A cláusula final, porque a fé não é de todos (leia o artigo – Todos podem crer), visa ser uma explicação da conduta hostil dalguns. Fé aqui pode ser entendida no sentido de confiança (nem todos os homens exercem fé) ou, menos provavelmente, como o corpo da fé (nem todos os homens aceitam a fé). As versões oferecidas por Frame, pág. 292, “pois a fé não é para todos” e “não são todos que são atraídos pela fé,” são menos prováveis que a de “porque nem todos os homens têm fé” (RSV), que entende a cláusula como espelho de experiência de Paulo.
A declaração talvez pareça um pouco banal e desnecessária. Terá maior relevância se for visto não tanto como conclusão daquilo que acaba de ser dito quanto como introdução ao versículo seguinte; ou seja, Paulo a escreveu para servir de ligação com o versículo seguinte ao invés de ser uma declaração importante isoladamente. Ao mesmo tempo, a cláusula transmite o reconhecimento de Paulo de que, embora a oração seja em prol da pregação bem-sucedida da palavra, nem todos creem nem crerão.
I. Howard Marshall, I e II Tessalonicenses: Introdução e Comentário, p. 250
Extraído do site http://arminianismo.com/ em 27/12/2014
Eu acho divertido o malabarismo dos arminianos para negar declarações bíblicas que apoiam a doutrina apelidada de calvinismo. A fé (salvadora) não é de todos. Isto ficou bem claro quando Jesus disse aos judeus incrédulos: “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas”.
Humberto,de fato Jesus disse aos judeus incredulos “não sois das minhas ovelhas”, mas isso porque não fizeram como o judeu credulo Nicodemos que atendeu em João 3:16 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. 1:12
o calvinismo trabalha em grande erro doutrinário. como pode Deus não amar todas as pessoas, mas só um grupo seleto de calvinistas que só sabem gargalhar como hienas desaforadas e não sabe argumentar na palavra. eu penso, hiper calvinista não é irmão ! vejo como anti-cristão.
o humberto acha “divertido” … lembra-te dos homicidios e atrocidades que seu fundador J.Calvino cometeu e “achar divertido” mostra como são anti cristãos.
queria saber se sua mãe fosse queimada viva pela inquisição calvinista amarrada num poste voce iria achar “divertido” ?
Concordo plenamente.
o que falta nos calvinistas, além de ter a hombridade de renegar o calvinismo, primeiro é atentar à palavra “Mateus 7:12 Faça ao próximo o que gostaria que fizessem por você! “
Falou o perfeitinho…
Humberto, como é nojento o seu divertimento ! não tem argumento bíblico, não tem argumento histórico, o que você tem afinal ? um par de nadegas só para esquentar o banco na sua congregação? olhe como você é um cristão provisório, sem sabedoria, presa fácil de satanas.!!!
Segue uma questão de prova para bacharel em teologia: Quando cometeu adultério com Betesabá, o rei Davi gerou um filho. Deus, através do profeta Natã, revelou que a criança iria morrer. Deus determinou a morte da criança?
só que Deus a salvou, pois davi disse, eu tornarei para ela, mas ela nao tornara para mim, tem alguma duvida q ele dizia q encontraria com ela no céu? neste caso determinou a morte mas a salvou, e as outras q vcs dizem q deus mata e ainda por cima as manda pro inferno?
Rodrigo,
O xpto pediu demissão de ser comentárista, e disse que não deixa mais comentários aqui…algo assim.
Um livro interessante que mostra a situação atual do calvinismo, apesar de focar no calvinismo estrangeiro, parece ser uma tendência geral no movimento: http://livros.gospelmais.com.br/files/livro-ebok-a-fusao-do-calvinismo-com-o-mundanismo.pdf
Entre as dúvidas que tenho a respeito das teses doutrinárias do francês João Calvino, destaco as assertivas que ele placidamente faz, no sentido de que ANIMAIS, MADEIRAS e PEDRAS seriam detentores de sentimento de sua própria futilidade e corrupção, estando aguardando a ressurreição…
Conforme o que está exposto acima, demonstra claramente, que ficará no mesmo ciclo de continuidade explicativa, que é viciada, da visão arminiana que já fora refutada e continua sendo refutada pela visão reformada, isto porque, o que foi dito é com pressupostos do livre arbítrio-pelagiano
SANDRO ALVES SAMPAIO seg out 03 at 10:12 am “que ficará no mesmo ciclo de continuidade explicativa, que é viciada..”
seu argumento é repugnante nojento, nunca leu João 3:16? é muito batido e viciante ?
esse seu deus que calvino apresenta fede podre das profundezas do inferno.
