Dados Históricos:
A Congregação Cristã no Brasil foi fundada em 20 abril de 1910, pelo italiano Louis Francescon, na cidade de Santo Antonio da Platina, no Estado do Paraná, Brasil. O nascimento de Francescon deu-se em 29 de março de 1866, em Cavasso Nuovo, Província de Udine – Itália, e sua morte em 07 de setembro de 1964, na cidade de Oak Park, Illinois – Estados Unidos.
Tendo imigrado para os E.U. A em 03-03-1890, Francescon filiou-se à Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago, onde foi eleito diácono e posteriormente ancião. Separou-se da igreja por ter tido uma “revelação divina” de que o batismo desta estava errado. Vem para o Brasil e funda a seita no Paraná, e em fins de junho do mesmo ano vem a São Paulo, e batiza 20 pessoas oriundas de denominações evangélicas e alguns católicos. Em 1943 é publicada a primeira edição em português do hinário de uso exclusivo da CCB – “Hinos de Louvores e Súplicas a Deus”, até então só se cantava em italiano.
Francescon antes de falecer abriu trabalhos na Argentina e nos Estados Unidos, que com o tempo se transformaram em denominações evangélicas. Na Argentina o trabalho de Francescon foi incorporado à Igreja Cristã Pentecostal da Argentina, e nos Estados Unidos uniram-se as Assembléias de Deus Pentecostais Italianas formando assim uma nova denominação evangélica – a Igreja Cristã da América do Norte. O que aconteceu nesses países infelizmente não foi o que aconteceu no Brasil. Com sede na cidade de São Paulo, a CCB apresenta doutrinas seriamente questionáveis, verdadeiras heresias mantidas em prejuízo da integridade do evangelho.
Para não incidirmos em erros, nada melhor do que recorrermos à ajuda das quatro operações de matemática que são: 1) adição; 2) subtração; 3) multiplicação; 4) divisão. Para provar que a CCB é uma seita. Esperamos que as provas apresentadas nos levem a dar a resposta para a pergunta que é o título deste artigo.
UM SEGREDO REVELADO
Por longo tempo, nas minhas palestras, em defesa da fé, sempre tive receio de responder aos que me interrogavam, É a CCB uma seita entre as demais igrejas evangélicas? Minha resposta, dada com muito cuidado, era que não. Tratava-se antes de uma igreja que seria mais bem caracterizada como ‘igreja de doutrinas controvertidas’. Não queríamos taxá-la de ‘seitaria’ muito embora tivéssemos conhecimento de que esse era o tratamento dispensado pela irmandade e liderança da CCB aos evangélicos em geral.
Hoje, entretanto, diante de pesquisas mais profundas realizadas com a descoberta de que a CCB tem dois corpos doutrinários: 1) ao alcance de todos; 2) secreto, exclusivo da liderança e conhecidos pelo título de Listas Secretas. Com vistas a tais documentos, não me restou alternativa senão qualificar a CCB como um movimento sectário entre as igrejas evangélicas do Brasil.
Como é sabido a CCB não usa literatura alguma para expor com mais clareza seus pontos doutrinários, com uma pequena exceção, nas publicações periódicas dos conhecidos “PONTOS DE FÉ UMA VEZ ENTREGUE AOS SANTOS”. Esta publicação é resumida com menos de 10 páginas, se tanto, de modo que resumidamente alteram seus pontos doutrinários e são esses pequenos livretes que chegam às mãos dos cooperadores de vários níveis, como obreiros, anciãos e diáconos.
LISTAS SECRETAS
O que eu não sabia, veio-me às mãos por intermédio de pessoas da própria CCB através da internet dentro do site da própria irmandade. Em troca de opiniões sobre pontos da fé entre a irmandade, alguns deles revelavam aos leitores que os artigos de fé constantes dos hinários, traziam à irmandade conhecimentos de pontos doutrinários comuns com outras igrejas evangélicas, baseado nos quais, ninguém poderia acusar a CCB de doutrinas heréticas. Entretanto, corria entre os lideres uma circulação de doutrinas secretas que não era do conhecimento da irmandade e que era divulgada como ‘revelação’ dada por Deus em cultos normais nos templos. Ora, qualquer pessoa afeita à convivência com a irmandade da CCB ouve uma forma de doutrinas que não constam dos artigos de fé impressos nos hinários. Debate-se com um obreiro da CCB e ele de argumentos que não estão apoiados pelo seu ‘credo’. Essas doutrinas secretas são guardadas a sete chaves.
CIRCULAR DOS ANCIÃOS
Confira trecho da circular pelos anciãos da CCB onde é proibido aos profetas- pregadores pregar confirmação de casamento:
“Não nos envolvamos em casamentos, de modo a dizer na pregação que o Senhor “preparou para ti este irmão” ou “preparou para ti esta irmã”. Um pregador, em sua precipitação, até mencionou o nome da jovem, dizendo-lhe que determinado irmão era preparado por Deus para ela. Ela não amava o rapaz, mas casou-se por temor a pregação. Arruinou-se o casamento e o pregador caiu em descrédito. Casamento é obra de Deus nos corações dos interessados que, sem dúvida alguma, devem sentir amor recíproco para se unirem em matrimônio. É assunto entre os dois e Deus.” (Trecho da circular de abril de 2007 elaborada pelo Ministério Oficial da CCB).
O fato interessante a se destacar é a falsidade e dissimulação desses anciãos, ao se referirem a “um pregador que em sua precipitação citou até o nome da jovem e do irmão, e depois quando o casamento faliu o pregador caiu no descrédito”, como se fosse apenas um caso isolado. O que na verdade tem ocorrido é que a situação se tornou tão habitual e comum entre eles, inclusive com os próprios anciãos, que se revolveu acabar com esse estilo de ‘direção’ para casamentos.
Imagine o leitor, a CCB comemorou cem anos de fundação no Brasil, tendo sido fundada em 1910. Em 2010 foi comemorado o centésimo ano de fundação. O que isso significa? Revela que por 97 anos ( 1910 + 97= 2007) deixaram que esses fatos se repetissem, sem qualquer providência. Só agora em abril de 2007 é que expediram essa circular. Isto significa que por 97 anos vêm recebendo orientações ‘proféticas’ que não tem origem divina, senão humana, quiçá diabólica, mas recebida como se fosse de origem divina. Uma igreja que se diz receber a direção do Espírito Santo pode tanto tempo viver no erro profético? O que registra a Bíblia sobre grave problema?
(Jeremias 14:14) – “E disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.”
ISTO POSTO, partindo do princípio segundo o qual a CCB é uma seita, enquanto se referiam às igrejas evangélicas como ‘sectários’, tal atitude revela hipocrisia religiosa, condenada por Jesus em seus dias quanto aos líderes religiosos. (Mateus 15:7) –“Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: (Mateus 15:8) – Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mateus 15:9) – Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.“ Lamentamos pelos nossos irmãos que foram ludibriados por falsas profecias como se viessem do próprio Deus, quando não passavam de ‘profetadas’ de homens.
(Jeremias 23:21) –“Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram.”.
A ausência do estudo sistemático da Bíblia leva a liderança da CCB em suas Listas Secretas, escrever verdadeiras heresias, Imagine se tem base bíblica a divisão que fazem da lei de Moisés.
“No velho concerto havia três leis: Civil, Moral e Cerimonial, e por suprema autoridade o sumo sacerdote. Os fiéis em Cristo, chamados a testemunhar o Evangelho a todas as nações têm que reconhecer autoridades e leis civis de qualquer nação. “Não há lei, nem autoridade senão da parte de Deus”,” “… A lei cerimonial com as suas ordenanças foi cumprida com a oferta pura do Cordeiro de Deus,…” (“REUNIÃO DOS IRMÃOS ANCIÃES, DIÁCONOS, COOPERADORES DO OFÍCIO MINISTERIAL E ADMINISTRAÇÃO, REALIZADA NA CASA DE ORAÇÃO DO BRÁS, EM SÃO PAULO, NA RUA URUGUAIANA, 163 NOS DIAS 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 1948)”.
COMENTÁRIO: Essa divisão da lei é espúria. Não havia divisão da lei. A lei de Moisés consistia de 613 mandamentos constantes dos cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, também chamado O Pentateuco. Para alcançar a justificação pela guarda da lei, tornava-se obrigatório cumprir todos os 613 mandamentos. Isto é o que lemos em (Gálatas 3:10) – “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” Naturalmente, ninguém conseguiu obter justificação pelas obras da lei. (Gálatas 3:11) – “E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.”.
Logo não havia três leis chamadas de lei civil, lei moral e lei cerimonial. Jamais qualquer leitor da Bíblia encontrará qualquer expressão da lei com essa divisão.
Os próprios adventistas do sétimo dia que procuram fazer distinção entre leis ensinando que a Lei Moral abrange apenas aos 10 mandamentos; e que, a Lei Cerimonial, abrange o resta livro da lei de Moisés, escrito Moisés. Entretanto, reconhecem que essa divisão é espúria ou artificial
Dizem eles: “Seria útil classificarmos as leis do Velho testamento em várias categorias: 1. Lei Moral; 2. Lei Cerimonial; 3. Lei Civil, 4. Estatutos e Juízos; 5. Leis de saúde. Esta classificação é em parte artificial.” (Lições da Escola Sabatina, Lição nº 2, p. 18, de 8-1-1980) (o grifo é nosso) .
Hoje vivemos sob a graça trazida por Jesus: (Romanos 6:14) – “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Romanos 6:15) – Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. (Romanos 6:16) – Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Romanos 6:17) – Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. (Romanos 6:18) – E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.”
Vivemos sob a graça ou sob a nova aliança inaugurada por Jesus. Isto é visto quando celebramos a Ceia do Senhor: (Mateus 26:26) – “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
(“Mateus 26:27) – E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; (Mateus 26:28) – Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.”.
Jesus selou a nova aliança com o seu sangue. Logo vivemos sob a lei de Cristo: (I Corintios 9:19) – “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. (I Corintios 9:20) – E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. (I Corintios 9:21) – Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.” Paulo declarava estar debaixo da lei de Cristo, como todos os cristãos se colocam.”.
A CCB se encontra acomodada na sua forma de crer sem se importar se o creem têm base bíblica ou não. Mas, também, como saber, se desprezam o estudo da Bíblia? Vejamos como explicam sua passividade religiosa:
“AOS CRENTES
A palavra de Deus ensinada à Sua Igreja não é para ser discutida, porém obedecida; só assim se honra ao Senhor.”
COMENTÁRIO: Quer dizer que o membro da CCB deve aceitar passivamente tudo quanto lhe é ditado pelos anciãos em reuniões secretas e depois lhes comunicado através de pregações tidas como ‘revelações’ de Deus. Se o apóstolo Paulo fosse vivo hoje não poderia ser membro da CCB, pois o apóstolo era homem combativo e declara em sua carta (Filipenses 1:17) – “Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.” Ia às sinagogas, às praças públicas para discutir sua fé com os opositores. (Atos 17:2) – “E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras, (Atos 17:3) – Expondo e demonstrando que convinha que Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.” Nesse mesmo capítulo 17 de Atos lemos adiante que Paulo chegou à Bereia e é dito deles que foram mais nobres do que os de Tessalônica. Em que aspecto? (Atos 17:10) – E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. (Atos 17:11) – “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. (Atos 17:12) – De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.”.
Pode alguém da irmandade examinar se o que vem do púlpito é realmente procedente de Deus? Não. Não lhe é dada a oportunidade de analisar. Só lhe resta uma alternativa: obedecer.
