COMUNICADO OFICIAL DA ORDEM DOS PASTORES BATISTAS DO BRASIL, SEÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (OPBB/SP) E CONVENÇÃO BATISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO ICBESP) — NOVEMBRO DE 2020
A respeito do sermão proferido pelo Pr. Ed René (Filiado a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, Seção do Estado de São Paulo, sob numero 1184), pregado em 25/10/2020, bem como sua exposição explicativa no dia 29/10/2020,
INFORMAMOS:
1 – Uma comissão mista foi composta pela Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) e Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, Seção do Estado de São Paulo (OPBB/SP), e já iniciou sua tarefa, cuja finalidade é tratar profunda e detalhadamente do tema, e que a referida Comissão trara a público, de forma mais rápida possível, os resultados de seu trabalho, especialmente diante da gravidade do tema e sua repercussão, que, entendemos, se faz prejudicial ao Evangelho e a compreensão equilibrada da Palavra de Deus, bem como a sua adequada aplicação, no sentido de trazer respostas ao ser humano, a igreja de Jesus Cristo e ao mundo em todo o tempo e em qualquer situação.
2 – Declaramos, a quem interessar, que a Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) e a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, Seção do Estado de Sao Paulo (OPBB/SP), creem que:
- A Bíblia é sempre atual, não necessitando em hipótese alguma ser atualizada, sendo ela a Palavra revelada de Deus, livre de erros;
- Deus revelou a sua Palavra em ambientes sociais, religiosos e históricos próprios, nem sempre semelhantes aos nossos;
- Nosso ambiente histórico tem diferentes situações em relação ao ambiente histórico bíblico, com realidades, inclusive, que demandam decisões éticas e morais, nem sempre tratadas especificamente na Bíblia;
- A Bíblia tem os princípios norteadores essenciais que podem ser aplicados a situações históricas em todo o tempo, para cada cultura e situação;
- O estudo profundo e exegético da Bíblia nos mostra esses princípios, de modo a contextualizar sua aplicação a qualquer momento histórico, sendo, portanto, a Bíblia, sempre atual!
- Cremos ainda que, ao criar o mundo, Deus estabeleceu a matriz formadora da natureza humana e, entre essa matriz, a heterossexualidade, pois macho e fêmea fez o ser humano (Gn 1.26,27; 2.18).
Embora não compactuando com a construção social e cultural que busca fazer diferenciação entre sexo e gênero, este como uma opção que uma pessoa possa assumir diferente de sua conformidade natural sexual, entendemos que o Evangelho nos orienta a acolher todas as pessoas indistintamente de sua condição, mas sempre em busca de sua transformação integral a luz dos ideais e valores revelados na Palavra de Deus e que, apenas o acolhimento sem essa necessária transformação, não preenche a completude da recuperação que o Evangelho nos desafia a assumir.
Ante o exposto, DECLARAMOS que a mensagem proferida pelo Pr. Ed René no dia 25 de outubro, bem como sua exposição explicativa no dia 29 de outubro, não refletem e não representam o posicionamento de nossas instituições!
A Comissão que esta tratando desse assunto solicita a todos que estejam intercedendo no sentido de que haja sabedoria, humildade e dependência do Senhor, através do Espirito Santo, para que cheguemos a solução pacifica e respeitosa na conclusão deste momento.
COMISSÃO
Pr. Genivaldo Andrade (relator) Pr. Régis Claro (secretario)
Pr. João Martins Pr. Alípio Coutinho Pr. Wagner Kooler|
Pr. Josué Salustiano Pr. Atila Silva
ASSESSORES
Pr. Lourengo Stelio Rega
(Teólogo – Diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo)
Pr. Luiz Sayão
(Teólogo — Professor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo)
Pr. Sérgio Moreira
(Presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil)
Pr. Genilson Vaz
(Presidente da Convenção Batista do Estado de São Paulo)
Pr. Osmar Teles
(Advogado e Relator da Assessoria Jurídica da CBESP)
Pr. Adilson Santos
(Presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil)
Pr. Fausto Vasconcelos
(Presidente da Convenção Batista Brasileira)
O homem pode alterar registros terrenos, mas JAMAIS TOCARÃO as LEIS CELESTIAIS DETERMINADAS PELO ALTÍSSIMO ???
Interessante notar de que a igreja continua sendo tão fundamentalista e ainda continuam se achando portadores da voz de Deus, não entendem de que a graça é graça, um dom gratuito de Deus e que somente Ele tem o direito de julgar… De acordo com o tamanho do seu juízo serás julgado.. cuidado!
Nós não podemos aceitar a disseminação desse falso cristianismo alinhado com a esquerda. Parabéns pela coragem.
Parabéns pela iniciativa valorizando o que diz as Sagradas Escrituras.
Nossa referência a qual devemos nos amoldar
Deus tenha misericórdia do Pastor Kivitz,se realmente ele pensa assim como declarou naquela mensagem pregada nesta data referida! A palavra so Senhor vai a cumprindo e alguns tentam agradar aos homens, e não a Deus. Piedade Senhor!
Como já foi criado uma comissão para estudar e chegar a uma conclusão do referido assunto pergunto:
Cadê a solução. Já se passaram mais de 90 dias e nada. Quero uma resposta da comissão.
Por conta de um evangelho engajado no testemunho do Criador, que nos deu um norte a seguir que hoje é confrontado com o processo de bestialização da humanidade e no meio da caminhada nos deparamos com dealises ministeriais que querem se adequar ao processo.
Como fica o PR Ed René diante da IB?