Adão guardou o sábado?

shabatt

Pergunta: Um livro publicado por Ellen Gould White, intitulado Patriarcas e Profetas, diz: “Adão e Eva ao serem criados, tinham conhecimento da lei de Deus. …Adão ensinou a seus descendentes a lei de Deus, e esta foi transmitida de pai a filho através de gerações sucessivas!” Isso tem base bíblica? É correto esse ensino?

Resposta: Não. A forma como Deus revelou Sua vontade ao homem foi por meio da natureza, e não de mandamentos expressos. Contemplando a natureza o homem podia sentir o amor e a presença de Deus, e esta convicção o levava a amá-Lo, bem como a seus semelhantes. Isto podemos ver na citação de Romanos 1.18-21: “Os atributos invisíveis de Deus, assim o Seu eterno poder, como também a Sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis. Porquanto, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes, se tornaram nulos em seus próprio raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”.

 

Pergunta: Então esse ensino de Ellen White não tem apoio bíblico?

Resposta: Certamente que não tem apoio bíblico. Quero mais afirmar, que embora os adventistas afirmem que seus escritos são inspirados, nem eles próprios concordam com a interpretação dela sobre Adão ter guardado o decálogo e o transmitido a seus descendentes. A Lição da Escola Sabatina da IASD, 1º trimestre de 1980, p.71, edição para professores, diz: “É certo que antes do Sinai a raça humana não tinha mais que uma limitada revelação de Deus”. “…Tiveram a revelação de Deus na natureza, mas não responderam a esta revelação, sendo deste modo tidos como culpados”.

 

Pergunta: Deste modo, fica-se embaraçado para harmonizar os pensamentos, pois se de um lado a Sra. White diz que Adão e seus descendentes receberam o conhecimento do decálogo, com mandamentos abrangentes, por outro o que acabamos de ler na Revista da Escola Sabatina é muito diferente da interpretação de Ellen White. Isso é confusão religiosa, concorda?

Resposta: Não só concordo que é confusão religiosa, citando mais, que o Deus da Bíblia não é um Deus de confusão (I Coríntios 14.33).

 

Pergunta: Então o que dizer de Gênesis 26.5, que declara que Abraão guardava preceitos, estatutos e leis de Deus. Não guardou ele, por exemplo, o sábado?

Resposta: Não. Como podia ele guardar o que não tinha sido dado? Se o decálogo não havia sido dado, não poderia ele tê-lo guardado. A Bíblia declara que a lei, integrando o decálogo, foi dada 430 anos depois de Abraão, como se lê em Gálatas 3.17: “Mas digo isto: que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio 430 depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa”.

 

Pergunta: Então, responda-me: que preceitos, estatutos e leis guardou Abraão, como declara Gênesis 26.5?

Resposta: Abraão guardou os seguintes preceitos ou mandamentos de Deus:

  1. Que saísse de sua terra (Gênesis 12.1);
  2. Que observasse a circuncisão (Gênesis 17.10);
  3. Que fosse perfeito (Gênesis 17.1-2).

Agora, só por hipótese, consideremos se Deus tivesse dado os 10 Mandamentos a Adão, dizendo, por exemplo “Honra a teu pai e a tua mãe”. Tinham eles progenitores que pudessem honrar? Há mais: “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Este preceito encerrava uma promessa específica para os israelitas. Só a Israel Deus deu a terra de Canaã. Atribuir também a Adão e seus descendentes este mandamento, nas condições em que ele está redigido, é dar-lhe endereço errado. Observemos agora o 4º mandamento, como se lê em Deuteronômio 5.15: “Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado”. Por que então o Senhor ordenou a Israel que guardasse o sábado? Para que servisse de comemoração pelo livramento do cativeiro do Egito. Finalmente, dizer que o decálogo foi dado a Adão e Eva é falar sem provas bíblicas. Para nós, também, não há um mandamento para guardar o sábado. Existe sim a declaração de que não há mandamento para a guarda do sábado (Colossenses 2.16-17).

 

Sair da versão mobile