COMO RECONHECER UMA SEITA PELAS QUATRO LEIS DA MATEMÁTICA
- ADIÇÃO:- Adicionam outra fonte de autoridade religiosa além da Bíblia.
Art. 22 – A doutrina professada na CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL é resumida em doze pontos:
“Art. 20 – A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL é constituída por uma comunidade que aceita toda a Bíblia Sagrada na qual está contida a infalível Palavra de Deus, estando devotada a Jesus Cristo, Autor e Consumador da Fé, fundada na Doutrina Apostólica.” (artigo 20 do Capítulo 2 do Estatuto da CCB).
Os ESTATUTOS estabeIecem o seguinte sobre sua crença na Bíblia:
1º. “- Nós cremos na inteira Bíblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo.”
COMENTÁRIO: Há diferença entre crer que a Bíblia é a Palavra de Deus e crer que a Bíblia contém a Palavra de Deus? Sim. Crer que a Bíblia contém a Palavra de Deus dá margem a que partes da Bíblia sejam rejeitadas. Enquanto crer que a Bíblia é a Palavra de Deus, é a confissão de que ela toda, do Gênesis ao Apocalipse, é a Palavra de Deus. Geralmente os Artigos de Fé das igrejas evangélicas estabelecem que a Bíblia seja a Palavra de Deus e a única regra de fé normativa para a vida e o caráter cristão. Este Artigo de Fé esta apoiado em (II Timóteo 3:16) – “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para é redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”;
A propósito, há uma proibição para nada acrescentar e nem tirar da Bíblia: Apocalipse 22:18) – “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; (Apocalipse 22:19) – E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte.”.
Como agem as seitas para não serem reconhecidas como tais? Admitem ter a Bíblia como sua única fonte de autoridade religiosa, mas adotam geralmente a interpretação dada pelo seu fundador. Assim ocorre nas seitas como: Adventistas do Sétimo Dia, através da profetisa Ellen Gould White; da Igreja dos Mórmons, através do seu profeta Joseph Smith Jr., que recebeu a visita do anjo Moroni que lhe falou de outro testamento de Jesus, dando origem ao Livro de Mórmon; das testemunhas de Jeová que foram além e fabricaram sua própria tradução conhecida como TRADUÇÃO DO NOVO MUNDO. Os tradutores são desconhecidos e constituem a autoridade suprema da seita. Este grupo é conhecido como “o escravo” expressão tirada de Mateus 24.45 e representado pelo Corpo Governante, que alega receber orientações teocráticas em sua sede nos Estados Unidos, etc.
E a CCB não foge à regra. Freqüentemente, em suas alegações doutrinárias, é citado como autoridade única e ímpar o que Louis Francescon escreveu. Quem não conhece a alegação para não ler e muito menos estudar a Bíblia, uma característica da irmandade da CCB? Como apoio citam, com freqüência, o texto de (II Corintios 3:6) – “… porque a letra mata e o espírito vivifica.”.
Poderia ser verdade o que declara o artigo fé sobre a Bíblia “… toda a Bíblia Sagrada na qual está contida a infalível Palavra de Deus,”, se nos consideram como ‘sectários’ por estudarmos a Bíblia para conhecê-la melhor, enquanto a CCB recomenda a irmandade para não ler a Bíblia porque “a letra mata”?? Dá para crer que essa declaração é verdadeira?
Ora, o apóstolo Pedro escreveu que a Bíblia não foi escrita por vontade humana aleatoriamente. (II Pedro 1:20) – “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. (II Pedro 1:21) – Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” E, ao invés de lerem e estudarem a Bíblia dão ocasião a ouvir ‘revelações’, ‘visões’, ‘sonhos’ e, dentro dessa forma de crer, a Bíblia é substituída pelas manifestações que são tidas como a manifestação da vontade de Deus. Sempre, porém, com a pergunta: “o que disse Louis Francescon a respeito do assunto tratado”?
Acrescentando ao que está escrito na Bíblia, dão às profecias um grau de inspiração igual ao da Bíblia Sagrada. Lemos a confissão do fracasso no envolvimento com o misticismo: Nas “Listas Secretas – 2009” manifestam uma preocupação com os resultados de os membros abandonarem o estudo da Bíblia pela razão já apresentada, e viverem inteiramente na dependência de profecias, revelações, visões, sonhos, etc. oriundas dos anciãos e reuniões familiares após os cultos.
“16 – SIGILO MINISTERIAL
Ninguém deve saber o que se passa no Conselho dos irmãos Anciães, nem a própria esposa. Todos os servos de Deus devem fazer atenção pois, o que é deliberado pelo Conselho de Anciães não se revela a quem quer que seja. É um grande ensinamento que evita causar rupturas e até maus propósitos. Quem semeia o mal é um mau mensageiro na presença de Deus.” (Lista Secreta de 2009)
“*12 – PROFECIAS
Pareceu bem ao ministério pôr a irmandade a par da grave situação ocasionada pela correria do povo atrás de profecias, revelações, orações exageradas e pelo espírito de imitação dos verdadeiros dons, espírito esse que se espalhou por toda a parte. Muitos buscam profecias para ter respostas sobre casamentos, negócios e tantos outros assuntos, com orações que se prolongam pela madrugada. A Palavra pregada nas congregações vem sendo posta em segundo lugar. Muitos dão mais valor à profecia do que à própria palavra. E este escrito “engrandecestes a tua Palavra acima de todo teu nome” (salmo 138, v2) Outros são enganados por falsas profecias e têm sofrido transtornos materiais e espirituais. Muita coisa estranha tem surgido provocando estragos irreparáveis. Entrou a desordem nesse setor. Todos temos que parar e refletir sobre essa advertência, para benefício da Obra, mantendo, acima de tudo a unidade de espírito. Exortamos a irmandade a voltar à simplicidade que sempre tivemos desde o princípio, de buscar a Santa Palavra para saber a vontade do Senhor, terminando com correrias à procura de outras respostas. Aconselhamos a irmandade a ir para casa após o terminado o culto, meditando na Palavra. Não se reúnam para orar procurando orientações por profecias e revelações. Os prudentes aceitarão e obedecerão. Os demais levarão a responsabilidade pelos prejuízos e desunião que vêm ocorrendo.” (o grifo é nosso)
Comentário: Na verdade, quem são os responsáveis por essa deplorável situação espiritual de toda uma coletividade? Eles teriam tal modo de agir, isto é, viver na ansiedade por manifestações proféticas, revelações e visões, aleatoriamente? Certamente que não! Isto é decorrência da falta do estudo regular e metódico da Bíblia. O apóstolo Paulo admoestou Timóteo, o jovem obreiro, a procurar conhecer melhor a Bíblia: (II Timóteo 2:15) – “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” Recomendou ainda (II Timóteo 4:1) – “CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, (II Timóteo 4:2) – Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. (II Timóteo 4:3) – Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; (II Timóteo 4:4) – E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.”.
Quando encontramos uma pessoa na rua com a Bíblia na mão e indagamos qual é a sua igreja e ela responde: pertenço à irmandade da CCB e estou indo à igreja buscar a ‘palavra’. Mas, o que significa buscar a palavra? Não é ir ouvir a leitura e exposição da Bíblia, mas a “palavra” profética, ou a ‘revelação’, ou a ‘visão’ ou o ‘sonho’, que procura apontar determinada situação como orientação profética para os presentes. E isso é aguardado com ansiedade.
- SUBTRAÇÃO: – Subtraem a verdadeira humanidade de Jesus nos dias do seu ministério terreno, recusando aceitar sua posição de Deus Homem.
Ensinam os mestres da CCB que Jesus era apenas um homem entre os homens dos seus dias na terra. Pregam um Jesus estranho em sua natureza humana, ensinando que durante o seu ministério terreno ele não passava de um judeu comum e que só depois da ressurreição Deus o fez Senhor e Cristo. Vejamos o que escrevem:
“Depois da ressurreição é que Deus o fez Senhor e Cristo. E nós quando saímos das águas do batismo ressurgimos em novidade de vida, tendo em nós a vida de Cristo.”
Leiamos o trecho inteiro:
“34 – EM NOME DE JESUS OU EM NOME DO SENHOR JESUS – Tópico de 1969
”A diferença no emprego destas expressão no Novo testamento “Em nome de Jesus” é frase usada na apresentação da salvação ao pecador e sempre que a expressão é dirigida a pessoa não crente, conforme podemos ver claramente nos seguintes pontos: Atos 2-2:38 – 3:6 – 4:10 e Romanos 6:3 “Em nome do Senhor Jesus” é frase usada quando a palavra se dirige aos salvos, e aos crentes conforme os capítulos Atos 8:16 – 19:5 – Colossenses 3:17 e I Aos Coríntios 5:4. O filho de Deus veio a este mundo tendo duas naturezas. A natureza “Humana” e a natureza “Divina”. Por isso ele vem chamado: verdadeiro homem e verdadeiro Deus. Como homem padeceu na cruz, para remir a humanidade. Como homem conheceu a morte e desceu ao sepulcro. Nós quando cremos em Jesus Cristo e o recebemos por fé, ao sermos batizados, na semelhança do sepultamento morremos com Cristo. Mas o Senhor Jesus venceu a morte. Esta não o pode reter. Ele ressuscitou ao terceiro dia, triunfante e glorioso.
Depois da ressurreição é que Deus o fez Senhor e Cristo. E nós quando saímos das águas do batismo ressurgimos em novidade de vida, tendo em nós a vida de Cristo. Temos a natureza do homem glorificada em nós mesmos. O primeiro batismo na igreja Apostólica foi feito em nome de Jesus Cristo. E não Em nome do Senhor Jesus Cristo. Nesta reunião aprendemos doutrina que não é ponto de vista deste ou daquele, mas a Santa Verdade encontrada na Palavra de Deus.” (o grifo é nosso)
Comentário: Quem poderia imaginar que o Jesus bíblico que se encarnou, isto é, sendo Deus assumiu a natureza humana para a nossa salvação, durante sua vida terrena não passasse de um homem chamado Jesus Cristo e não do Emanuel, o Deus conosco? É o que lemos em (Mateus 1:21) – “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. (“Mateus 1:22) – Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; (Mateus 1:23) – Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL,”.
Repetimos: “que, a palavra Emanuel, traduzida, é: Deus conosco.” E mais: “E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10-11). Ele não passou a ser Senhor depois da ressurreição. Ao nascer era o Senhor Jesus – o Deus homem na terra. Acrescentou à sua natureza divina sua natureza humana quando se fez homem. (Hebreus 10:5) –“ Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;”
Jesus não passou a ser chamado “Senhor” só depois da ressurreição. Ele era Senhor considerando seu lado divino: (João 1:1) –“NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:14) –“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” O “Verbo” se fez carne…” Não após a sua ressurreição gloriosa, mas ao nascer ele era portador de duas naturezas: a divina e a humana.
Fazendo um paralelo para mostrar a gravidade da heresia apregoada pela CCB, comparamos esse ensino segundo o qual Jesus só se tornou Senhor depois da ressurreição, ensino esse herdado dos gnósticos que foram os primeiros que se opunham à realidade da natureza humana de Cristo, ensinando que a divindade entrou em Jesus durante o seu batismo e saiu na véspera da sua morte.
Contra esses erros desses hereges foi escrita a 1ª. Epístola de João. (I João 4:1) – AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. (I João 4:2) – Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; (I João 4:3) – E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.” (II João 1:7) – “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.”.
Modernamente, são as testemunhas de Jeová que afirmam que Jesus, ao nascer, não era o Cristo e que essa condição só lhe foi atribuída no dia do batismo. Citam (Lucas 3:21) – “E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; (Lucas 3:22) – E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.”.
