Todo bom brasileiro conhece o famoso chavão governamental que diz: “O Ministério da Saúde adverte: …” trazendo na sequencia uma frase, de alguma pratica, atitude, que leva a um maleficio para as pessoas que as praticam. Mesmo uma pessoa leiga sobre a questão relacionada à saúde, fica atenta ou no mínimo avisada pelo órgão máximo da saúde do país, a maior autoridade nesta área a qual outros órgãos e pessoas relacionadas à área medica deve se submeter ou no mínimo respeitar.
Curiosamente as Testemunhas de Jeová, tem o seu “ministério da saúde”, o Corpo governante, à qual devem receber a indicação do “alimento espiritual no tempo apropriado” como dizem. O mesmo além de servir esse “alimento”, também diz no que se deve acreditar ou não! Parece absurdo o que estou afirmando? Mais e isso mesmo! Existem ensinos que podem aparecer nas revistas e publicações recentes das testemunhas de Jeová que as mesmas não devem crer mais!
Para comprovar essa assertiva, veja uma mudança recente de doutrina que as Testemunhas de Jeová criam e não creem mais. O texto pode ser lido na integra no endereço eletrônico oficial das Testemunhas de Jeová:
http://www.jw.org/pt/noticias/eventos-e-atividades/relatorio-reuniao-anual-2012/
“Quem é realmente o escravo fiel e discreto?”
Jesus não estava se referindo a uma única pessoa, mas sim a um “escravo” composto — um grupo que trabalharia em conjunto como um só corpo. Jesus disse que o escravo (1) seria designado para uma função de supervisão “sobre os . . . domésticos [do amo]” e (2) daria aos domésticos “alimento [espiritual] no tempo apropriado”.
DESDE 1919, SEMPRE HOUVE UM PEQUENO GRUPO DE CRISTÃOS UNGIDOS NA SEDE MUNDIAL DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.. ELES TÊM SUPERVISIONADO NOSSA OBRA MUNDIAL DE PREGAÇÃO E ESTADO DIRETAMENTE ENVOLVIDOS NA PREPARAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO ALIMENTO ESPIRITUAL. EM ANOS RECENTES, ESSE GRUPO TEM SIDO IDENTIFICADO COMO O CORPO GOVERNANTE DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. (ênfase acrescentada)
As evidências apontam para a seguinte conclusão: o “escravo fiel e discreto” foi designado sobre os domésticos de Jesus em 1919. Esse escravo é o pequeno grupo de irmãos ungidos que servem na sede mundial durante a presença de Cristo e que estão diretamente envolvidos na preparação e distribuição do alimento espiritual. Quando os membros desse grupo trabalham em conjunto como Corpo Governante, eles atuam como o “escravo fiel e discreto”. (ênfase acrescentada)
Através de cartas as congregações, as Testemunhas de Jeová já estão cientes desse novo ensino, desta nova “luz”, e que à crença anterior de que os apóstolos eram o corpo governante de sua época não deve ser mais crida.
Até aqui nenhuma grande novidade, a não ser quando fui ler a edição de “A Sentinela” – Edição de Estudo – Fevereiro de 2013, na matéria “Você dá valor a sua herança espiritual?”, na pagina 8, também pode ser conferida no endereço eletrônico:
http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/w20130215/da-valor-a-heranca-espiritual
Uma declaração que destoa deste ensino exposto acima:
“NUMA reunião histórica do corpo governante em Jerusalém em 49 EC (ênfase acrescentada), o discípulo Tiago disse: “Simeão [Pedro] tem relatado cabalmente como Deus, pela primeira vez, voltou a sua atenção para as nações, a fim de tirar delas um povo para o seu nome. E com isso concordam as palavras dos Profetas, assim como está escrito: ‘Depois destas coisas voltarei e reconstruirei a barraca de Davi, que está caída; e reconstruirei as suas ruínas e a erguerei de novo, a fim de que os remanescentes dos homens possam buscar seriamente a Jeová, junto com pessoas de todas as nações, pessoas chamadas por meu nome, diz Jeová, que está fazendo estas coisas, conhecidas desde a antiguidade.’” — Atos 15:13-18.”
Mais afinal de contas??? Vai perguntar alguém: No que deve ser crido agora? Que o corpo governante surgiu em 1919 conforme ensinado no final de 2012 ou que realmente existiu no I século, conforme a declaração acima em 2013?
Provavelmente, se questionarmos uma testemunha de Jeová sobre o exposto acima, imagino que ela deve se esquivar da acusação de contradição dizendo:
“Nossas literaturas passam por um processo de edição com muita antecedência, por esse motivo o ensino anterior não pode ser removido antes da impressão”.
Isso realmente pode até ser verdade, mais ai temos dois problemas:
1. Porque na edição online, continua a mesma frase, mesmo após mais de dois meses de lançada e publicada no site?
2. Então dentro da literatura das testemunhas de Jeová podemos ter ensinos que não devem ser cridos!!!
O grande problema da sociedade e que se firmassem sua fé somente na palavra de Deus e não na interpretação de um grupo seleto de pessoas não ficaria nesta triste inconstância, oremos e apresentemos a elas a verdade!
“Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.” – Hb 13.9
Isaque Tavares