Nossa que nível chega um pseudo apologeta, pois não aguenta ser criticado e nem refutado. Fico a pensar nos ignorantes que lhe seguem…
Eu acho divertido os calvinistas inferir divisões não bíblicas de termos. Dividem a fé dos eleitos e a dos incrédulos(fé salvífica e fé natural) incrédulo que crêem é triste. rsrsrssr. Tito 2.11. Nem todos tinham fé quando Paulo fala aos crentes. I Tm 2.4; 4.10.
Eu já não acho divertido o malabarismo que fazem os da teologia arminiana, pois é muito perigoso. Até mesmo a historicidade que pegam dos gregos para apoiar o livre arbitrio.
Boa tarde meu prezado,
Eu acredito que poderia ser mais educado, até mesmo porque eu estive em uma Cruzada Apologética em Santos, na Igreja do Saudoso Natanael Rinaldi, e lá mesmo o conheci Matinez e comprei o livro Calvinismo Recalcitrante, um livro péssimo, ruim, sem base, sem BIBLIOGRAFIA
Sandro, seu mi mi mi é pífio. você até agora só cacarejou ok. e não argumentou nada.
estude mais. ok.
Não é mi mi mi, e sim o fato de os textos apresentados serem maldosamente usados por vocês de forma a harmonizar a (pseuda) interpretação arminiana.
ÓTIMO ARGUMENTO DO HUMBERTO:Eu acho divertido o malabarismo dos arminianos para negar declarações bíblicas que apoiam a doutrina apelidada de calvinismo.A fé (salvadora) não é de todos. Isto ficou bem claro quando Jesus disse aos judeus incrédulos:“Mas vós não credes porque não sois”
o tapa boca para os calvinistas :
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, PARA QUE TODO aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna joão 3:16
tapa boca para os calvinistas
João 5:40 Todavia, vós não quereis vir a mim para terdes a vida.
pessoas com potencial para salvação, mas não quiseram (livre arbitrio).
Entendam o texto!!!, deixe o texto dizer o que ele quer: “TODOS” “OS QUE HAVERÃO DE CRER SÃO OS SALVOS”
Sandro Alves Sampaio ter jul 31 at 2:17 pm
Não é mi mi mi, e sim o fato de os textos apresentados serem maldosamente usados por vocês de forma a harmonizar a (pseuda) interpretação arminiana.
VC SÓ RECLAMA, MAS NÃO EXPÕE NADA, SÓ FICA XINGANDO DE LIVRO PESSIMO, RUIM E SEM BASE.
é mi mi mi sim … vc não tem argumento biblico sólido
que “pseuda” ?!
o calvinismo apresenta um Deus obtuso e incongruente com Deus que é Amor de 1 João 3:8 Acha que Deus iria condenar uma vida sem dar uma chance a pessoa ? Larga a mão de ser medieval e arcaico. Leia João 3:16 sem medo, e voce vai ver a abrangência da Salvação.
calvinista na obra missionaria é deveras “interessante” pois pregam ao neofito de forma “arminio” e quando faz um proselito aí sim depois vem com a conversa que “existe” calvinismo, e assusta o novato, descarregam um caminhão de livros de autores calvinistas para o coitado ler.
Na verdade, não é só o livro que é ruim, você também é mal educado em tratar seus leitores, querendo ou não, eu sou um. Mas tudo bem porque seu livro já foi refutado varias vezes é só pesquisar
Sandro Alves Sampaio qui dez 13 at 1:19 pm livro já foi refutado varias vezes é só pesquisar
PESQUISAR AONDE ? NAS INSTITUTAS DE CALVINO ? O DESPOTA DE GENEBRA ?
Sandro Alves Sampaio qui dez 13 at 1:19 pm você também é mal educado em tratar seus leitores
eu não sou “escritor” nenhum + um erro seu, eu só argui seu comentário, não gostou? não estou aqui para agradar o seu coraçãozinho de abobora, faça argumentos biblicos e não mimimi
E por que, embora a oração seja em prol da pregação bem-sucedida da palavra, nem todos creem nem crerão?.
.
Falta fechar este ponto…
Não explicou bulufas
Penso que Jo 3.16 esta no modo presente…”todo o que NEle CRÊ, não pereça… ” Então, é para os que já crêem! Os salvos já crêem.
Fico triste e perplexo com o fato de passados mais de 500 anos de Reforma (fora os quase 1500 anos pra trás) e alguns cristãos continuarem a “bater cabeça” com essa doutrina insolúvel (ou quase). E mais ainda: a linguagem virulenta e agressiva a qual alguns se rebaixam.