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Home Destaques

Dizimistas – Quatro classes na Igreja

Pr. Natanael Rinaldi por Pr. Natanael Rinaldi
3 de janeiro de 2019
em Destaques, Estudos Bíblicos, Polêmicas
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Pergunta: Ultimamente nosso programa CONSULTANDO A BÍBLIA tem recebido muitas perguntas frequentes sobre a questão do dízimo. Para deixar o assunto da contribuição mais claro, perguntamos: Quantas classes de contribuintes há nas igrejas?

Resposta do Pr. Natanael: Apontamos que nas igrejas existem quatro classes de pessoas, que tem seu modo próprio de interpretar a questão da contribuição. O princípio que deve reger nossa contribuição é o que Paulo ensinou em 2Coríntios 9.6-11: “E digo isto, que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no se coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra. Conforme está escrito: Empalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus”.

 

Pergunta: Qual a primeira classe de contribuintes numa igreja?

Resposta do Pr. Natanael: São os dizimistas fieis. São aqueles que normal e regularmente contribuem com seus dízimos e ofertas. São dizimistas fieis. São os que mantém o equilíbrio financeiro das igrejas. Entenderam que a contribuição dizimal é bíblica, e se mantém em estrita obediência à Palavra de Deus, como o irmão acabou de ler: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração: não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”.

 

Pergunta: Qual a segunda classe de contribuintes numa igreja?

Resposta do Pr. Natanael: São os dizimistas infieis. Em toda a igreja há essa classe de membros. São os que assumem o compromisso perante Deus de ser dizimistas, pagam seus dízimos por algum tempo com certa regularidade, mas depois negligenciam e, às vezes desistem e quebram seu voto seu voto. A negligência nas coisas de Deus é um grande pecado: “Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos” (Salmo 50.14). São dizimistas infieis aqueles que também entregam apenas uma parte da sua renda líquida. Dizimam uma parte da renda e ocultam a outra: são os “Ananias” e as “Safiras”.

 

Pergunta: Qual a terceira classe de contribuintes?

Resposta do Pr. Natanael: São os contribuintes liberais. Eles não são contrários ao dízimo, não combatem os irmãos dizimistas, e não criticam o pastor quando prega sobre o dízimo. Ainda não entenderam que o dízimo precedeu a lei, embora tenha pertencido à lei. Não entenderam que Abraão quando deu o dízimo a Melquisedeque, o fez 430 anos antes da lei: “Mas digo isto: que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e tinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa” (Gálatas 3.17).

O registro do dízimo de Abraão está em Gênesis 14.18-20: E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Este exemplo é repetido em Hebreus 7.1-3: “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou, a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, é primeiramente e, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo principio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre”.

Desconhecem que Abraão é o pai dos que são da fé: De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão (Gálatas 3.9). Os que são da fé são filhos de Abraão. Melquisedeque é uma figura de Jesus Cristo: “Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque” (Hebreus 7.17). Se Jesus é sacerdote eternamente na ordem de Melquisedeque, e se Abraão é pai dos que são da fé, da forma como Abraão pagou o dizimo e foi abençoadp por Melquisedeque, da mesma forma Jesus abençoa os crentes que são filhos de Abraão pela fé e pagam seus dízimos.

 

Pergunta: E a quarta classe de contribuintes na igreja?

Resposta do Pr. Natanael: Em algumas igrejas é a mais numerosa. É nociva ao crescimento da obra de Deus. São antidizimistas declarados. Arvoram-se emmestres e levam muitos irmãos incautos a tomarem posição contrária ao dízimo, em franco desrespeito aos princípios da Bíblia.

