Ir à igreja é importante porque é um mandamento de Deus para nossa edificação (Hb 10.24). Na igreja aprendemos mais sobre a palavra de Deus e encorajamos uns aos outros. Se isolar não é bom. A igreja é o lugar perfeito para aprender amor, paciência e respeito pelos irmãos.
O que é a igreja?
A Igreja é o conjunto de todas as pessoas que amam e seguem Jesus. A Bíblia chama a Igreja de corpo de Cristo. Cada crente é uma parte desse corpo. Em Cristo todos os crentes estão unidos e não podem ser separados (Rm 12.5). Se você é salvo, está unido a toda a Igreja. A igreja também é qualquer lugar onde os membros da Igreja de Cristo se reúnem para adorar a Deus em comunhão.
Antes da igreja, havia sinagogas, que eram lugares onde os judeus se reuniam para louvar a Deus e aprender mais sobre as Escrituras em conjunto. Jesus frequentava as sinagogas com seus discípulos, servindo de exemplo para nós.
Depois da ressurreição e ascensão de Jesus, os discípulos passaram a se reunir regularmente louvar a Deus e aprender como antes tinham feito nas sinagogas. Começaram por se reunir no pátio do templo e em suas casas, depois em lugares maiores quando tinham muitos membros (At 2.46). Surgiu assim a igreja como a conhecemos hoje.
Por que ir à igreja hoje?
A Igreja é o Corpo de Cristo. Nenhum membro de um corpo pode subsistir sozinho, sem o resto do corpo (1 Co 12.21-22). Quer gostemos, quer não, as pessoas na igreja são nossa família e temos de aprender a viver com elas (até porque vamos passar a eternidade com elas).
Ninguém na igreja é perfeito, nem mesmo o pastor. O próprio apóstolo Pedro cometeu erros como líder na igreja primitiva. A igreja nunca foi um lugar de pessoas perfeitas. Deus ordenou que a Igreja se reunisse para juntos tratarmos de nossas imperfeições.
Os membros da Igreja ajudam, encorajam, confortam, repreendem, ensinam uns aos outros no amor de Deus (Cl 3.15-16). Nem sempre fazem isso direito mas é um processo de aprendizagem em conjunto. Crescemos muito mais espiritualmente quando estamos juntos como igreja do que cada um ficando isolado (Ef 4.15-16).
Não há nenhum problema em ter uma igreja em casa mas quando tem muitas pessoas já se torna inconveniente. A partir de um certo número de pessoas, é bom ter um lugar maior para reunir regularmente. A estrutura mais formal da igreja ajuda a organizar grupos maiores. Além disso, uma igreja é um lugar visível, onde qualquer pessoa pode entrar da rua sem precisar de convite.
Extraído do site respostas.com.br/ em 09/08/2019
Muito bem explicado!!
Graça e paz, irmãos! O texto realmente traz uma explicação muito clara e objetiva sobre o tema. Não podemos esquecer apontar para as imperfeições do próximo como desculpas para não fazermos parte de uma igreja, pois nós também não somos perfeitos. Fiquem com Deus.