Pergunta: Depois do arrebatamento da Igreja, quando a Igreja irá ao encontro de Jesus nas nuvens, que acontecimento se dará no céu?
Resposta: A Igreja arrebatada, já com seus corpos glorificados, comparecerá perante o Tribunal de Cristo, como se lê em IICo 5.10, para que suas obras, feitas no corpo como crentes, sejam provadas, a fim de que recebam ou não galardão. Aqui não se trata do julgamento diante do Trono Branco, que acontecerá só após o milênio (Ap. 20.11-15).
——————
Pergunta: O que diz a Bíblia a respeito do julgamento no Tribunal de Cristo?
Resposta: Esse julgamento terá lugar no dia em que Jesus vier, pois Ele trará consigo o galardão (IPe. 5.4; Ap. 22.12).
——————
Pergunta: Quem será julgado ali?
Resposta: Paulo escreve que todos devemos comparecer ante o Tribunal de Cristo (IICo. 5.10), referindo-se tanto aos que ressuscitarem como aos que forem arrebatados no momento da vinda de Jesus (ITs.4.17).
——————
Pergunta: O que será julgado ali?
Resposta: Não se trata dos nossos pecados, pois o que Jesus perdoou ele não se lembra mais (Hb. 8.12 e 10.17). Se tivesse havido qualquer pecado no momento do arrebatamento, seria um impedimento para subir, pois ali “não entrará coisa alguma que contamine” (Ap. 21.27). A noiva de Jesus é pura, sem mancha nem ruga (Ef. 5.27), vestida de vestes brancas (Ap. 19-7.8). Não haverá ali julgamento que exija castigo, pois a Bíblia diz que aquele que crer não entrará em condenação (Rm. 8.1; Jo. 5.24). Neste julgamento serão provadas as obras que os crentes fizeram como salvos, a fim de que sejam aprovadas ou reprovadas. As obras aprovadas receberão galardão (lCo. 3.8-14), obras feitas sobre o fundamento que é Jesus Cristo (Mt. 7.24-25).
——————
Pergunta: Quem será o juiz no tribunal de Cristo?
Resposta: O juiz será Jesus, por isso esse julgamento é chamado Tribunal de Cristo.
——————
Pergunta: Como será feito o julgamento?
Resposta: A Bíblia nos mostra que as obras feitas por meio do corpo, pelos salvos, aparecerão com o valor e qualidade que possuem perante Ele (ICo. 3.12-15). As obras dos salvos aparecem em forma de diferentes materiais, e tudo passará pelo fogo que haverá de prová-las. Aqui não se trata, então, da aparência externa, ou de propaganda, nem de louvor próprio ou aplausos de outros. Não. O valor perante Deus está relacionado com a fidelidade, a obediência, o amor, a abnegação e a humildade com que as obras foram feitas. Aqueles que aqui procuram a sua própria glória, já recrberam o seu galardão, e nada lhes sobra para aquele grande dia (Mt. 6.2-5,16).
——————
Pergunta: Quais os diferentes materiais que a Bíblia usa para representar a maneira como o Senhor vê a obra dos crentes?
Resposta: Ouro (Jó 22.23-25), prata e pedras preciosas. Essas palavras significam as obras feitas em Deus, ou conforme a Palavra de Deus (Jo. 3.21; Rm. 15.19; ICo. 4.6 e 15.10).
——————
Pergunta: E as obras simbolizadas por madeira, feno e palha?
Resposta: Simbolizam as coisas humanais, feitas para serem vistas pelos homens, quando se busca a auto-promoção e não a glória de Deus (Lc. 6.32-34). O Espírito Santo se manifestará como um fogo, que fará queimar tudo que não tiver valor eterno, enquanto tudo que foi feito conforme a vontade do Senhor permanecerá, e servirá como base do galardão que Jesus dará.
——————
Pergunta: É possível ser salvo e perder o galardão?
Resposta: Sim. É o que diz o ICo. 3.15 “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento, mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo”. Daí porque a recomendação de ICo 3.10: “Veja cada um como edifica sobre ele”. Os que aqui vivem com os seus corpos entregues a Deus como sacrifício vivo, compreenderam a vontade de Deus e edificaram conforme ela (Rm. 12.1-2). Esta obediência e a inteira vontade de ser-lhe agradável serão lembrados no Tribunal de Cristo (II Co. 5.9-10). Ali se verá a diferença de semear na carne e semear no Espírito.
——————
Pergunta: Os galardões serão as coroas que os crentes receberão nessa ocasião?
Resposta: Sim (Pv. 27.18; Jo. 12.26). 1) a coroa de glória (IPe. 5.4); 2) a coroa incorruptível (ICo. 9.25); a coroa da justiça ((IITm. 4.8); a coroa da vida (Ap. 2.10). Se cumprirá o que diz Isaías 53.5b, que Jesus suportou por nós uma coroa de espinhos (Jo. 19.2), nos dando o direito de sermos participantes da coroa de glória.
——————
Pergunta: O que na nossa vida e nas nossas obras será submetido à prova perante o Tribunal?
Resposta: A nossa vida como crentes será provada: Jesus é o fundamento (Mt. 7.24-25); IJo. 5.12).
Aqueles que edificam sobre esse fundamento por toda a vida:
1) Têm a vida eterna;
2) Vivem com seus corpos entregues a Deus (Rm. 12.1-2);
3) Sua maneira de sentir, viver e agir está em conformidade com a Bíblia (Rm. 6.17; Gl. 6.18) e obedecem a Palavra de João 14.21 e IJoão 2.5;
Seremos provados por nosso testemunho de vida cristã:
1) A maneira como tratamos os irmãos (Rm. 14.10-15; At. 9.4-5) reflete em Jesus. Se sacrificaram para ajudar os irmãos (Ef. 6.7; Cl. 3.23; II 1.18);
2) Deus tem dado talentos a todos (Mt. 25.14-20). Jesus fará contas com todos para saber o que cada um ganhou negociando;
3) Os pastores darão conta do rebanho que lhes foi confiado (Jo. 17.12; At. 20.26; Hb. 13.17).
4) O esforço para ganhar os perdidos (Pv. 24.11-12; Ez. 33.7; IICo. 11).