Casais mais felizes têm mais filhos: homens e mulheres que se sentem satisfeitos com suas vidas tendem a ter famílias maiores, revela pesquisa
Pessoas felizes têm mais filhos, revelam os cientistas.
Uma pesquisa mostrou que homens e mulheres que estão contentes e satisfeitos com suas vidas ou têm um forte senso de propósito têm famílias maiores do que outros.
Razões possíveis variam desde se sentir pronto para dar o primeiro passo na vida, a ter mais probabilidade de estar num relacionamento.
O elo é mais forte no que se refere a ter um primeiro filho, sugerindo que logo que a realidade da paternidade se inicia, o otimismo sobre o futuro passa.
Pesquisadores dos EUA analisaram dados sobre felicidade em duas grandes pesquisas.
A primeira envolveu mais de 500 advogados que foram questionados sobre sua satisfação na vida e circunstâncias numa ocasião e também dez anos depois.
Os que estavam mais contentes no início tendiam a ter mais filhos uma década mais tarde.
A segunda pesquisa envolveu uma amostra mais representativa de quase 5.000 pessoas nos EUA.
Essa pesquisa também revelou que alegria, satisfação na vida e senso de propósito estavam ligados a maiores possibilidades de ter filhos nos próximos anos.
O que é interessante, em ambas as análises, é que a ligação se enfraqueceu depois que um filho nasceu.
Isso, diz a Revista de Psicologia Positiva, pode ser porque ‘as questões realísticas associadas com a paternidade superam o efeito do bem-estar e otimismo cognitivo sobre a disposição de ter filhos adicionais.’
Os pesquisadores, da Universidade A&M do Texas, acrescentaram que a influência da felicidade é superada por outros fatores, como renda.
Fiona Macrae para o Daily Mail
Traduzido por Julio Severo do original em inglês do DailyMail: Happier couples have more kids: Men and women who feel satisfied with their lives tend to have larger families, research reveals
Fonte: www.juliosevero.com