Jesus.… tornou-se o ‘Messias’ ou o ‘Cristo’. Tornou-se assim, de fato, Jesus Cristo, ou Jesus, o Ungido.” (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, p. 60). Agora, vem a CCB e abre sua capa de heresias e ensina que Jesus tornou-se de fato – Senhor e Cristo – depois da sua ressurreição:
”Depois da ressurreição é que Deus o fez Senhor e Cristo.”
COMENTÁRIO: Ele mesmo reivindicou essa condição: (João 5:16) – “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. (João 5:17) – E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. (João 5:18) – Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.” Como homem e Deus, uma personalidade teantrópica podia:
- a) perdoar pecados (Marcos 2:5) – “E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.”.
- b) Podia ser adorado pelos apóstolos (Mateus 14:33) – “Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.”.
- c) Os milagres atribuídos a Jesus Cristo demonstram que ele é divino. Os ventos lhe obedecem; os enfermos são curados, os mortos ressuscitam por sua palavra: Exemplos: o filho da viúva de Naim: a filha de Jairo: Lázaro, sepultado há 4 dias. Os milagres testificam da sua divindade. (João 5:19) – “Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.”.
A direção da CCB se porta como os judeus dos dias de Jesus que não reconheceram sua messianidade, mas pensavam e falavam dele como um judeu comum como qualquer outro: (Mateus 13:54) – “E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas”? (Mateus 13:55) – Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?
O BATISMO “EM NOME DE JESUS…”.
Explicam então sobre o batismo:
“A diferença no emprego destas expressão no Novo testamento “Em nome de Jesus” é frase usada na apresentação da salvação ao pecador e sempre que a expressão é dirigida a pessoa não crente, conforme podemos ver claramente nos seguintes pontos: Atos 2-2:38…”
COMENTÁRIO: A salvação se realiza na aceitação de Jesus como Senhor e Salvador, nada tendo a ver com o ato batismal, efetuado após à conversão e regeneração, quando nos tornamos novas criaturas. (II Corintios 5:17) – “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”.
A declaração de Pedro em (Atos 2:38) – “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” não é uma fórmula batismal. Trata-se, sim, da autoridade concedida a Pedro e aos demais apóstolos para que efetuassem o batismo sob sua autoridade, mas, certamente, dentro da formula mesma dada por Jesus em (Mateus 28:19) – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”.
Então, a CCB confunde autoridade para ministração do batismo em Atos 2.38 com a fórmula entregue pelo próprio Jesus em Mateus 28.19. Tanto isso é verdade que se compararmos as citações bíblicas onde registram batismo de pessoas, não há uma única fórmula, mas mudanças de palavras o que confirmam o que afirmamos.
Vejamos:
(Atos 2:38) – E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
(Atos 8:15) – “Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Atos 8:16)”. – (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
NOTA: A autoridade de Jesus é mencionada em Atos 8.16 da seguinte forma: “… batizados em nome do Senhor Jesus”; se mostrando diferente deAtos 2.38 “cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo.” Enquanto, em Atos 8.16 registra “em nome do Senhor Jesus”; em Atos 2.38 omite o título ‘Senhor’ e acrescenta o nome ‘Cristo’.
(Atos 10:48) – E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.”.
NOTA: O texto de Atos 10.48 omite os nomes ‘Jesus Cristo’ de Atos 2.38; como também em Atos 8.16 omite o nome ‘Jesus’.
O que mostra isso? Nada mais, nada menos, do que essas palavras não revelam senão a autoridade de quem mandou batizar, que é o Senhor Jesus, como é encontrado em Mateus 28.19, agora sim, dentro da fórmula trinitária.
Portanto, estão subtraindo a autoridade de Jesus quando o identificam apenas como um homem e não Deus homem como aponta Paulo em (Colossenses 2:9) – “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;”.
Jesus em seus dias aqui na terra, não era um homem judeu, apenas, mas era “o Verbo que era Deus e que se fez carne” (João 1.1,14). O ensino da CCB trata de um ‘outro Jesus’ recusado por Paulo em (II Corintios 11:4) –“Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.”
BATISMO SALVA?
O ensino da CCB dentro das Listas Secretas afirma que sim. Vejamos
“o fundamento deste santo mandamento é o perdão dos nossos pecados e a salvação das nossas almas.”(Lista Secreta de Ensinamentos de 2004, um repeteco da de 1980, no tópico 15, diz o que lemos acima sobre o batismo). (Citação extraída de O Novo Evangelho Segundo a CCB, p. 576)
Não é esse ensino uma abominação prevista na profecia de 2 Pedro 2.1 “… introduzirão encobertamente heresias de perdição)? Sabemos pela Bíblia que perdão de pecados se dá pelo sangue de Jesus e não pelas águas do batismo. (I João 1:7) – “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”.
ISTO POSTO, todos os batismos celebrados pela CCB, em toda a sua existência de cem anos, se tornam inválidos porque foram realizados sob a autoridade de um homem chamado Jesus, mas não o Jesus bíblico, personalidade teantrópica, isto é, Deus homem e ainda com efeito salvífico.
MULTIPLICAÇÃO: – A obra redentora de Jesus não é suficiente para a redenção. Necessário é multiplicar obras e crenças que completam sua obra redentora.
Um dos artigos dos Estatutos da CCB estabelece: “Art. 8º – Quem aceitar Jesus Cristo como seu Salvador, e Sua doutrina, conforme consta no “caput” do art. 1º e dos arts. 20, 21 e 22, sub…”.
Comentário: O acréscimo “Sua doutrina, conforme consta no “caput do art. 1º e dos arts”. 20, 21 e 22, sub…” implica mais do que apenas aceitar a Jesus Cristo como Salvador. Deve estar condicionado a aceitar com ele, a doutrina da CCB, sem a qual ele não será salvo.
Enquanto isso, não encontramos na Bíblia a necessidade qualquer ajuda para que Jesus se torne Salvador dos que o recebem. Independentemente de qualquer entidade religiosa, Jesus é plenamente o Salvador. (Hebreus 7:25) – “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Atos 4:12) – “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
DIVISÃO: – Divisão implica dividir a fidelidade a Deus com a denominação.
É possível que uma entidade religiosa, com personalidade jurídica – a CCB – possa ocupar o lugar de Deus na vida dessa entidade? Vejamos os ensinamentos recebidos pela cúpula da CCB:
“RESUMO DOS ENSINAMENTOS RECEBIDOS PELOS FIÉIS À PALAVRA DE DEUS, NA REUNIÃO DOS IRMÃOS ANCIÃES, DIÁCONOS, COOPERADORES DO OFÍCIO MINISTERIAL E ADMINISTRAÇÃO, REALIZADA NA CASA DE ORAÇÃO DO BRÁS, EM SÃO PAULO, NA RUA URUGUAIANA, 163 NOS DIAS 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 1948.
ORGANIZAÇÃO DA IGREJA DE DEUS
Revelação que o Senhor deu a Seu servo irmão Ancião Louis Francescon de volta de uma de suas viagens ao Brasil, quando se encontrava na República do Panamá:
“Jesus é a cabeça da Igreja, o Espírito Santo é a lei para guiá-La em toda a Verdade; sua organização é a caridade de Deus no coração de seus membros, que é o vínculo da perfeição. Onde esses três não governam, é satanás quem governa em forma de homem, para seduzir o povo de Deus com sabedoria humana.” (o grifo é nosso)
Apresentam ‘a revelação’ dada ao Ancião fundador – Louis Francescon – dos três que governam a CCB:
1) “Jesus é a cabeça da Igreja”
2) “o Espírito Santo é a lei para guiá-La em toda a Verdade”…”.
3) “sua organização é a caridade de Deus”.
COMENTÁRIO: Ora, do que se lê acima se entende que Deus, o Pai não aparece. No lugar dele, aparece “sua organização” como um presente dele e que, justamente, ocupa o lugar dele.
Ademais, o Espírito Santo não é uma lei impessoal que guia, mas o Espírito Santo é alguém como Jesus, que viria para substituir Jesus na direção da sua igreja. (João 16:13) – “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” O Espírito Santo atuava na direção da igreja primitiva dando direção para os líderes, como por exemplo, que se vê na igreja de Antioquia: (Atos 13:2) – “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. (Atos 13:3) – Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. (Atos 13:4) – E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.”.
Longe de nós cometermos a idolatria de colocar a nossa entidade religiosa no lugar de Deus. Outras declarações comprometedoras:
“O Senhor nos guiou em que só sejam considerados nossos irmãos aqueles que se batisam entre nós. Na obra de Deus não temos parentes nem amigos, todos somos iguaes e quem não está na doutrina não é considerado como irmão nem tem liberdade nos cultos.” (Lista Secreta de Ensinamentos de 1961).
Ensinam aos membros a não se prender a um jugo desigual, apoiando sua exortação em (II Corintios 6:14) – “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”
Um testemunho público:
“Deus seja louvado – Amém! Agradeço a Deus por ter me trazido para esta “graça santa” e me chamado nas “aguas do santo batismo”, e no tempo certo “Deus preparou” uma de suas filhas para ser minha esposa…” (Idem p. 10)
Declaração de um membro da CCB:
- TIAGO disse: 17 de novembro de 2010 às 12h15min
“A CCB É E SEMPRE SERA A UNICA GRAÇA QUE CONDUZ A VIDA ETERNA…”.
COMENTÁRIO: Mas, quem são os classificados como “infiéis” e que estão em “trevas”? São os crentes evangélicos. O que significa a expressão “Agradeço a Deus por ter me trazido para esta “graça santa”? É claro que a pessoa está se referindo a entidade religiosa CCB e isso com anuência do dirigente do culto. Afinal esse ensino faz parte das Listas Secretas. Quanto tal situação a CCB se distancia da Bíblia, considerando que a Bíblia se refere à graça de Deus manifestada na pessoa de Jesus:
(Tito 2:11) – “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, (Tito 2:12) – Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, (Tito 2:13) – Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; (Tito 2:14) – O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.”
(Efésios 2:8) – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:9) – Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:10) – Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”
Revela a CCB que é o desejo, entre a irmandade, que todas as igrejas evangélicas do Brasil fechem suas portas e só fique a CCB.
ISTO POSTO, puseram no seu site uma pergunta para que a irmandade opine sobre se seria bom que todas as igrejas evangélicas fechassem as portas, nos seguintes termos:
“ A BLASFEMIA HERETICA DA CCB, POR ELES AS OUTRAS TODAS FECHAVAM…AQUI NO BRASIL…”
A salvação não se encontra em qualquer organização religiosa. Encontra-se numa pessoa: Jesus. (João 14:6) – “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Já pensamos na malignidade de tal ideia de a CCB de atuar sozinha sem a existência de outras igrejas evangélicas? Com 100 anos de existência no Brasil estão estagnados ao ensinar que não se deve pregar o evangelho nas ruas, praças, pelos meios modernos de comunicação, e sem literatura, etc.sob a alegação de pregar o evangelho em praças, esquinas, e outros logradouros públicos não passa de farisaísmo condenado por Jesus.
Jesus, sim, condenou a hipocrisia religiosa ostentada pelos fariseus, mas não a pregação do evangelho. Da mesma forma o apóstolo Paulo pregava em lugares públicos, nas sinagogas divulgando o evangelho a todos os países dos seus dias. Atuar com exclusivismo demonstra sentimento sectário. Poderiam pelo menos disfarçar esse sentimento tacanho. Como poderiam estar tranqüilos ante a ordem de Jesus, (Marcos 16:15) – “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:16) – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”?
