“Qual o significado de 2 Reis 20.1, quando Isaías diz a Ezequias: ‘Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não vi-verás’?”
O fato está registrado também em 2 Cr 32.24 e Isaías 38.1, afirmando-se que o rei sofria de uma chaga exposta que a medicina da época não poderia curar, possivelmente, um câncer. 0 mal já estaria tão adiantado, que Deus, na sua infinita misericórdia, achou por bem adverti-lo da brevidade de seus dias.
Ezequias era um rei empreendedor, trabalhador, que pensava no bem do seu povo e na prosperidade do reino, conforme se vê em 2 Crônicas 32.27-30. Os seus muitos negócios talvez tivessem agravado a sua enfermidade e o levassem a abandonar os seus projetos e propósitos, sua dedicação, de modo que a sua casa estava em desordem, isto é, ninguém fora nomeado para continuar a sua obra.
Há certos lares assim. O chefe de família mete-se em muitos negócios, muitas despesas e, quando acontece uma enfermidade ou um desenlace, a família fica desamparada: 2 Rs 4.1. Igualmente, algumas igrejas estão em mãos de dirigentes que trabalham sozinhos e ninguém toma conhecimento dos muitos negócios em que eles se arriscam. Por isso o trabalho não progride, não se estabiliza. Quando ele é removido, ou se afasta, ou morre, o seu sucessor terá problemas para reorganizar as coisas na igreja.
Ezequias, entretanto, humilhou-se, orou ao Senhor e foi atendido. Deus concedeu-lhe mais quinze anos de vida e ele pôde assim concretizar os seus empreendimentos.
Extraído do Livro “A Bíblia Responde” – Editora CPAD
Olá , boa tarde. por acaso estou conhecendo hoje a CACP, gostaria de saber mais sobre esse ensino… abraços