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Home Diversos Debates Calvinismo

Analisando João 15.1-7

Artigo compilado por Artigo compilado
28 de agosto de 2014
em Calvinismo, Debates, Destaques, Estudos Bíblicos, Polêmicas
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pastor biblia

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido” (João 15:1-7)

Cristo estava ensinando por analogia que o fato de um dia fazer parte de Seu corpo não garante a salvação final, pois é necessária a perseverança até o fim. Da mesma forma, ele ensina que é possível que alguém que uma vez foi salvo não persevere e não confirme esta salvação. Alegar que tais pessoas descritas nesta analogia não eram salvas é inútil, pois Jesus disse que elas estavam nele (v.2). Se elas estavam nele, faziam parte do Seu corpo, a Igreja invisível eleita para a salvação e espalhada em todo o mundo.

Outro detalhe que nos mostra que essas pessoas eram salvas é o fato de já estarem limpas (v.3). Sabemos que a santificação é um processo de purificação que sucede a regeneração. Pessoas são salvas por Deus, regeneradas e, então, santificadas. Se essas pessoas já estavam limpas pela palavra de Cristo, é porque elas já haviam sido regeneradas e estavam, consequentemente, salvas, naquele momento.

Mais uma coisa que nos ajuda a concluir que tais “ramos” estavam salvos era que eles teriam que permanecer em Cristo. Se eles tinham que “permanecer”, é porque já estavam nele. Da mesma forma que é sem sentido dizer para alguém “permanecer em casa” se não está em casa, é sem razão dizer para alguém “permanecer em Cristo” se já não está em Cristo. E, se elas estavam em Cristo, faziam parte do Corpo e eram genuinamente cristãs. Cristãos nominais não fazem parte do Corpo nem estão em Cristo, embora frequentem uma igreja física. O texto está claramente tratando de cristãos de fato.

Por fim, o último ponto que nos leva a crer que Jesus estava falando de pessoas já salvas é que ele dirigia aquelas palavras, em primeiro lugar, aos seus próprios discípulos, que ali estavam. Estavam ali Cristo e onze apóstolos, pois Judas já havia deixado aquele lugar para ir vender Jesus aos sacerdotes (Jo.13:30). Depois que Judas saiu, Jesus continuou seu discurso aos onze discípulos e, referindo-se a eles, disse as palavras que lemos no capítulo 15. Partindo da premissa óbvia de que aqueles onze discípulos eram verdadeiros crentes e pessoas já salvas, é lógico que aquilo se aplica a pessoas regeneradas.

Que aquelas palavras foram ditas a pessoas já salvas, isso é indiscutível. Mas será mesmo que Cristo estava abrindo uma possibilidade de apostasia e de perda de salvação para elas? A resposta é que sim, analisando o mesmo contexto. Ele diz que aqueles ramos poderiam ser cortados (Jo.15:2) e que poderiam não permanecer na videira (v.4), que era ele mesmo. Deixando de fazer parte do Corpo, deixariam de ser salvos, pois apenas serão salvos os que estão em Cristo, e não fora dele.

O verso 6 mostra com ainda mais clareza que este “cortar” não significa apenas a “perda da recompensa”, mas a própria perda da salvação, com a consequente condenação ao inferno. Ele diz:

“Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados” (João 15:6)

Estes ramos, que estavam em Cristo mas não permaneceram nele, serão cortados, jogados fora, apanhados, lançados ao fogo e queimados, que é exatamente a mesma linguagem empregada aos ímpios que serão condenados (Mt.13:40; Mt.7:19; Mc.9:44; Ap.20:14). Portanto, temos aqui o retrato perfeito de pessoas que estavam salvas em Cristo, e que, mesmo assim, poderiam ser excluídas do Corpo, lançadas ao fogo e queimadas.

Aquelas palavras estavam sendo aplicadas primeiramente aos onze discípulos que ali estavam, mas, logicamente, também se aplicam por extensão a qualquer cristão que hoje esteja em Cristo. A mensagem transmitida era muito clara: não basta apenas estar em Cristo, é preciso permanecer nele até o fim, e a possibilidade da apostasia (ser cortado e lançado ao fogo) era real e existente.