Já pensou ensinar que quem deixa irmandade e se torna membro de uma igreja evangélica é cúmplice de adultério espiritual?
“SECTÁRIOS” OU NÃO?
A CCB com suas ‘doutrinas estranhas’ secretas (Hb 13.9); com o seu exclusivismo e com seu proselitismo, revela características de uma seita. Não estamos sendo insolentes, mas temos o dever de alertar nossos irmãos, que, por falta de orientação, aceitam convites para batismos realizados pela CCB e, na ocasião, são ‘fisgados’ com falsas profecias de que a salvação está só na CCB. Ademais, procuramos devolver o título a nós aplicado “sectários”. Enquanto provamos o seu “sectarismo” por suas doutrinas e práticas, o que eles podem apontar que nos caracterize como “sectários”? Nada à luz da Bíblia, afinal, não temos LISTAS DE DOUTRINAS SECRETAS.
Parabéns ao irmão Pastor Natanael Rinaldi, ótimo trabalho apologético.
Francescon filiado e retirante da Igreja Presbiteriana, aprendeu desta a “predestinação calvinista”, e quando fundou a CCB trouxe essa doutrina mas adaptada, os ccb’istas também são predestinistas.
O trabalho ficou fora da realidade CCB. Informações irrelevantes que definem o sentido de ‘seita’. Os pontos analisados citados na escrita, categoricamente, não definem essa igreja como seita. Será necessário mais informações sobre ela para concluirmos essa definição. Abraços…
José Silva, depois de tantos tópicos relevantes que foram colocados no artigo mostrando o sentido da seita, ainda não é suficiente? é o Sr. que interrompeu a leitura quando viu o erro que está. reclamar, espernear e choramingar não adianta nada. tome uma decisão.
Bom, em o Plano Divino Através dos Séculos, de N. Lawrence Olson, publicado pela CPAD se defende também essa mesma divisão de Lei Cerimonial, Lei Civil e Lei Moral. Continua no próximo post…
Portanto, se tal divisão for suficiente para definir uma Denominação como sendo seita – e não estou aqui a defender a CCB – então, devo dizer que às Igrejas Pentecostais que também ensinam o mesmo deveriam serem classificadas como seitas. continua…
E por quê o digo isso? Pois às Igrejas Pentecostais, em sua grande maioria, senão todas, incluindo a maior Igreja Pentecostal do Brasil, ensinam essa mesma divisão da Lei de Moisés. Continua…
Pois se tal ensino serve para classificar um grupo como seita, serve para classificar qualquer grupo que ensine o mesmo. Fazer o contrário disso é usar-se de dois pesos e duas medidas, o que se é condenado pela Bíblia.
Atenciosamente, Carlos Henrique.
N. Lawrence Olson não fez “a mesma divisão”, ele fez uma “classificação” não criando um tag de sectarismo, e não é a mesma cousa que a CCB fez, isto é, colocando como pontos doutrinários conforme explana o artigo, mostrando a formalidade e atitude exclusivista da CCB.
JCP. Eu só estou falando da questão de dividir a Lei de Moisés em Lei Moral, Cerimonial e CIvil. EU tenho tal Livro de N. Lawrence Olsen, e ele faz essa divisão da Lei de Moisés, sim. Não estou a falar de outros pontos da doutrina da CCB.
Veja aqui os trechos do Livro de N. Lawrence Olson: ““b. O Lado Humano. Israel tinha por obrigação “diligentemente ouvir a voz do Senhor”. Êx 19.5. (1) Os Mandamentos. No capítulo 20 o “Rei” estabeleceu a “Magna Carta” do “reino de sacerdotes”, continua….
a qual consistiu dos 10 Mandamentos,
ou seja a Lei Moral, que expressa a vontade de Deus.
(2) Os Estatutos. Em Êx 21.1 a 23:33 temos a interpretação e a
aplicação dos 10 Mandamentos em forma de Estatutos, ou Ordenações, que constituíram a Lei Civil, promulgada pelo próprio “Rei”.
(3) As Instruções Religiosas. A voz do Senhor em seguida deu a
Israel instruções concernentes ao Tabernáculo. Êx 25.1 a 31.18.
Tratava-se da Lei Cerimonial. O Tabernáculo seria: (a) a corte do Rei. Deus como “Rei” tinha o direito de estabelecer todos os planos. Êx 25.8;
E, ainda que ele não tenha criado um sectarismo, pelos textos acima se prova que ele fez a mesma divisão de Lei Moral, Lei Cerimonial e Lei Civil, caríssimo JCP.
Atenciosamente, Carlos Henrique.
O Carlos, citou a CPAD : Igreja Assembleia de Deus – o artigo nem por sonho quis postular uma heresia sobre a mesma, tú diz que não defende a CCB, mas aumentou a área citando outro nome, tentando abaixar a pressão sobre o objetivo do tema. é Sr. Carlos, és outro equivocado e inapto.
Caríssimo JCP, tu não entendestes nada. Deixo lhe explicar as coisas:
a) eu não quis dizer que a Assembléia de Deus é uma seita;
continua…
b) se ensinar a divisão da lei mosaica em cerimonial, civil e moral é sinônimo de seita, então qualquer denominação que ensine tal coisa é seita.
c) não estou abaixando a pressão sobre o tema. E não estou sendo equivocado e inapto. Tu que não estás entendendo ou não querendo entender o que estou a falar.
d) visto que às Igrejas Pentecostais ensinam tal divisão da lei em Cerimonial, Civil e Moral, então qual a conseqüência lógica de dizer que ensinar tal coisa é sinônimo de seita? Pense bem.
Concluindo: eu só estou utilizando-me da lógica do próprio texto desse site, que coloca a divisão da lei de Moisés como sinônimo de um grupo ser seita. Não dminuo e nem aumento. Se entendestes o que tenho dito, ótimo. Atenciosamente, Carlos Henrique.
Carlos o livro não defende a divisão da lei, mas o que cada parte da bíblia fala. Pense na nossa constituição, temos uma parte que fala de direitos outro que fala de deveres e assim está no livro
A seita em questão já faz diferente, ela diz que uma parte foi cumprida por Jesus no calvário e outras não, tendo que ser observadas nos dias de hoje. As pentecostais não fazem essa divisão e aqui no CACP, NUNCA vi fazerem tal divisão das leis
Leandro Campos, a questão que coloco é: se defender a divisão da lei de Moisés era sinônimo de ser seita. Não estava a tratar se tal divisão é bíblica ou não. Eis o objetivo das postagens acima. Espero que com isso fique esclarecida a questão. Atenciosamente, Carlos Henrique Xavier.
Leandro Campos, só leia esse artigo: http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/2983-1%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-10-as-leis-civis-entregues-por-mois%C3%A9s-aos-israelitas-v.html.
Não digo nem que concordo nem que discordo do artigo.
Atenciosamente, Carlos Henrique.
o C.H. tenta dizer que o artigo “por tabela” atinge os evangélicos pentecostais por ter um entendimento sobre “Cerimonial, Civil e Moral” igual a CCB, mas esquece que Francescon estagiou na IPI e Ass.Deus, e trouxe consigo conhecimento do interesse e fez adaptação a CCB.
e o que o Carlos H faz com lisura é tentar “devolver a tabela”, diz que não concorda e não discorda do artigo, já por aí nota-se o dúbio, ou é sim ou é não, além é procedência maligna.
Sr.C.H acho bom o sr. guardar a espada da rixa “cristã” e ir para o seu jantar de domingo.
JCP só indiquei tal artigo pois o Leandro Campos, afirmou: “As pentecostais não fazem essa divisão” se referindo a divisão da Lei de Moisés. Portanto, o intuito é tão somente informá-lo do equívoco da afirmativa dele sem qualquer objetivo a mais. Atenciosamente, Carlos Henriqu
JCP quando disse que não concordo ou não discordo do artigo é justamente que o meu objetivo ao citar o link do Artigo não é dizer se o que ali é ensinado é correto ou é errado. Portanto, não têm nada de dúbio. Atenciosamente, Carlos Henrique.
Olá Carlos Henrique.Paz do Senhor Jesus.Veja que o Pastor Antônio Gilberto não quis ensinar a divisão da Lei, mas demonstrar que se dá a ideia de que há divisão de preceitos, pois se você for mais abaixo da lição ele próprio reconhece que a lei é una.
Moisés, no link citado fala de divisão das leis: “Segundo Stamps (1995, p, 146) a Lei de Moisés do hebraico “Torah” que significa “ensino ou instrução” admite uma tríplice divisão:”. Nada de vi de dizer que é una. Atenciosamente, Carlos Henrique.
Uma denominação séria e conhecedora da palavra de Deus não ensina essa tal divisão de Leis, pois simplesmente não existe, foram inventadas pelos homens que se dizem conhecedores da palavra!!!
O artigo não entra nesta sua especulação. não foi citado outras denominações. entendo que o Sr. tenta aqui usar o artigo para acender uma rixa pentecostais x históricos. mas se o sr. sentiu-se incomodado, então vai estudar mais a Bíblia e não seja uma seita.
JCP leia de novo tudo o que falei, pois eu não falei nenhum pouco que foi citado outras denominações.
Continua…
Eu não estou fazendo especulação alguma. Ao contrário de ti que ao invés de tentar argumentar, foge justamente do que eu argumento saindo pela tangente o que é lamentável! continua…
Quanto a isto: “entendo que o Sr. tenta aqui usar o artigo para acender uma rixa pentecostais x históricos.” Lamento que tu aches isso, pois nem é minha pretensão tal coisa. continua…
E mais lamentável é ainda dizer isso: “mas se o sr. sentiu-se incomodado, então vai estudar mais a Bíblia e não seja uma seita.” Tentei argumentar, e de modo nenhum procedi de tal forma como tu procedestes para comigo.
continua…
Argumentei, e busquei explicar, e visto que não entendestes, mas já fugistes pela tangente, e já viestes com acusações contra a minha pessoa, me acusando de querer criar rixas, e outras coisas, lamento muito que assim penses. Continua…
Portanto, me despeço desse debate, JCP, e tenha um ót imo Domingo, e que Deus te guarde e te proteja de todo o mal. Fique com Deus.
Atenciosamente, Carlos Henrique.
Olá Pastor. Tendo em vista ao texto colocado, como conhecedor da CCB, observo que as afirmações citadas não estão totalmente corretas. Admiro muito trabalhos que são realizados sobre o assunto, porém em suas conclusões, tenho visto que pouco sabe sobre ele.
Concordo com você esse Pastor pouco sabe ou nada sabe da CCB rs. Ele se baseia de informações tiradas do proprio site da CCB rsrs …
Pastor se informe melhor, a CCB NÃO tem site, e NEM autoriza ninguem a ter um site em nome dela.
Carlos Henrique,
poupe-me de seus “continue” e repete tudo o que falei, dando a impressão que foi você que falou.
mas não passa de um anarquista virtual e perturbador de Igrejas. falou um monte de cousas e não argumentou nada bíblico, mas só impropérios contra o artigo. vai dormir !
JCP tu bem sabes que aqui o texto só pode se ter um certo número de caracteres e dai os meus inúmeros continue. E quanto ao que você falou eu coloquei entre aspas como citando tuas frases.
E me desculpe por mais um continue…
Eu não te chamei de perturbador de igrejas e nem de anarquista virtual, e nem proferi qualquer impropério. Até fui educado contigo. Agora, não vou ir para ataques pessoais. Se nada se têm a acrescentar, JCP, encerremos isso em Paz.
Atenciosamente, Carlos Henrique.