O principal argumento deles é que não estamos mais debaixo da lei, e se o dízimo era da lei, não precisamos pagar o dízimo. Esquecem-se que o dízimo antecedeu à lei, incorporou-se à lei e foi aprovado por Jesus em (Mateus 23.23): “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”. Alguns pensam gue essa passagem está condenando o dízimo. Não! Está condenando a atitude dos fariseus que davam o dízimo até das coisas mínimas, como condimentos: dizimavam a hortelã, o endro e o cominho, e deixavam de lado o mais importante da lei: o juízo, a misericórdia e a fé. Jesus recomenda pagar o dízimo, ou seja, estas coisas deveis fazer (praticar a justiça, a misericórdia e a fé) e não omitir, isto é, não deixar de fazer aquelas, isto é, pagar o dízimo da hortelã, do endro e do cominho. Esta classe de pessoas se parecem muito com os 10 espias enviados à terra de Canaã por Moisés. Ninguém diga que é desperdício o que se dá para o trabalho do evangelho. É verdade que certos líderes se utilizam do dízimo como se o dízimo fosse renda sua, particular. Confundem o que é da Igreja – pessoa jurídica – com sua pessoa física. Nenhum pastor tem o direito de fazer da caixa da igreja propriedade sua para seu gasto pessoal. Recebe o seu salário (1Timóteo  5.18) dado pelo tesoureiro e deve viver dentro do seu salário. Meter a mão no caixa da igreja é desonestidade.

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+Comentado 13

  1. Josué says:
    9 anos ago

    Que argumentação pobre. Esse site pode ser tudo, menos apologético.  Com a experiência que vocês têm, sabem que 2Coríntios 9.6-11 não contextualiza dízimo. Artigo altamente tendencioso e raso, que desvaloriza o estudo apologético.

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      E quanto outros v.v.s citados também não contextualiza dizimo? parece-me que é o sr. que não atentou ao contexto do artigo. é mais fácil chamar de “altamente” tendencioso etc. o qual também o sr. desvaloriza os presbíteros que trabalham bem e são dignos de honorários dobrados.

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de DOBRADOS HONORÁRIOS, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino. “Não amordaces a boca do boi quando estiver debulhando o cereal”, e  “digno é o trabalhador do seu salário”. 1 Tm 5: 17-18

      Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      Sr. Josué, o único de mente “rasa” aqui é o sr. o qual não entende nada de apologética. 
      pobre borboleta ….. DÁ bom exemplo ENTÃO : monta um site de apologética.
      mostra como o sr. sabe “contextualizar” …..

      Responder
  2. alerrandro says:
    9 anos ago

    O dízimo no NT é como uma oferta, mas com valor determinado.

    Responder
  3. onorio says:
    9 anos ago

    Josué
    para mim o ruim deste site é misturar política partidária com religião

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      qual partido que estão puxando a sardinha ? expelir como você faz isso sim é partidarismo, você vem, e expele e não argumenta … és mensageiro da confusão. 

      Responder
  4. jader says:
    9 anos ago

    O melhor argumento para a devolução do dízimo é a Palavra de Jesus, já citada acima (Mat. 23.23). Pensavam que Jesus iria abolir o dízimo, pelo contrário, Ele reforçou que o dízimo faz parte da vida do cristão.

    Responder
    • Marcelo Dornelas says:
      9 anos ago

      Jesus estava vivendo sob a lei,ele veio para cumpri-la e não ab-rogá-la,me mostre depois de sua crucificação onde existe observância ao dízimo?.

      Responder
  5. marcio says:
    9 anos ago

    creio no dizimo de Mateus 23:23, mas concordo que a apologética do dizimo no NT é fraca,  ainda quando alem do salario do Pastor, tem aluguel, agua, luz, condominio, gasolina, etc…(tudo do pastor), e os investimentos na Obra ficam em segundo plano. Isso desagrada muita gente.

    Responder
  6. Junior says:
    9 anos ago

    A humildade de Jesus, Paulo e outros não está presente na forma de conduzir o povo desses pastores. Cada vez mais só pensam em dinheiro! Olha se o dizimo é tão importante por que é foi tão omitido no novo testamento! Acho que se tivesse o valor que os pastores pregam seria +citado na biblia

    Responder
  7. Alerrandro says:
    6 anos ago

    Admirava pr. Rinaldi. Reconheço o bom trabalho do CACP, mas dízimo é opcional no NT para os cristão bem como qualquer outra quantia em dinheiro para a obra de Deus.

    Responder
  8. Vinícius Briel Costa says:
    6 anos ago

    Quero saber onde na bíblia dízimo era dinheiro ou foi dada essa ordem pra igreja. Usar 2cor 9 é brincadeira,né? Ali nem de dízimo tá falando. Pra um site apologético, estão muito fracos de argumentos.

    Responder

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