Extraído do livro “Calvinismo X Arminianismo: quem está com a razão?”

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+Comentado 12

  1. João Oscalino says:
    11 anos ago

    Não acredito que DEUS fica dando e tirando Salvação de ninguém, se Não seremos salvos pele obras, só perde a salvação que rejeitar completamente ela. todo pecado é perdoado, exceto, contra o ESPÍRITO SANTO, Regei talo.

    Responder
    • jcp says:
      11 anos ago

      Ninguém disse que Deus dá e fica tirando a salvação, vc perdeu o juízo? Deus sim dá a salvação a todos que querem em Cristo Jesus, mas no curso da vida a pessoa pode querer apostatar, como foi no caso de Judas Iscariotes. Ele quis ser traidor, não foi condicionado a isso. 

      Responder
  2. Batista Tradicional says:
    11 anos ago

    Um dos maiores males do Calvinismo é trazer uma noção de que podemos viver como quisermos (em pecados, em mentiras, em devassidão etc) porque de qualquer maneira já estamos salvos e justificados pela eleição. Os nossos atos e pensamentos são também importantes na nossa caminhada cristã.

    Responder
  3. Batista Tradicional says:
    11 anos ago

    O pastor David Cloud escreve excelentes artigos mostrando os erros do Calvinismo. Vale a pena dar uma olhada. Esta doutrina nos faz pensar que nossas ações não irão influir no nosso julgamento, daí muitos vivendo na Igreja mas mesmo assim vivendo em pecados.

    Responder
    • crismacleiton says:
      9 anos ago

      ai acontece o que esta escrito em mateus 7.21-23 as palaras do nosso senhor e salvador JESUS.crismacleiton

      Responder
  4. jcp says:
    11 anos ago

    Depois de conhecer o calvinismo pela “caneta”, e pesquisando fontes historicas que J.Calvino era um tirano como os inquisitores catolicos, concluo que eh uma das piores heresias aqui catalogadas neste site. 

    Responder
  5. Alcidimar says:
    11 anos ago

    Já há algum tempo, parece que esse site passou a colocar em pauta assuntos que não são de fato edificantes para serem discutidos. Apologética é combater heresias e por mais que eu possa discordar de um arminianista, não posso considerá-lo um herege, apesar de eu não ser um calvinista.

    Responder
  6. Paulo says:
    9 anos ago

    Jesus, nesse texto etá falando de salvação ou vida produtiva.
    É impressionante como certos pregadores gastam tanto tempo defendendo mais as suas opiniões pessoais do que a verdade infalível das Sagradas Escrituras. Antes da Igreja quem era o povo de Deus e qual era proposito do seu chamado? 

    Responder
    • cacp says:
      9 anos ago

      Pense, cortado e jogado fora pra ser queimado, deve ser sobre vida produtiva??? Pense, amigo… (Pr. Martinez)

      Responder
  7. Paulo says:
    9 anos ago

    …o povo de Deus perdeu sua condição de povo de Deus? 
    A palavra diz que o remanescente será salvo. 
    Caso haja arrependimento por parte de quem caiu, é recuperado?
    Hebreus 6 dia que é impossível.
    Então antes de defender esse ou aquele examine as escrituras!

    Responder
    • jcp says:
      9 anos ago

      não leia hebreus 6 sem ver mais contexto de Hebreus, em 10:26 diz “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado…” olhe em um bom dicionário, e verás o que quer dizer a palavra “deliberar” : -> decisão de viver em pecado é uma escolha pessoal. depois vai responder por isso.

      Responder
  8. Eliaquim Rodrigues says:
    7 anos ago

    Ajudem-me pois parece haver uma ambiguidade no texto: Eles não permanecem e Cristo ( e portanto não estão mais nele) então o Pai os corta da videira, ele cortou os que não estavam na videira? Pois ele corta os que não permaneceram na videira.

    Responder

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