Vejo o quanto vc foi usado do satanas ja estou orando por vc
aff o Carlos Henrique pede desculpas pelos meia-duzias mais de “continua”, e ainda reclama que só tem 300 caracteres e não dá para escrever mais …misericórida divina, nem o “cristo redentor” aguenta isso. se o pessoal da ccb queria fazer uma replica, nem tem mais espaço. aff
JCP não estou reclamando de só ter 300 caracteres. Só estou explicando o porquê dos continues. Se você nem tivesse falado achado ruim dos meus “continues” nem teria falado sobre o assunto dos caracteres. Qual o próximo problema que verás no que digo? Atenciosamente, Carlos Henrique.
C.Henrique, eu escrevi “um” comentário e “quatro replicas” para você, mas e você? despejou um caminhão de comentários que para mim não vale nada, são especulações, e você é um anarquista virtual, falas com lisura mas seu tema é rixoso e tem ardil. “atenciosamente” hmm quem vê…
JCP, pare com essas ofensas baratas. Não sou anarquista VIrtual e nem rixoso. Não têm argumentos? A questão que coloquei era se defender a divisão da lei de Moisés era sinônimo de ser seita. Não estava a tratar se tal divisão é bíblica ou não. Atenciosamente, Carlos Henrique.
fiquei contente com você agora, escreveu somente “uma” replica final, e bons estudos bíblicos !
Obrigado, JCP. Finalmente, chegamos a um acordo. Fique na Paz.
Atenciosamente, Carlos Henrique Xavier.
Este artigo foi escrito por um cão guloso, mercenário da fé, que vive às custas do suor das ovelhas de Jesus. Esse cão guloso Natanael Rinaldi é mentiroso, não conhece a CCB. Esse cão guloso fundou a Igreja Empresa IEPAZ em Santos/SP e colocou o filho para ser Pres. da Igreja Empresa.
O pastor fundou a IEPAZ e o Francescon fundou a CCB, e Jesus é o apóstolos que igreja frequentavam?
Qual a diferença?, as duas são fundadas por homens, algum problema?
Errais não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22, 29, e tem mais João 5 , 39 Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e São elas mesmas que testificam de mim. A bíblia é a regra de conduta cristã. Não livrinho deste endemoniado Franciscon….
Meu amigo, antes de querer debater com alguém, vai ler a biblia, que aliás vocês não tem o hábito de ler, e ainda por cima são guiados por anciãos completamente analfabetos e intolerantes.
Vai pregar na rua para as prostitutas, viciados, expulsar demônios, Opa desculpe INIMIGO NÉ???
kkkkkkk o cara faz parte de uma seita(CCB) que é ate proibido estudar a própria bíblia que dizem ser seguidores, será que esta foi a revelação que ele teve ou o ancião dele? kkkkkkkkk
A única SEITA pentecostal que eu conheço é a Assembléia de Deus e suas filhas que praticam o RETETÉ(macumba evangélica) e o CAIR NO ESPIRITO entre outras aberrações não Bíblicas.
É muito fácil tapar os olhos para os seus defeitos e olhar os dos outros!! Hipocrisia!!!
ESSE TAL DE Pr. Natanael Rinaldi É UM POBRE COITADO QUE SÓ SABE FALAR MAL DA CCB VAI ORAR E PEDIR PRA DEUS A MISERICÓRDIA DELE; E AINDA TE CONVIDO Pr. Natanael Rinaldi PRA IR CONGREGAR NA CCB LA VOCE VAI OUVIR DEUS FALAR COM VOCE.
meu irmão, isso são anos de pesquisa e estudo, e com referências citadas, só não vê quem não quer, e outra; minha família é da ccb, eu indóço o material por que acompanho faz tempo.
Povo CCB nada mais que um bando de fariseus q realmente não conhecem a Bíblia é só conversar com um deles!!!kkkkkk
Paz de Deus irmão, você tem toda razão.
E seita é as igrejas assembleias fabricas de seitas, a ccb nao pedi dizimo igual vcs pastores caes gulosos , vcs vem e enriquecem com suor da pessoas ,q vc metem
não pede dizimo,mas pede ofertas.oferta tb é dinheiro.
Este “Falso pastor”assim como a maioria que combatem a Obra de DEUS na CCB,(com excessâo os que respeitam a Obra),Nem merecem resposta,O melhor caminho è ignora-los;Como faz o Santo Ministèrio ao longo do Sèculo;(“Ao homem herege,depois de uma e outra admoestaçâo,evita-o”).Tit.3;10.
Vocês são bons em ignorar. Ignoram as pessoas de outras igrejas, ignoram o estudo da bíblia, ignoram estudos feitos com hermenêutica, ignoram as experiências que as outras pessoas tiveram em suas respectivas denominações.
Santo ministério? Vou alí vomitar e já volto.
Povo CCB nada mais que um bando de fariseus q realmente não conhecem a Bíblia é só conversar com um deles!!!kkkkkk
De novo, Pr. Rinaldi? Lembra-se do nosso último encontro? Terei de formular outro artigo usando as vossas próprias literaturas religiosas para refutar este seu? Vou escrever uma obra apologética sobre esta sua matéria que, ao meu ver, mais parece escrito de amador. Vou escrever e postar na net.
Para refrescar sua memória, sou membro da CCB escritor e autor do livro “A DOUTRINA BÍBLICA DO USO DO VÉU”. O ilustre pastor tem um exemplar digital que lhe enviei anos atrás. Sou autor de mais de cinquenta estudos apologéticos em defesa da nossa fé.
São seita porque ficam dizendo para os peixes de outros aquários: aceita a CCB, aceita a CCB kkkkk
Bom vejo que vc não conheçe ,mais um que fala sem conheçe, por que alguem disse isso , tambem ja ouvi essas coisas porem afirmo que isso é mentira. Minha tia da cbb faleceu eos irmao de sua igreja esta no seu velorio.
Isso de primo ja perguntei a minha mãe ,ela nunca ouvio fala isso .
nunca ouviu ou não quis falar para voce … a CCB não chama outras pessoas de igrejas evangelicas de irmão, dizem “primos”. e são reservados sim quanto a velorio, dizem que é adorar defunto. vendem pinga cerveja e cigarros em seus comercios próprios. depois vem dando lição moral.
Bom minha familia e da cbb e eu não, sou da assembléia ,mas fui muito na congregação,e isso que você escreveu não é verdade .congregação é um povo de oração temente a Deus que não cretica as outras igrejas.
“ccb povo de oração” ?! – só faz oração ajoelhado, e diz que não “cretica as outras igrejas” ?
não vão em velório, diz que é “adorar defunto”. se você é mesmo assembleiana, sabia que os ccbistas chamam outros de “primo” e não de irmão. vai defender esse povo também?
Estranho. Uma velha amiga da minha falecida avó é da CCB há mais de trinta anos e veio do interior numa viagem de quase duzentos km apenas na vinda para o velório… a cerimônia foi católica, a senhora não fez as orações católicas típicas, mas se portou respeitosamente.
OS CRISTÃOS DO BRASIL SE APEGAM MUITO EM DOUTRINAS DE HOMENS E SE ESQUECEM QUE A MAIOR É:AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO E CINDENAM OS IRMÃS DA ASSEMBLÉIA AO INFERNO SEMPRE QUE PODEM?
Estou na CCB a quase 30 anos , e nunca vi estas listas secretas que este Senhor cita , não sei onde ele arranjou esse assunto.
Mas esta claro nesta matéria escrita por ele , onde na verdade se percebe sua preocupação em perder fiéis de sua Igreja para a CCB , onde ele terá menos “Dizimo”.
nunca leu mateus 23:23 ??? ou será que na CCB não trabalham com administração de dinheiro que seus membros dão ? deixa de ser hipocrita ! a CCB foi inventada em 1910 por um cara chamado francescon que estagiou em vários denominações, inclusive na Assembleia,
O problema é que os membros da CCB nem se quer procurar ler as escrituras, seguem o que os anciões lhes diz o que tem que fazer.
Bom eo que eles fazem com os seu defuntos? Deixa os urubus comerem?isso que você disse nunca ouvi falar ,o velório que eu fui era um velório como outro qualquer que doideira kk
Edimara sáb fev 06 at 5:07 am Deixa os urubus comerem?isso que você disse nunca ouvi falar
quem disse essa bizarrice foi você ! “Deixa os urubus comerem?” mulher ignorante, e doida.
francescon inventou a ccb em 1910 antes disso não tinha “a graça” ?
Agora no caso de vender pinga em todas as igrejas tem ovelhas negras ,que fazem ate coisas piores mas nao devemos julgar a igrejas pelos erros dos seus membros.
alcoolismo não seria erro de membros isolados, é uma coisa usual, todos bebem, inclusive o ancião. são chegados na cerveja. (e não pouca).
Edimarasáb fev 06 at 5:07 am
Bom eo que eles fazem com os seu defuntos? Deixa os urubus comerem?)isso que eu disse,vc viu o ponto de interrogação (?) e uma pergunta , não disse que vc falou isso.fiquei curiosa para saber o que fazem com os seus membros falecidos
Bom voce julga e ofende e condena deve um grande” homem”de Deus .
não julga e nem ofende é a verdade. vocês são tão orgulhosos, mas esquecem que foram inventados em 1910 pelo francescon. quer dizer que antes de 1910 não tinha “a graça”.?
e voces são cervejeiros sim. lembre-se que o orgulho foi a causa da queda de satanas.
tá grande “muie” CCB.
Tem lista secretas,são alcoólatras,fazem reuniões secretas ,será que eles adoram o bode ? Kkk. E esses anciãos deve dar trabalho pra carregar kkk essesses pinganhadas kkk .pelo menos eles bebem com o dinheiro do trabalho deles nao com o dinheiro do dizimos como aquela galera do gideoes kkk
Você esta sempre julgando,não sou membro da cbb e sim minha familia , que nunca me julgou por ter ido para outra igreja. Se você pensa dessa forma deveria orar por eles , tanto faz em pé ou ajoelhado.nao fica atancando,parecendo um Rither evangelico,isso não creio que é a vontade de Deus.
é da vontade de Deus, dizer que a graça é só pela CCB? esta que foi inventada em 1910 pela francescon. (estágiario em várias denominações)
não é julgamento não sra. alias acho que a sra. nunca leu um v.v. de S.Paulo :
“julgue todas as coisas..” 1 Ts 5:21a ???
vai falar “tanto faz orar de pé ou ajoelhado” que eles aplicam a chibata em você, é norma da ccb só orar ajoelhado, mas eles esquecem que Jesus orou pregado na cruz, e não de joelhos. profeta jonas orou dentro do ventre do grande peixe. certo dona rither ou hitler? estude mais.
Eu falo so que eu vivi não pq alguem me falo , minha familia não bebe ,minha mãe vai em velórios ate demais, orar ela so ora prostada a não ser que nao posso prostar.ela acorda todas madrugas para orar ja vii muitas vezes nao prostar diante de um Deus tao grande isso eu sei nao me contaram
a questão não é o que vc vive com sua familia, o tema do artigo é a CCB, logico que cada pessoa tem seu jeito peculiar. o artigo fala do corpo doutrinario da CCB.
Bom se o senhor estudou segunda. Guerra você sabe o que acontece com intolerância religiosa e racial continue estudando…e bom como exemplo
Minha famílias e da cbb eu cresci la ,desconheço essas afirmações pra mim e apenas preconceito , por isso muitos irmão de outras denominação quando vai lá ver se e verdade essas histórias. E percebe que nao é acaba ficando por lá.
ahhhhhh vai dormir…vem falar de segunda guerra…isso já acabou, a sra. que vem falando do reither, nem sabe escrever o nome louco “hitler”. quem tem intolerancia é a CCB que diz só eles estão certos, e todo mundo errado e salvação só na CCB. imagina ?! antes de 1910 não tinha?
se desconhece então fica sabendo oras bolas…….estude mais. não fica aie “revelaçãozinha” de irmão que levanta do banco .
