Gê 26.4-5 “E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; “Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu Mandado, os meus Preceitos, os meus Estatutos, e as minhas Leis”.
Os Adventistas do Sétimo Dia argumentam que o sábado estava inserido nestes “mandados, preceitos, estatutos e leis” citados em Gênesis.
Não encontramos no livro do Gênesis nenhuma evidência que os Patriarcas guardavam o sábado. O shabath foi guardado no Jardim do Éden por Adão e Eva? E onde está registrado isto?
Se Abraão, Isaque e Jacó guardavam o sábado, certamente seus filhos estariam familiarizados com a prática, mas o profeta Neemias nos diz que o SÁBADO foi CONHECIDO no Sinai por intermédio de Moisés (Ne 9.13-14). Será que o profeta Neemias era um desinformado? Não lia a Torah?
Pergunto: Abraão guardou o sábado? – A resposta é um SONORO, NÃO!
1) Ainda que o Patriarca Abraão tenha praticado diversos “mandatos”, “preceitos”, “estatutos” e “leis”, ele NÃO FOI JUSTIFICADO diante de Deus por suas OBRAS ou por GUARDAR quaisquer LEIS ou ESTATUTOS, mesmo que, hipoteticamente, o sábado (cf. Rm 4.1-3).
2) Meu objetivo é deixar esclarecido que o contexto de Gênesis 26.5 claramente NÃO confirma que esse “mandado, preceitos, estatutos e leis” tratavam-se dos 10 Mandamentos (Êx 20.1-17).
3) NÃO há o “Ipsis Litteris” mesmo que hipoteticamente onde o sábado foi observado na época patriarcal antes do Sinai num período pré-Israelítico da história bíblica sendo que o mesmo ainda NÃO estava em vigor. Vejamos: Mostra a sua palavra a Jacó, os seus estatutos e os seus juízos a Israel. Não fez assim a nenhuma outra nação; e quanto aos seus juízos, não os conhecem. Louvai ao Senhor. Sl 147.19,20
Vamos verificar mais alguns textos:
a) Dt 4.1: “E agora, ó Israel, ouça os DECRETOS e as LEIS que estou ensinando vocês a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor, o Deus dos seus ANTEPASSADOS, dá a vocês”.
→ Dt 4.13: “O Senhor lhes anunciou a sua Aliança, as Dez Palavras. Escreveu-os sobre duas tábuas de pedra e ordenou que os cumprissem”.
→ Dt 4.14: “Naquela ocasião, o Senhor mandou-me ensinar a vocês DECRETOS e MANDAMENTOS para que vocês os cumprissem na terra da qual vão tomar posse”.
b) Dt 5.1 “Ouve ó, ISRAEL, as [leis] e os [preceitos] que HOJE lhe proclamo…”, APRENDA-OS e tenham o cuidado de cumpri-los.
Obs.: SÓ se APRENDE aquilo que NÃO se CONHECE.
→ Dt 5.2 “O Senhor, o nosso DEUS, fez CONOSCO uma ALIANÇA PERPÉTUA em Horebe” (Dt 5.2)
→ Dt 5.3 “NÃO FOI com os NOSSOS ANTEPASSADOS que o Senhor fez essa Aliança, MAS CONOSCO, com TODOS NÓS que HOJE estamos vivos aqui”.
c) 2 Cr 33.8 “Não farei os pés dos Israelitas deixarem novamente a terra que dei aos seus ANTEPASSADOS se tão somente tiverem o cuidado de fazer tudo o que lhes ORDENEI segundo todas as LEIS, DECRETOS e ORDENANÇAS transmitidos por meio de Moisés”.
d) Ne 9.13 “E sobre O MONTE SINAI, falando-lhe desde os céus, e deste-lhe JUÍZOS retos e LEIS verdadeiras, ESTATUTOS e MANDAMENTOS bons”.
→ Ne 9.14 “FIZESTE-OS “CONHECER” teu “SÁBADO” e lhes ordenaste cumprir Teus mandamentos, Teus estatutos e Tua Torá ATRAVÉS DO MINISTÉRIO DE MOISÉS, Teu servo”.
Obs.: NOTE que o profeta Neemias diz claramente que o Sábado NÃO era conhecido ANTES do Sinai entre o povo de Israel.
e) Jo 1.17 “Pois a LEI foi dada por intermédio de Moisés; a GRAÇA e a VERDADE vieram por intermédio de Jesus Cristo”.
f) Em Gl 3.17 “Paulo afirma que a LEI só veio somente 430 anos depois de Abraão”.
Obs.: A lei veio DEPOIS de Abraão por intermédio de Moisés no ÊXODO e NÃO por intermédio de Adão no GÊNESIS.
Veja: Alguns dos preceitos, mandados, estatutos e leis que foram dados antes de Abrão e depois:
a) Ofertas: Gn 4.3-4;
b) Altares Gn 8.20;
c) Que saísse da terra: Gn 12.1;
d) Sacerdotes: Gn 14.18;
e) Dízimos: Gn 14.20;
f) Que andasse na sua presença e fosse perfeito: Gn 17.1,2;
g) Circuncisão: Gn 17.10;
h) Casamento: Gn 2.24 e Gn 34.9;
i) Que sacrificasse seu filho Isaque: Gn 22.2;
j) Que permanecesse na terra que Deus lhe dissesse;
l) Contra Imoralidade sexual: Gn 38.24-26; 34.7, etc.
Por que Deus deixaria de lado o mais “importante” dos mandamentos o “santo sábado”?
CONCLUSÃO:
Isto posto, Abraão NÃO poderia guardar aquilo que era desconhecido no seu tempo, sendo que o Decálogo só foi promulgado (tornou-se público) mais tarde no Sinai (cf. Ex 20.8-11; Ex 31.13-18; Dt 5.1,2,3; Ez 20.10,11,12; Jr 17.22 e Sl 147.19,20).
Portanto, O texto de Gênesis 26.5 não faz referência aos 10 (dez) mandamentos do Decálogo. Não é um Mandamento Normativo para guarda de sábado aos cristãos gentios (não Judeus) na Nova Aliança.
—————
Aut. Coop. Sergio Baeta