A Bíblia Sagrada fala da salvação nestes termos: “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?” (1). A expressão “tão grande salvação” é algo de admirável, inacreditável, algo que alcança todas as pessoas, seja qual for a sua condição. A Bíblia diz que Deus não deseja que o homem se perca, mas que venha ao conhecimento da verdade. (2)
A salvação devia ser o grande desejo do homem, perguntando como o carcereiro de Filipos: “Que é necessário que eu faça para me salvar?” Indagando assim, ele receberá resposta idêntica à que o apóstolo Paulo deu: “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo”.
É uma tragédia descuidar a salvação, descansando em ritos religiosos (sem consultar as Escrituras Sagradas) e depois ficar decepcionado, como o profeta Jeremias refere: “Passou a sega, findou o Verão, e nós não estamos salvos” (3). A salvação é grande porque reúne todas as bênçãos que Deus tem destinado para a pessoa convertida.
Quantos estão a salvar tudo menos a sua alma e a sua vida! A maioria das pessoas teme o destino do corpo, mas na alma não se pensa. É no Sangue de Jesus que está a nossa salvação, e na Palavra de Deus a nossa segurança, pois a Bíblia o confirma ajudando-nos a debelar as dúvidas que tantas vezes nos assaltam. A vida correta mantém-nos fora da prisão, mas só o Senhor Jesus Cristo mantém-nos fora do Inferno.
Desejo apresentar ao prezado leitor, à luz das Sagradas Escrituras, as três áreas da salvação.
1 – SALVAÇÃO INSTANTÂNEA — A salvação instantânea ocorre no momento da conversão, quando nos arrependemos dos nossos pecados e colocamos a nossa fé em Jesus Cristo como único Salvador. A partir desse momento somos salvos. Nesse instante acontece a reconciliação entre o pecador e Deus. O muro de separação, denominado pecado, é destruído. Cristo declara: “O que ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna” (4). Escreveu o apóstolo Paulo: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (5).
O Senhor Jesus disse a Zaqueu quando este Lhe abriu sua casa e seu coração: “Hoje veio a salvação a esta casa” (6). Ao malfeitor arrependido o Senhor afirmou: “Hoje estarás comigo no Paraíso” (7). Por isso a Bíblia diz: “Eis aqui agora o dia da salvação” (8). Assim, o crente pode exclamar alegremente: “Sou salvo!”. No momento em que recebemos Jesus, pela fé, somos feitos filhos de Deus (9). Todos quantos tiverem essa experiência vivem salvos pela fé em Cristo.
2 – SALVAÇÃO CONTÍNUA — A Bíblia afirma que o Jesus que livrou, livrará ainda (10). Somos exortados a operar a nossa salvação (11), isto é, a provar a salvação através de frutos ou obras. Se antes fomos salvos da condenação do pecado, pela fé, agora estamos a ser salvos do poder do pecado nas nossas vidas. Há coisas que acompanham a salvação, e a isso chama-se santificação ou novidade de vida.
A salvação instantânea conduz o homem para uma vida que agrada a Deus. Necessitamos ser salvos da força e poder desta geração perversa. Continuando na carne, e rodeados de fraqueza, precisamos que o Salvador nos mantenha na Sua salvação. Só no poder que vem da Palavra de Deus e do Espírito Santo podemos resistir aos vícios e paixões que estão arreigados nos nossos membros.
Por esse fato damos graças a Deus por Ele nos ter eleito “para a salvação em santificação do Espirito, e fé da verdade” (12). É essa área da salvação que causa admiração nos amigos e familiares, os quais “acham estranho não corrermos com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de nós” (13). Depois do convite para as Bodas existe uma veste para se entrar nessa festa.
3 – SALVAÇÃO FUTURA — Pedro diz que alcançaremos o fim da nossa fé, a salvação das almas (14). Paulo afirma que em esperança somos salvos (15). A nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitámos a fé (16). Justificados pela fé no sangue de Jesus, seremos por Ele salvos da ira (17). Jesus aparecerá segunda vez aos que O esperam para salvação (18).
Todos os textos bíblicos mencionados confirmam uma salvação ainda futura. A isso chama-se o clímax da salvação. Esta salvação futura refere-se à Vinda de Jesus em glória para tirar ou salvar os crentes vivos deste mundo antes que se inicie o terrível período da Grande Tributação (19). Também significa a glorificação do nosso corpo que, ressuscitado do pó, unir-se-á à nossa alma.
Então, como afirma o apóstolo João, quando Jesus se manifestar seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos (20). Pela morte vamos estar, sem corpo, com o Senhor (21). Mas no dia da salvação completa receberemos o corpo glorificado (22). Nesse momento seremos revestidos da nossa habitação que é do Céu (23).
Termino o artigo com umas palavras da Epístola aos Filipenses 3:20: “A nossa cidade está nos céus, donde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o Seu corpo glorioso.” A isso chamamos salvação completa ou glorificação.
O prezado leitor deverá começar pela salvação, agora, mediante a fé; depois a salvação em santificação no meio desta geração corrompida e perversa; finalmente a salvação gloriosa consumada na presença de Deus.
————-
(1)Hb 2:3. (2) 1 Tm 2:4. (3) Jr 8:20. (4) Jo 5:24. (5) Rm 10:13. (6) Lc 19:9. (7) Lc 23:43. (8) 2 Co 6:2. (9) Jo 1:12. (10) 2 Co 1:10.(11) Fp 2:12, 13. (12) 2 Ts 2:13. (13) 1 Pe 4:3, 4. (14) 1 Pe 1:9. (15) Rm 8:24. (16) Rm 3:11. (17) Rm 5:9. (18) Hb 9:28. (19) Ap 3:10. (20) 1 Jo 3:2. (21) 2 Co 5:8 (22) 2 Co 4:14. (23) 2 Co 5:2.
————–
MANUEL MOUTINHO, REVISTA “NOVAS DE ALEGRIA” – 199