Isso eu sei la é extremamente proibido fala de religião.(você não vai encontra site da cbb falando mau de qualquer igreja).por é estranho essa historia de primo acredito que algum membro ignorante da cbb disso ,mas não é ensinamento da igreja .
E que a questão não é eu e minha familia, a questão e enrolar o rabo senta em cima e falar do rabo dos outros.A verdade que todos nos precisamos da misericórdia do senhor tanto irmão da Cbb quanto Da assembléia.Vamos buscar sua presença não ficar com perseguição, isso dexa para o mundo
Revelação…
So a cbb tem isso….
O senhor tem toda a razão…
Vou dormi se não o senhor vai ficar falando do meu erro ortográfico, mas nao consegue enxerga nem um ponto de interrogação.E ja ofende as pessoas como e disse o senhor deve um grande “homem de Deus”.
aaaé “só a cbb tem” responde para mim, antes de 1910 não tinha revelação ?
ó grande edimara muié !
não é ofende nahum sra. é falar a verdade. vê se enxerga, e vai dormir. e pára sonhar com o “riter”
deixa mania “pisiguição”
Eu estava despregada minha mãe chegou da igreja e disse para mim que o emprego que eu queria o senhor ia me dar ela saiu de casa o telefone tocou em seguida a firma que eu orei para Deus que eu queria entrar .Estou la ate hoje graça a Deus isso.eu vivi nao ouvi fala .Revelaçãozinha?
O senhor deve ser o consul da verdade sabe tudo cbb e riter.me desculpa desconheço isso. Creio freguenta a cbb pra afirma essa coisas ou senhor viu pela internet a lista secreta tbm.
Edimara dom fev 07 at 2:59 am
O senhor deve ser o consul da verdade sabe tudo cbb e riter.me. Creio freguenta a cbb pra afirma essa coisas ou senhor viu pela internet a lista secreta tbm.
eu sou consul? vc é a brastemp. deixa “riter” quieto. lê os artigo e argumenta e ñ reclame.
Edimara dom fev 07 at 2:36 am
Eu estava despregada minha mãe chegou da igreja e disse para mim que o emprego que eu queria o senhor ia me dar ela saiu de casa o telefone tocou em seguida a firma que eu orei para Deus que eu queria entrar .Revelaçãozinha?
essa “causo” é você que está contando, quanto a veracidade.
nesse negocio de “revelaçãozinha” tem muito psiquismo nisso, e achômetros, e profetadas do obvio. a ccb foi inventada em 1910 pelo francescon, antes disso não tinha revelação?
pensa um pouco expanda os horizontes.
Nesse “causo”eu estou afirmando
pra mim a revelaçaozinha foi confirmada
Ou eu devo acreditar em lista secretas de internet em profetas de escolinhas de teologia . Deus usa pessoas de outras igrejas sim.
foi confirmada ?! ah tá “acredito” aqui de longe virtualmente, esse é o problema : vocês acreditam em q.q. lorota que falam e não conferem biblicamente. “Deus usa pessoas de outras igrejas sim?”
a ccb não aceita isso. “lista secreta internet” ?! isso não é canônico.
Sr. Rinaldi, antes de qualquer comentário gostaria que respondesse se já frequentou a CCB ou apenas teve “acesso” a documentos “secretos” e partir do “estudo” destes concluiu o exposto no “artigo científico”?
sra vanessa já pensou que a salvação só pela ccb é ridiculo? antes de 1910 quando francescon inventou a ccb não havia “graça ou salvação”. ?
gozado que nenhum ccbista responde a essa indagação.
QUE A PAZ DE DEUS ESTEJA EM SEU CORAÇÃO E NA SUA ALMA,FICA UM CONVITE PARA VISITAR A CCB ,A IGREJA É JESUS CRISTO E JESUS CRISTO TEM QUE ESTAR EM NOSSOS CORAÇÕES.
resposta : não vou visitar ! porque é uma seita cujo corpo doutrinário fere claramente o entendimento bíblico. uma seita inventada pelo sr. francencon estágiario 1910, de várias denominações, e depois teve a petulância de fundar uma seita sectária. a tal de ccb. (os primões)
Irmão .. o Diabo não entra na CCB .. não faça convites para derrotados … !
QUE DEUS O ABENÇOE!
Me parece que a melhor opção é todos da CCB, irem pra igreja deste pastor. Já que estão sendo enganados!
Pelo que me consta,seita tem que ter um lider e interesse financeiros.Vcs que comentaram que a ccb é uma seita a igreja de vcs tem lider? E dzimo? Se tem vcs frequentam seitas.
ccb foi inventada pelo francescon (lider) e os anciãos são na maioria 99% pedreiros, o que garante mão de obra grátis para construir templos, mas material de construção cai do céu ? aí vocês urram para o povo dar $. e vem agora vc falar que não tem interesse financeiro?
Servos de Jesus!
Qual e a vantagem disso tudo(texto e replicas) para que o reino de Jesus avance?
Misericórdia Eu quero e não sacrifício, Irmãos vamos avançar o Reino de Deus anunciar as boas novas, libertar os aprisionados que estão em pecados…
Acho muito sensato seu comentário…
Para que um dia nós possamos ter um crédito com Deus e termos o que apresentar diante DELE (juizo final) não esses tipos de discussões. que volto a falar o Reino de DEUS avança desta Forma.Nascina Assembleia e hoje frequento a CCB, Deus tem falado com minha alma neste lugar.
Deusabençoea tds
toda e qualquer igreja que usa a bíblia como referência é falsa,pois a bíblia que não tem nada de sagrada, é uma invenção papal e do imperador para controle de massas. Controle social. um livro repleto de mentirasreis22 vers 22 23 o senhor deixa claro que colocou a mentira
veja tem igrejas que exploram irmaoes usao o nome de deus para ganharem dinheiro ,nao podemos julgar nimguem .vamos parar com isso cada um vai onde se sentem melhor .aondem esta o amor de jeseus nesta terra .se a gente ficar reparando os erros das igrejas menhuma vai ter irmaoes .quem nao tem erro
CARO PASTOR….Se enviarmos teu trabalho de TCC feito aqui sobre a CCB acho que é mais um desespero com a CCB teus fieis estão saindo da tua CASA PASTOR (que estudou como agir em palco para saber se estao crendo no que sai da tua boca HOMEM CARNAL comedor de feijao) em tudo já se mostra nao digno
só fala bla bla mas não tem argumentação nenhuma biblica. “comedor de Feijão?” ué voce não come também ? João Batista comia gafanhotos e mel silvestre por que não faz o mesmo “para ser digno” ? Marcos 1:1-6
ccb é só ignorância.
de dizer que Deus é bom e tão pouco falar que Jesus Cristo é o Salvador. pois profana a mentira e também incita tumulto nas delações do proximo. TU ES O MALIGNO. Teu trabalho é PASTOR e o senhor diz que o que de graça receberes de Graça dar. mas voce estudou então precisa cobrar dizimo.
Sr. Natanael, o que escreveu é só um meio de plantar dúvidas nos interessados em salvação! Está querendo denegrir o Caminho Santo que Deus preparou para nós sem ter o conhecimento da verdade! És ignorante e mau caráter!
Não julgues a CCB sem conhecimento … se não consegue segui-la não atire pedras..cuidado que seu telhado é de vidro …. somente Deus para julgar ok ? aprendam a cuidar das suas próprias denominações sem tentar denigrir as demais !
Tu és um pastor Demoníaco isso sim … comedor de farinha com feijão … dependente de Dízimo … está perdendo todos os seus fiéis para a CCB e agora tenta denigrir a imagem com palavras não verdadeiras .. cuidado que os últimos serão os primeiros !
Alguns deles estarão conosco aqui na ccb,para que se cumpra aquilo que está escrito há ovelhas que são de outros apriscos(igrejas), convém agregar e haverá um só pastor(Jesus Cristo) e um só rebanho(CCB )evangelho de João-capítulo 10,quem puder receber isto receba.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Mateus 5:10
E a questão o véu, se o cabelo foi fado em lugar de véu, pra que usar o pano branco?, se formos levar a passagem ao pé da letra, o véu de pano não seria para as mulheres carecas?
Irmão se vc observar o texto fala que a mulher que ora com o cabelo descoberto…
Verdade, meu irmão! Bravo!!! ???????
Léllison sex nov 25 at 7:44 am O pastor fundou a IEPAZ e o Francescon fundou a CCB, e Jesus é o apóstolos que igreja frequentavam? Qual a diferença?, as duas são fundadas por homens, algum problema?
As maiores heresia da CCB : diz que não precisa estudar a Bíblia, pois tudo “é revelado” nas profecias na congregação.
A CCB é uma denominação segregacionista, ou seja, consideram irmãos somente entre eles.
os demais crentes chamam de “primos na fé” ?
Eu me referi ao contexto de que alguns CCbistas endeusam o Francescon, a CCB que eles falam tanto de ser a única verdadeira graça de Deus foi fundada por homem também, nesse sentido, quanto as heresias, é claro são inúmeras
Léllison sáb nov 26 at 12:54 am “… foi fundada por homem também …”
“negociai até que eu volte” lucas 19:13 – Jesus permite criar, logicamente tem que ser uma Eclesiologia saudável, perfeição suponho só no céu. Mas a CCB não se enquadra em eclesiologia saudável.
Verdade, meu irmão! Bravo!!! ???????
Jesus disse q o povo de Deus ia ser perseguido!
Eis aí então.
“só” a ccb é “povo de deus” na concepção deste individuo.
os caras da ccb não permite mulher tocar instrumento de sopro e nem participar da orquestra … isso também não é perseguição ?
Infelizmente temos pessoas que julgam ou tentam justificar outras denominações, o que devemos e ternos que fazer é não olhar para a direita e nem para a esquerda e seguir em frente o resto é engodo do adversário.
só sabem fazer replica dizendo alguma frase de bravata heroica, mas citar um argumento bíblico que é bom não fazem, porque não sabem …
Em primeiro lugar, quando a Congregação Cristã no Brasil chegou no brasil, não havia outra igreja evangélica em território nacional. Como você pode afirmar que ” O IRMÃO LUIZ FRANCESCON BATIZOU 20 ALMAS E JÁ SENDO ELAS CRENTES E CATÓLICOS ? Vai orar, e pedir a Deus mais dersinimento.
Lucas tinha católicos sim
PR. NATANAEL PELO SEU PARECER, DÁ PRA SE NOTAR QUE VC NÃO ENTENDE NADA DA SÃ DOUTRINA, A QUAL SE O HOMEM E A MULHER VIVEREM E OBSERVAREM HERDARÃO A VIDA ETERNA. E COM CERTEZA VC DEVE PERTENCER A UMA SEITA, QUE IGNORA OS ENSINAMENTOS DE CRISTO POR OPTAR VIVER NA LARGUEZA DESTE MUNDO.
faça uma replica com argumentação bíblica, e não com lamurias … o Louis Francescon ele antes estagiou em várias denominações que você chama de “seita” e inventou a CCB em 1910 quer dizer que antes disso não havia “graça” ? dá licença. estude mais.
me explica se nao e senhor jesus porque esta escrito em salmos 110 disse o senhor ao meu senhor senta a minha direita ate q…….
