Ataques com tiros e explosões deixaram ao menos 45 mortos em dois bairros de Paris, informou o Ministério do Interior, na pior violência a atingir a França em décadas e apenas dez meses depois da carnificina no semanário satírico Charlie Hebdo.
De acordo com o Itamaraty, há dois brasileiros feridos.
Em reação aos ataques, o presidente francês, François Hollande, declarouestado de emergência em toda a França e fechou as fronteiras do país.
“É o horror”, disse Hollande, que também enviou o Exército para a capital francesa e anunciou, sem dar detalhes, que havia uma operação policial em andamento.
Forças de segurança lançaram uma ação na casa de show Bataclan, onde foram feitos reféns.
Ao fim da operação, o local foi evacuado e dois atiradores foram mortos. Testemunhas descreveram uma “carnificina” na sala de espetáculos, que abrigava um show de heavy metal do grupo Eagles of Death Metal.
Também nesta sexta, de acordo com um policial ouvido pela Associated Press, ao menos 11 pessoas foram mortas em um restaurante localizado no décimo distrito da capital francesa.
Outros oficiais afirmaram que ao menos o dobro deste número morreu em outros lugares, principalmente na casa de show.
ESTÁDIO
Houve dois ataques suicidas e uma explosão perto do Stade de France, no norte de Paris, durante um amistoso entre França e Alemanha.
De acordo com o policial Gregory Goupil, que relatou que as explosões foram simultâneas, há ao menos três mortos nos ataques perto do estádio, perto de duas entradas e de um McDonald’s.
Hollande acompanhava a partida no estádio, onde um repórter da Associated Press afirmou que as explosões foram tão altas que se sobrepuseram ao grito dos torcedores.
Os ataques aconteceram num momento em que a França aumentou as medidas de segurança para a conferência do clima, que começa em duas semanas, pelo temor de protestos violentos e de potenciais ataques terroristas.
Em pronunciamento, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse ter oferecido ajuda e suas condolências às autoridades francesas. Ele prometeu continuar em cooperação com a França para combater o terrorismo.
“Este não é um ataque só a Paris ou à França, mas um ataque à forma como pensamos e aos valores que dividimos. Lembremos neste momento de tragédia que os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade são valores que nós compartilhamos.”
CHARLIE HEBDO
Emilioi Macchio, de Ravenna, Itália, tomava uma cerveja na esquina do bar Carillon, perto do restaurante que foi alvo, quando o tiroteio começou. Ele contou não ter visto nenhum atirador ou nenhuma vítima, mas que se escondeu em uma esquina e então fugiu.
“Pareciam fogos de artifício”, disse.
A França tem estado sob tensão desde os mortíferos ataques de extremistas islâmicos, em janeiro, contra o semanário satírico “Charlie Hebdo” e umasupermercado kosher que deixou 17 mortos.
O restaurante que foi alvo nesta sexta, Le Carillon, está no mesmo bairro dos escritório do “Charlie Hebdo”.
Extraído do site da Folha em 13/11/2015
E vi tronos;e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram DEGOLADOS pelo testemunho de Jesus..Apocalipse 20:4-6. CHIP.666.Anticristo Obama.Moeda única.Estado Islâmico criado pelo Obama.Governo mundial.Papa Falso profeta.OBAMA/CARE.Marca da besta.