A Lei e o Sábado, devemos ser legalistas no Novo Testamento?
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Mateus 5.17,18: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”
Argumento: Afirmam os adventistas: “Enquanto durar o céu e a terra não se omitirá um jota ou til da lei. Logo, os dez mandamentos estão em vigor. Assim, o sábado deve ser observado.”
Resposta: A correta interpretação da passagem é a seguinte:
- a) Não há nenhuma insinuação que diz que cada jota ou til da lei vão permanecer até que o céu e a terra passem, mas que não passarão “sem que tudo seja cumprido”. É o que se lê em Lucas 16.16,17. Ora, tanto esta passagem como Mateus 5.17-19 ensinam que em algum tempo a lei passará, isto é, logo que for cumprida. E Jesus disse que veio cumpri-la e ele a cumpriu integralmente (Efésios 4.10). Se já cumpriu, a lei já passou. O que Jesus asseverou não era o tempo que a lei havia de durar, mas a certeza do seu cumprimento (Lc 24.44; At 13.39; Ef 2.14).
- b) A lei a que se refere Jesus não se restringe só ao decálogo, mas a toda lei, como segue:
- – Jesus fala de três mandamentos do decálogo; do 6o no verso 21; do 7o no verso27; e do 3o no verso33.
- – Jesus fala de mandamentos fora do decálogo: verso 38 – “Olho por olho”, que se encontra em Levítico 24.20, que por sua vez fazia parte de normas jurídicas de antigas civilizações conhecidas como “Lei de Talião” incorporada na Torá; verso43 fala do amor ao próximo, que se encontra em Levítico 19.18.
- c) Quando Jesus fala da lei, ele a aplica a todo Pentateuco ou a toda lei (Mt 7.12; 11.13; 22.13; 22;40; Lc 16.16,29,31).
- Jesus falou que veio cumprir a lei (Gl 4.4,5; Rm 10.4), inclusive o decálogo.