Quanta mentira, queria ver se ele prova isso, mostra aqui essas listas, mostra os documentos, cuidado para não pagar caro com as palavras….
Ceitário comedor da endro das ovelhas disimais das hortelã devorais as casas das viuvas são como sepucro caiados estrelasas errantes por fora bunitinho por dentro cheios de adutérios cheios de ossos mortos não queira se chamar de rabi é pastor um só é o vosso mestre ao saber é Cristo.
Se formos pesquisar ou ler no Novo Testamento a Igreja do Senhor Jesus em seus primordios tambem era taxada como seita dos “ Nazarenos “.
Minha familia é da CCB e obviamente tem amigos da ccb , e eu digo : Povo Orgulhoso , corrompido quando a humildade , se colocam no lugar de Deus mas nao entendem nada da Palavra de Deus , salvo alguns que estao la com coracao puro , mas a maioria tudo com rei na barriga .
E nao vem me falar que sao povo perseguido , que perseguidos sao os Judeus , eles sim sao o Verdadeiro povo de Deus ..
Sou obrigado a rir disso kkkk
Irmãos não fiquem debatendo com ele mas orem, orem que Deus o abençoe muito, é isso que nos é ensinado, ele pode ter usado palavras pesadas e muita mentira, mas quem julga é Deus, deixe que ele receberá a recompensa dele no dia de Deus.
Só sabem fazer replica dizendo alguma frase de bravata heroica, mas citar um argumento bíblico que é bom não fazem, porque não sabem …
eu li, alias tem as atas do Louis francescon todas as atas de reunioes, acho so houve elas, dizendo que as mulheres nao pode ter acesso as reunioes
SE os CCB, nao leem a Biblia por medo de ver a verdade so lamento, acredito que vcs CCb serao salvos em cristo, mas devia se libertar, nao ve tv pq e pecad, mas fala mal dos irmaos das outras igrejas, descupas primos.
eles nao tem televsão mas assistem seriados diabolicos nos computadores ,tablets e celulares ,não tem radio em casa mas nos celulares deles musicas mundanas , não leem a biblia mas tem coleções de livros de bruxas e vampiros e etc, e muitos argumentam aqui sem fundamentos bíblicos.
os maiores ladores esta na CCB, quem custeia as passagem dos ancioes, sao vcs, na minha igreja quem rouba e o pastor e na de vcs quem e? sempre tem um ladrao.
“Pastor”
Na bíblia diz: há um só pastor é um só rebanho!
E esse pastor se refere a Jesus Cristo! E tbm diz, daí de graça o que de graça rebeste, logo isso significa que é errado vc cobrar para ministrar a palavra de Deus,
.jolie leia a biblia e vai entender por que existem pastores,
EFESIOS 4:11
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Efésios 4:11
nao faz jejum porque jesus ja fez,
E vc ainda tem coragem de abrir essa boca suja para falar no nome de Deus! Vai se tratar lunático!
nao vao ao monte porque jesus ja foi, esse sacrifio ja foi feito CCB, voces em?
Têm dó
BEber wisky, vodka, cerveja nao é pecado ne? se convertao, leia a Biblia, tiro o chapeu pra catolica, em tempo algum eles ficam deturpando as igrejas, eles leem a biblia, mesmo estando errados, pelo menos eles leem
Sou evangélica há 26 anos, nos quais, nos últimos 7 anos na CCB, fico maravilhada em ver
pessoas tementes a Deus, que amam a reverência e a consagração, amam ler as Escrituras, jejuam, oram todos os dias, e intercedem pelos cristãos e pela nação, e jamais esquecem o pobre!
Pastor Danilo P da Silva qua abr 12 at 1:47 pm ” … tiro o chapeu pra catolica, em tempo algum eles ficam deturpando as igrejas…”
PARA FAZER UMA REFUTAÇÃO DOUTRINÁRIA SOBRE A CCB O SR. NÃO TEM UMA COMPARAÇÃO MELHOR ? ATÉ PARECE QUE CATOLICA NÃO DETURPA IGREJAS.
VAI NESSA.
EVANGÉLICO HOJE ESTÁ MUITO INOCENTÃO DEMAIS … TIRAR CHAPEU PRA CATOLICA ?
TÁ DOIDO … ELES QUEIMAVAM PROTESTANTE NA FOGUEIRA E HOJE OS ACADEMICOS CATOLICO FALA QUE NÃO HOUVE INQUISIÇÃO E QUE FOI UMA INVENÇÃO.
E O SR. DIZ QUE TIRA O CHAPEU PARA ELES ? DÁ LICENÇA …
Existe um provérbio que diz: Os cães ladram,e a caravana passa. Precisamos observar,quem são os cães, é quem é a caravana!!!
Denominações são organizadas pelo homem.A Igreja Invisível,foi fundada pelo Senhor Jesus Cristo.O Sumo Pastor,Jesus, tem seus santos espalhados em vários apriscos.Um dia Êle vai reunir o seu rebanho.Naquele dia,cada um dará conta de si mesmo a Deus!
deveras você tem razão, porém não é assim com a ccb. foi inventada em 1910 pelo louis francescon onde antes disso ele estagiou em várias denominações copiando coisas e depois montou uma denominação pra ele conforme seu bom prazer.
equivoco seu pensar que a ccb é viva desde os tempos de Jesus. não é !
Queridos a situação que se encontram as denominações ou o evangelho que estamos vivendo hoje, acho que é na verdade um insulto chamar uma igreja que apesar do mundo em que vivemos hoje, consegue guardar seus costumes doutrinários, através do tempo para não se contaminar com “o mundo”.
você devia repensar seus conceitos … embora soe perfeito, a sua ccb não recomenda estudo biblico e sim “revelações” que não passa de puro psiquismo de emoção forte do suposto profeta.
(o irmão que levanta do banco) contrariando assim Jesus que diz em João 5:39
Enquanto outras denominações permitiram que o mundo entrasse em suas igrejas para garantir a receita financeira para sustentar seus caprichos e luxurias e não se preocupam com a qualidade espiritual de seus membros, isso é ser os certos e corretos no que se diz igreja do Senhor ?
ei seo isaias deixa de ser desinformado homem ! o louis francescon estagiou em várias denominações antes de inventar a ccb em 1910. do jeito que fala até parece que a ccb é desde o começo do mundo. pois não é ! vai estudar mais. pára de “revela” e estuda mais a Biblia.
Tive o tempo de ler todo o artigo. Nada do que o senhor escreveu mudou minha opinião acerca da Igreja a qual me batizei recentemente (CCB),e olha que conheci e participei de cultos em Igrejas Evangélicas viu?! De tudo que li, só uma dúvida me surgiu.. Por que a CCB e a d lhe incomoda tanto?
O que me comprova que o conteúdo exposto na internet a respeito da CCB é verídico? O que me impede de acreditar que esse artigo nada mais é que um amontoado de falácias? Cuidado! O material apresentado acima nada mais é que um conjunto de opiniões próprias, com o intuito de convencimento.
“parabéns” pelo jogo de palavras … a CCB nem sabe argumentar bíblicamente, procuram por exemplo 1 joão em genesis … nem sabem manusear a Biblia e tanto que são orientados a não estudar a Biblia, mas acreditar somente em “revelações” (supostas).
Se fosse um homem de Deus. Não escreveria tantas asneiras ,o que é uma seita? Quando falaram dos primeiros cristãos também os acusaram esse Paulo é uma peste pricipal dos da seita dos nazarenos já leu isso pastor? Por favor amigo vai ler mais!
Há e mais. Se quiser uma aula de bíblia pode ir na CCB quê o mais indouto lá vai te dar um banho de escrituras sagradas , pois a sabedoria humana é animal e diabólica mas a divina é tratável se quiser disputar é só falar qualquer crente da congregaçã te dá aula
Kkkk explica ss, eles não tem argumentos nenhum não sabe discutir sobre as coisas só eles estão certo os outros são apenas ” criatura ” só com eles acontece milagre então me poupe
Eu achei o artigo imaturo e tendencio e manipulador pois aponta falhas na CCB que estão presentes em muitas Igrejas como por exemplo: falsos profetas etc. Penso que é preciso ter mais cuidado ao postar uma matéria desse tipo pois muitos leitores, ao invés de investigarem, serão influenciados.
amo os hino da congregacao e a palavra os movimentos de oracao eu fico sem enteder porque nao ler a palavra so profecia sem a palavra;
nunca leu ??? João 5:39 “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (examinar é estudar)
nunca leu ??? 1 Timóteo 4:13 “aplica-te à leitura” (ser aplicado nas escrituras)
A congregação cristã é a igreja que prega a verdade e a salvação sem interesso nenhum. Lar ninguém recebe salário para pregar. Lá dá graça o que de graça recebeu. Por iso é chamada de seita parque não faz como ás demais. É uma igreja muito boa excelente!….
Minha irmã congrega na ccb eu nao sou de ficar falando de placa de igreja não porque placa de igreja nao salva ninguem quem salva é Jesus mas uma coisa que eu acho errado é falar que nao pode pregar nas praça publica intao como fica o ide Jesus nao pregava so no templo
A moiorias da pessoas da igreja ja conhece a palavra tem que pregar para quem necessita
Nao blasfeme contra uma obra de Deus ,Leia a biblia na
humildade e pessa dicernimento espiritual a Deus,A CCB
so cresce quanto mais acusam nao lute contra Deus e em
vao
“obra CCB” obra de DEus ?! antes da invenção da CCB em 1910 não havia obra de Deus ?
então nem Jesus é salvo ? pois ele é antes “da obra”.
Eu sirvo a Deus na CCB a 10 anos os meus pais há 40 ,anos e posso afirmar que o esses comentários desse pastor é tudo destorcida. Deveriam pessoas desse tipo criar vergonha na cara e respeitar as outras religiões porque Deus não deixou nenhuma delas na terra; ele deixou a sua palavra João 14:6
eu pequei com uma mulher eu sou batizado na ccb ai eles falou comigo q vou pode toma ceia numca mais aii kkk eu disse aquele que nao come e bebe do sangue nao tem parte com ele entt eu qui tenho qui saber disso e nao beber nao eles me fala isso
Meu amigo, você pecou sim, mas se houve um verdadeiro arrependimento em seu coração, saiba que Cristo já te perdoou, mas não volte a comete-lo.
Esse evangelho que a CCB prega, não é o evangelho de Cristo, pois o Pai repreende e corrige o filho a quem ama, e não o condena.
Thompson Se vc pediu perdão à Deus ele perdoa disse o Sr Jesus que o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo que não há perdão se alguém falou que adultério não tem perdão não leu que se pecarmos temos um advogado e mediador Jesus Cristo nosso intercessor.
Igreja maldita veio direto do inferno…destruindo minha família.
Iran pagar caro naquele grande dia!
Galera, nem me atrevo a perder muito tempo aqui criticando a CCB, uma igreja que não incentiva os fiéis a lerem a biblia, são guiados por anciãos que são covardes, pois não pregam o verdadeiro evangelho de Cristo, são meros religiosos e que condenam aquele que erra.
Que evangelho é esse!!!!
“A Bíblia é confusa e cheia de erros. Resultado da prática da “gnose” conhecimento espiritual exclusivamente por revelações. Não examinam as Escrituras. Acreditam por isso que a Bíblia é um livro comum. Leia 2º Ts 3:16 e o 1º Pto de Doutrina.
“Impor doutrinas sem admitir questionamentos. Violência contra a liberdade de pensamento e de consciência. Evidência da prática do controle mental, conseguido pela prática de MENSAGENS SUBLIMINARES e ignorância do que a Bíblia ensina.
