O JORNAL DA ORLA, edição de 7,8 de setembro de 2014 traz na primeira página em manchete os seguintes dizeres: ACENDA UMA VELA AGORA PARA NÃO VER VIDAS APAGADAS DEPOIS”. Prossegue com os seguintes dizeres em tamanho normal: “Um problema que a sociedade busca esconder ou amenizar sua dimensão, o suicídio vem ganhando status de epidemia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Para lançar luz sobre a questão, o Centro de Valorização da Vida (CVV) propõe uma mobilização: na noite de quarta-feira (10), Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, deixe acesa uma vela na sua janela e mostre que também está preocupado.”
PR. NATANAEL: Uma pessoa que tenta o suicídio e tal não se consumar essa pessoa é perdoada por Deus? Qual a visão cristã a respeito do suicídio? O que diz a Bíblia a respeito do suicídio?”
RESPOSTA: A Bíblia menciona seis pessoas específicas que cometeram suicídio: Abimeleque (Juízes 9:54), Saul (1 Samuel 31:4), o escudeiro de Saul (1 Samuel 31:4-6), Aitofel (2 Samuel 17:23), Zinri (1 Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5). Cinco deles eram homens pecadores e perversos (não se sabe o suficiente sobre o escudeiro de Saul para fazer um julgamento a respeito de seu caráter).
PERGUNTA: Como a Bíblia avalia o suicídio?
RESPOSTA: A Bíblia enxerga o suicídio da mesma forma que assassinato, pois isso é exatamente o que é – auto-assassinato. Cabe a Deus decidir quando e como uma pessoa deva morrer. Se um descrente cometer suicídio, ele não fez nada mais do que “acelerar” a sua jornada para o lago de fogo. A pessoa que cometeu suicídio estará no inferno por terejeitado a salvação através de Cristo.
PERGUNTA: O que a Bíblia diz sobre um cristão que comete suicídio?
RESPOSTA: Que ele não tem o direito de tirar a própria vida e precisa permanecer fiel a Deus até à morte. Apocalipse 2:10 “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” O suicídio ainda é um grave pecado contra Deus. Segundo a Bíblia, o suicídio é assassinato; é sempre errado. Deve-se ter sérias dúvidas sobre a autenticidade da fé de qualquer pessoa que afirmava ser um cristão, mas mesmo assim cometeu suicídio. Não há nenhuma circunstância que possa justificar que alguém, especialmente um cristão, tirar a sua vida própria. Os cristãos são chamados a viver suas vidas para Deus.
Acredito que o texto Bíblico deve ser encarado seriamente mas não literalmente. Existem pessoas que se suicidam por estarem deprimidas e não significa que todos que cometem tais atos foram perversos.Deus os julgará.