Candomblé
Origem: Trazida pelos escravos da África no final do século XVI.
Objetivo: Chegar ao Divino pelas orientações dos Espíritos. Creem num Deus só, mas também cultuam uma série de Orixás, que são considerados divindades representativas da natureza, que cuidam e equilibram as energias da nossa existência. É uma religião musical e culturalmente rica. Quando chegou ao Brasil a religião passou por mudanças para se esquivar da perseguição católica, assim cada Orixá foi associado a um santo da Igreja Católica, para despistar os jesuítas e dar continuidade ao culto.
Umbanda
Origem: Também deriva das religiões afro-brasileiras, mas nasceu propriamente em 1908 pelo médium Zélio de Moraes, ao incorporar uma entidade chamada “Caboclo das Sete Encruzilhadas”. Com a ajuda de Espíritos que se apresentavam como ex-escravos (pretos velhos) e ex-indígenas (caboclos) fundou o primeiro centro em Niterói, Rio de Janeiro. É tida como religião verdadeiramente brasileira.
Quimbanda
Origem: Religião afro-brasileira que surge no Rio Grande do Sul, a partir de meados dos anos 60. Frequentemente é confundida com a Kiumbanda (ou Quiumbanda), que é a prática de trabalhar espiritualmente com kiumbas. É uma seita religiosa formada por Espíritos em evolução, onde o conceito de bem e mal são condições necessárias à aprendizagem das entidades.
Fonte consultada: https://www.casadejesus.online/