Parem de ir pela cabeça dos outros, pensam em seus próprios conceitos, procurem se informar mais e visite a CCB, garanto que se sentiram muito bem lá, Deus está em várias igrejas, e garanto q se vc permitir q ele entre, ele mudará a sua vida!!
A paz de Deus, que ele fortaleça e abençoe todos nós!
E por isso que há intolerância nesse mundo. Larguem de falar de outras denominações religiosas…procurem pregar o amor pelo próximo. Isso é o mais importante. Q
Estou há 17 anos na CCB , já fui de outra denominação (idolatra), até o fim da minha vida servirei ao Senhor na CCB , pois o Espiríto Santo de Deus está lá também, e ele tem me provado isso, através de testemunhos, fui selada , Deus fala com a igreja Face a Face, faz prova de Deus la?
Verdade irmã nem Jesus agradou a todos quem dirá a sua Santa obra!
Nunca ouvi ancião algum, ou qualquer do ministério proíbir a igreja em ler a biblia ,pelo contrário, somos incentivados sim em ler a palavra de Deus, só não ler quem não quer, e tudo que se faz na igreja está sim de acordo com a palavra de Deus , tirem a duvida visitando a igreja.
DOUTRINAS ESTRANHAS, PORQUE? a mulher tem que usar roupas decotadas e calças apertadas, é pecado ter cabelo cumprido e usar saia longa? que mais? beber cerveja é o normal , ouvir forro e funk, porque não somos como o mundo , me explica o que é doutrina estranha?
AMO A CCB PORQUE DEUS ESTÁ LA
Raquel qua jan 03 at 9:38 am “… 7 anos na CCB … amam ler as Escrituras…”
o artigo argui o corpo doutrinário, e não comportamento e a instituição.
Ler é uma coisa, ler vc lê um jornal ou gibi, a CCB não recomenda estudo biblico, senão depõe contra vós mesmos.
repara que o argumento da CCB que comentam é só discursos inflamado, bravatas heroicas, mas argumento biblico vocês não tem, se tem é algum verso isolado e mal interpretado. vosso pessoal vai mais por sentimentos e psiquismo confundido com profecia. e há muito erro nisso tudo.
O pouco conhecimento que tenho de exegética, hermenêutica e teologia.
Posso dizer com todas as palavras que você esta equivocado meu amigo.
Eu vejo que lá existe inúmeros erros doutrinários e são sectaristas, mas você esta jugando sem conhecer, eles são restauracionistas como os amishs…
e vivem e praticam a doutrina crista.. não se apegando a inúmeras escolaticas teologias e estudos efêmeros que só fazem o homem se distanciar mais de Deus…
A fé é vivida e num intelectualizada… devemos sim ter conhecimento… Mas praticar é melhor…
Eles vivem a fé deles, e a salvação vem pelos atos mediante a fé….
Num se engane meu amigo a fé num é crer a fé é ser fiel.
Estude exegética latina e procure escrituras originais, não esses ¨¨estudinhos online de teologia com certificado¨
Deixe cada um na sua.. pratique sua fé…
Se eu for falar as milhões de heresias que TODAS denominações praticam num teria espaço aki
a fé num é mistica, a fé num é lei, a fé não e intelectualismo a fé e ser fiel….
Amarás a Deus, de todo coração, alma e entendimento. E o próximo como a si mesmo…
ningm tem a verdade.. todos parcialmente… mas devemos como um todo praticar o BEM)
Tiago 1:27
A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e, especialmente, não se deixar corromper pelas filosofias mundanas.
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Mateus 5:10
Enquanto somos perseguidos, elevamos as nossas orações a DEUS O CRIADOR, e entoamos santos hinos em louvores e súplicas a Deus.
Ó Deus bendito, ó Pai da eternidade,
Em Tua sombra me quero abrigar;
Forças contrárias à Tua santidade
Querem, da fé, me fazer desviar.
Ó Deus bendito, Pai de bondade,
Tua Palavra me pode livrar;
Neste deserto de iniquidade,
Tuas virtudes me podem guardar.
EXCELENTE TRABALHO PARA ABRIR OS OLHOS DOS INCAUTOS, DAQUELES QUE DESCONHECEM OS ENSINOS DE JESUS E SE APEGAM A DOUTRINAS DE HOMENS. ESTÁ ESCRITO QUE SATANÁS ENGANARIA ATÉ OS ESCOLHIDOS. PENSO QUE NA CCB HÁ MILHÕES DE PESSOAS BEM INTENCIONADA, MAS SÃO ENGANAS
Pior de Tudo, é ver as pessoas matando em bom e de Deus. Por isso o ateísmo vem crescendo no mundo. Colocam a religião acima de tudo. Nasci na ccb, e acontece muito destas coisas. Por um mundo mais de amor e menos religião
a CCB foi inventada em 1910 dC por francescon, quer dizer que antes disso não havia graça ? então para voce nem Jesus é salvo pois ele nasceu vinte seculos antes ??? do jeito que falam até parece que a CCB foi criada no começo do mundo, e Adão e Eva eram da CCB .???
Infelizmente tenho uma irmã que está iludida pela ccb, que por uma “profetada” destroi a família dela há mais de dez anos. Aos que frequentam a ccb e nunca viram nada, não sabem do que estão falando. Profetadas que promovem a desunião familiar ! Onde está esta parte na bíblia?
Vamos orar por ela. Pedir a Deus que abra seus olhos
AtualmenParabens pelo post.
É “pastor” como Jesus e ganha por isto? A paz …….Preocupe-se c/ os ensinamentos de Jesus, que são ministrados em tantas igrejas. Porque você se preocupa com a CCB, que demonstra não conhecer e faz comentários baseados em suposições e detalhes. É a vontade de Deus?
Sr. Daniel a CCB não é e nunca foi pentecostal. Informe-se melhor “pastor” que deve ganhar para pastorear e criticar o que não conhece.
“Os presbíteros que cumprem bem com os seus deveres, sejam tidos por dignos de dobrada honra, especialmente os que se ocupam na pregação e no ensino.” 1 Timóteo 5:17
*presbítero, ancião, pastor, bispo.
“Tavian” melhor o sr. estudar mais. bla bla bla não convence ninguém.
O que é certo de fato?
Ficar criticando um crédulo e dizer que seu verdadeiro? mas digo em verdade Deus não colocou placas de igreja para divisão, e sim para unificar a verdade dado por Cristo o nosso Senhor.
EXCELENTE TRABALHO PARA ABRIR OS OLHOS DOS INCAUTOS, DAQUELES QUE DESCONHECEM OS ENSINOS DE JESUS E SE APEGAM A DOUTRINAS DE HOMENS. ESTÁ ESCRITO QUE SATANÁS ENGANARIA ATÉ OS ESCOLHIDOS. PENSO QUE DE
NA CCB HÁ MILHÕES DE PESSOAS BEM INTENCIONADA, MAS SÃO ENGANAS
Nunca vi tanta besteira escrita num só lugar.
Perfeito!!!!!
Texto incrível
Jesus Cristo é o Senhor. Desde o início o diabo vem tentando enganar o povo através dos falsos profetas.
Jesus o Cristo disse
Eu sou o caminho a verdade e a vida
Membros da CCB não conhecem a palavra de Deus
Amém
Vou divulgar esse estudo
Acha mesmo que nós somos do diabo
Vocês pagam para não irem para o inferno kkk
Ainda bem que Deus conhece cada coração e sabe de todas as coisas, cresci na congregação e repúdio tudo o que foi escrito aí, pq quem sabe o que acontece é quem está dentro, e quem não estiver satisfeito com a doutrina e os ensinamentos é só sair, ridículo esse tipo de postagem.
Nao acredito em nenhuma igreja, sao todas paecidas , algumas regras que mudam. Conheço a CCB e a maioria sao ovelhas pessoas que nao evoluem, sao servos e ficam sempre na mesma posição de submissão, diferente dos anciões e demais que se aproveitam dizendo receber o Espirito Santo. hipócritas
Gostaria de expor aqui meu parecer: tirem suas dúvidas diretamente com Deus, façam oração, peçam direção sobre a CCB. frequento a 28 anos e afirmo: na CCB existem os 9 dons. Deus opera grandemente. ALERTO: Cuidem pra não blasfemar querendo saber demais pois blasfema não tem perdão.
olha aqui um flagrante de “ccbismo” deixa de descaramento rapaz, a CCB foi inventada em 1910 por Louis Francescon (homem que come arroz e feijão) e antes disso ele estagiou em vários denominações. quer dizer que antes de 1910 não existia “graça” então nem Jesus foi salvo?
ALERTO: Cuidem pra não blasfemar querendo saber demais pois blasfema não tem perdão.
tipico do ccbista “alertar” aquele faz questionamentos a CCB é blasfêmia e não tem perdão.
larga mão de ser exclusivistas, a CCB foi criada em 1910 pelo Francescon e não no começo do mundo.
Fui membro da Igreja Batista por mais de 20 anos, sempre ouvindo que a CCB era seita, hoje sou membro da ccb a 12 anos, nunca ouvi nada sobre as outras denominações, muito menos sobre esta lista secreta.
o que muda o seu tramite de lá pra cá ? o corpo doutrinário CCB é o mesmo desde 1910 quando foi inventada pelo Louis Francescon ele mesmo estagiou em várias denominações antes de criar a CCB. quem é ccbista pensa que a CCB é desde a criação do mundo mas não, é de 1910.
mania de argumentar tempo de casa disto e aquilo … e daí ?
o diabo é mais antigo ainda então ele estaria certo ?
o que importa é a arguição doutrinária que no momento a CCB não convence ok.
por exemplo, se eu dizer para voce procurar a 1ª carta do apostolo João, voce não sabe onde é.
por que? porque a CCB não recomenda estudo bíblico e sim “revelações” de irmão que “levanta do banco”. dá licença vae.
Não sou de igreja alguma, mais acho o cúmulo da ignorância uma igreja se denominar a que salva, é como se ela estivesse se denominando Deus, mais só Deus Salva, o que vale é meu amor por ele e ao próximo, amar o próximo como a si mesmo.
Na ccb existem contradições com a palavra por exemplo só pregar a palavra no templo? Não usam literatura como meio de divulgar o evangelho? E pregam que só eles os membros da ccb seram salvos e ai?
Você como um pastor tem uma lingua afiada, você é um mal dizente estudado para falar mal da igreja não conhece a congregação Que é uma obra Deus, cuidado os que vivem na maledicência não herdarão o reino de Deus,ensina coisas boas para os leitores em vez de fofocas!
Ó pastor , você sabe falar mal das igrejas hein? Deixe de ser maldizente e fofoqueiro!
igreja e templo vc precisa cre e em DEUS uma coisa que vcs nao fais sabe porque ? porque estao falando coisa que nao sabe e parem de jugar no ultimo dia quando jesus volta vamos ver quem esta errado e se a ccb e da seita mesmo e nao sabe nao fala?
quer chama atençao bota uma melancia na cabeça e sai na rua
As pessoas ficam na CCB por anos e não aprendem nada da Bíblia..Maioria fica idolatrando templos e também os líderes…Cada pregador tem um estilo, depende de quem ele aprende..Conheci um cooperador que ouvia rádio Batista, outro da Assembléia de Deus…Cada um pregava diferente do outro..
congrego na ccb e não tinha conhecimento dessas iformaçõe!
concordo com muitas coisas que foram ditas,
mas algumas coisas não existem onde congrego!
concordo que temos que se aprofundar na palavra de DEUS!
eu creio que a salvação e exclusiva atraves de JESUS CRSTO!