se não pararem… E seus filhos e filhas sofrerão” (…)
“Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá a sua mão. Não toqueis nos meus ungidos…”
9) Hinn concordou em tirar alguns erros do livro Good Morning, Holy Spirit(Bom Dia, Espírito Santo), depois de uma conversa com Hank Hanegraaff (presidente do ICP dos EUA), em 1990. No ano seguinte, admitiu seus erros e prometeu fazer alterações em seus escritos. Entretanto, depois de algumas semanas, retornou às suas velhas práticas (idem, p.375).
10) Defendendo a teologia da prosperidade, pela qual afirma que a pobreza é uma maldição, disse que Jó era carnal e mau(idem, p.103), ignorando o enfático testemunho de Deus acerca de seu servo: “Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, e desviando-se do mal” (Jó 1.8).
Recentemente, um amigo que sabe que estudo heresias e especialmente na Igreja me falou de um desafio do Pr David Wilkerson (pessoa a quem admiro também e respeito, que está com mais de 70 anos e tem sua igreja em Nova Iorque) a Benny Hinn sobre as afirmações que Benny faz. Assisti o vídeo e vi que algo devia ser dito. Mas por quem? Quem sempre o defendeu não teria argumentos para dizer algo.
Bom, convido você a assistir o vídeo e tire suas conclusões. Deus dá sabedoria a seu povo para que discirnamos o que vem de Deus e o que vem das trevas.
Confira o link abaixo:
http://www.sosgospel.com.br/david-wilkerson-expondo-benny-hinn-legendado
Deus abençoe a todos que lerem esse artigo.
Realmente é um falso profeta com doutrinas de demônios ensinando um outro evangelho e não do das escrituras seguidor de J.Copeland e outros lobos…O site defesa do evangelho os pastores Paul Washer; Paulo Junior, David Wilkerson, Leonard Ravenhill e outros pregam contra esses falsos profetas.
Isto que ele ensina e prega é outro evangelho
Por isso ele se torna um maldito ensinando maldição.