No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar” (I Cor. 16:2).
O uso da palavra “thesaurizon” (poupar) significa na verdade colocar dentro de um tesouro com implicações de tesouraria. Esse é o mesmo termo usado para o gazofilácio à entrada do templo. O Fato de juntar todas as contribuições individuais num receptáculo comum possibilitava aqueles crentes juntarem uma soma considerável de dinheiro para os necessitados. Dificilmente Paulo estaria se referindo a um hábito de poupança doméstica, visto que nesse caso não haveria a necessidade de ele referir-se a um determinado dia da semana. Poderia ser muito bem qualquer dia da semana. Mas como era o costume das igrejas gentílicas reunirem-se no primeiro dia da semana, nada mais obvio do que esta coleta na tesouraria da igreja (na casa) neste dia de culto!
Esta palavra fica bonita só no papel,pois nos dias de hoje as coletas que se fazem nos cultos não vão para os necessitados e sim para pagar as contas da igreja.
que “necessitados” você sugere ? hoje em dia infelizmente tem que saber doar, senão certos “necessitados” recebem e trocam tudo em tóxicos. a Igreja não pregava “assistencialismo” exceto entre a irmandade. nos dias de hoje gastos são diversos do que a Igreja primitiva.
é errado pagar contas da Igreja ? o que aconteceria se vc não pagasse contas de sua casa ? “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me. Mt.19:21
Já que faz um mi mi mi por que não faz isso?
‘Já que faz um mi mi mi por que não faz isso?’
e o sr faria sr templário??
pelo jeito não, porque como fala, parece um grande fardo
“senão certos “necessitados” recebem e trocam tudo em tóxicos. a Igreja não pregava “assistencialismo”
1-quem lhe disse que a igreja não pregava assistencialismo?
2- questão são os toxicos mesmo ou o sr está usando isso para mascarar que “crente” não vê bem a caridade?
maninho;
gostei de ver
se fosse para fazer política, fazia rapidinho.Aqui na minha cidade fizeram um evento evangelico que em certas alturas começava a pedir voto.
joao sousa sáb ago 27 at 5:50 pm “quem lhe disse que a igreja não pregava assistencialismo?”
Atos 6:2-4 “Não é razoável que nós abandonemos a Palavra de Deus para servir às mesas.”
assistência é com os diáconos da igreja , mas assistencialismo é com comunismo do mundo.
o sr. sousa precisa estudar mais.
e outra
evite seguir modelos burocráticos de igreja.Deixe isso para osa hereges, se o sr não for um
eronilde sáb ago 27 at 5:47 pm e o sr faria sr templário?
comece dando a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus, busque o reino de Deus acima de tudo, e todas as coisas serão vos acrescentadas … estude mais antes de mimizar muito.
esse tipo de resposta me parece ser de quem quer usar a Palavra para quem quer se esconder atrás da preguiça e da indolência
o sr daria seus bens sr templário? responda e não gagueje
eu respondo sua pergunta se me responder a minha primeiro …
“Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me. Mt.19:21
você faz isso ?
Atos 6:2-4 “Não é razoável que nós abandonemos a Palavra de Deus para servir às mesas.”
a Igreja não pregava “assistencialismo” exceto entre a irmandade.
que contradição amigo
paulo pregava a caridade e recomendava que a irmandade a praticasse.Igreja e irmandade são uam só
inverdade sua ! Paulo pregava a Jesus, e nunca usou a palavra “caridade”, essa palavra é tradução arcaica espírita para sugerir “salvação só pela caridade” o que não é biblico.
“façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé” Galatas 6:10
e contradição é a suposta “comunicação com mortos” ou espiritos supostos finados. vocês não provam a real identidade dos espíritos supostos finados que “vos falam” e confiam em espiritos que são contradizentes abertamente contra a Biblia.
Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jeremias 17:5.
se confiar em homens apartando-se de Deus já é caso de maldição, quanto mais confiar em espiritos supostos finados que contradizem abertamente a Biblia !!!!
vi aqui neste site alguns comentários que rejeitam a caridade.Deve ser cosia de igreja politiqueira como algumas protestantes
o que se prega contra a caridade nestwe site é absurdo teologico sustenatdo por visão funadamentalista da Palavra
e você baseia-se em que ? pelo seu nickname você parece-me espírita … a sua visão doutrinária é baseada em dar ouvidos a espíritos supostos finados, e quanto a isso vocês não podem provar a real identidade deste seus fantasmas que vos falam.
na Biblia não tem caridade, na tradução protestante Almeida 1 Cor 13 traduz “agape” amor. não seria o item de salvação (pois Paulo explica que é pela graça), o amor cristão é resultado de quem é salvo. João 3:16
o protestante é Sola Scriptura (somente as escrituras), e vc acusar de “fundamentalismo” é um tiro no próprio pé que vc dá porque os espíritas usam a Biblia somente partes que lhe interessam, como por exemplo “as bem-aventuranças”. espiritismo sim que é absurdo visão deturpada.
E vc Templário pelo seu nickname deve ser maçônico!
“façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé” Galatas 6:10
se o sr nega a prática do bem e as obras da fé, para que citar Gl 6:10?
“o protestante é Sola Scriptura (somente as escrituras), e vc acusar de “fundamentalismo”
cabe a vcs protestanteso texto:
“Os que desejam causar boa impressão exteriormente tentando obrigá-los a se circuncidarem agem desse modo para não serem perseguidos por causa da cruz”
Cavaleiro White ter fev 28 at 3:24 pm “E vc ? Templário pelo seu nickname deve ser maçônico !”
Não sou maçônico, nunca fui e nunca serei. sou da cristandade protestante.