“Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos” Tiago 2.10
Os adventistas gostam de perguntar aos evangélicos se eles praticam os outros nove mandamentos do decálogo, por sua vez os evangélicos respondem que sim. Então perguntam por que não guardam também o sábado do decálogo já que este faz parte do quarto mandamento da Lei, o que os evangélicos respondem que o sábado foi cravado na cruz . Em cima disso os adventistas contra-argumentam citando Tiago 2.10.
Eles alegam que Tiago estaria falando da lei dos dez mandamentos, pois cita dois mandamentos do decálogo:
“Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei.” (v.11)
Dizem ainda que a “lei real” e a “lei da liberdade” (v. 8,12) faz referência ao decálogo. Pois bem, vamos analisar e ver se de fato possui base sólida tal afirmação.
Antes de tudo é bom salientar que Tiago cita mandamentos que estão fora do decálogo e que se encontram no livro da lei cujo conteúdo os adventistas dizem ser cerimonial: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” Se o fato de Tiago citar mandamentos do decálogo implica que a lei ai é somente a do decálogo, também podemos dizer que ele está então falando de toda a lei, pois cita um mandamento que se encontra no livro de Levítico cujo conteúdo é da lei cerimonial.
Eis as razões porque acreditamos que Tiago está se referindo a toda a lei e não somente ao decálogo:
1. Os judeus não dividiam a lei em moral e cerimonial, a lei era uma só;
2. Tiago era líder da igreja em Jerusalém (Gl. 2.9) do grupo dos da “circuncisão” (Gl.2.7-8).
Esta igreja era composta por judeus convertidos, mas que ainda guardavam a lei mosaica sem nenhum prejuízo. Veja o perfil teológico do rol de membros da igreja de Tiago em Atos 21.17-27 (cf. ainda 10.45; 15.5):
“No dia seguinte Paulo foi em nossa companhia ter com Tiago, e compareceram todos os anciãos….e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido, e todos são zelosos da lei.”, isto é, “zelotes em prol da lei”.
Cabe aqui uma pergunta: Qual lei era essa ? Estaria Tiago falando ai da lei moral, apenas dos dez mandamentos? Não. Vamos prosseguir na leitura e ver que tipo de lei a igreja de Tiago obedecia:
“Têm sido informados a teu respeito que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a se apartarem de Moisés, dizendo que não circuncidem seus filhos, nem andem segundo os costumes da lei.[a mesma acusação apresentada contra Estevão em Atos 6.13]”
Que costumes eram estes? Porventura eram costumes da lei moral ou da lei cerimonial?
Tiago nos dá a resposta pelo pedido que ele faz a Paulo, vejamos:
“Faze, pois, o que te vamos dizer: Temos quatro homens que fizeram voto; toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles as despesas para que rapem a cabeça; e saberão todos que é falso aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que também tu mesmo andas corretamente, guardando a lei.”
Qual lei era esta que Paulo precisava provar aos judeus que guardava? Era a lei moral ou a chamada lei cerimonial?
Prossigamos ainda:
“Então Paulo, no dia seguinte, tomando consigo aqueles homens, purificou-se com eles e entrou no templo, notificando o cumprimento dos dias da purificação, quando seria feita a favor de cada um deles a respectiva oferta. Mas quando os sete dias estavam quase a terminar…”
Aqueles irmãos da igreja de Jerusalém e especificamente Tiago, queriam que Paulo, de modo prático, desmentisse a notícia de que ele dissuadia os cristãos judeus de guardar a lei e de circuncidar os filhos (Atos 16.3).
Quanto a isso certa obra teológica comenta: “Paulo, até onde podemos ver, continuou a observar a lei e isso fez enquanto viveu, especialmente na companhia de judeus, e sua aquiescência no conselho de Tiago, nessa ocasião, participando da cerimônia de purificação de quatro homens que haviam tomado voto temporário de nazireu, e pagando as respectivas despesas, estava em perfeita concordância com o princípio por ele estabelecido: “Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus” (1Co 9.20). Podemos comparar isto com o voto por ele mesmo tomado (At 16.3; 18.18), Os costumes (21); isto é, os determinados na lei judaica, “recebidos de Moisés por tradição” (At 6.14; Gl 1.14). Faze por eles as despesas. Sobre a natureza de tais despesas veja Nm 6.14-15.” (Novo Comentário Bíblico).
Isto posto, concluímos que:
1. A igreja de Tiago era composta por judeus convertidos zelosos da lei, e dos costumes da lei mosaica.
2. Estes judeus guardavam a lei da purificação, circuncisão, voto, sábado, freqüentavam o templo etc…
3. Tiago em nenhum momento condena a prática desta lei de Moises;
4. Pelo contrário, pede para Paulo se enquadrar na fé da igreja judaica naquelas circunstancias de perigo iminente;
5. Ele nunca divide a lei em duas, nem mesmo as denominas lei moral e lei cerimonial.
Com este pano de fundo do contexto histórico, podemos entender agora a carta de Tiago e o que ele quis dizer com a expressão “guardar toda a lei” em 2.10.
1. Tiago foi bispo da primeira igreja judaico-cristã da história, onde ainda não havia se convertido nenhum gentio. Veja que mesmo Pedro teve dificuldades em explicar aqueles irmãos sua pregação a um gentio do grupo dos “tementes a Deus” Atos 11.2-3-18.
2. A epístola de Tiago é considerada uma das mais antigas do NT. Os críticos colocam sua data entre 46 e 60 d.C.bem nos primórdios do cristianismo.
3. Esta carta foi endereçada não a gentios, mas a judeus convertidos é o que se depreende da introdução que Tiago faz dizendo, “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde.”
4. Tiago 2.2 usa até mesmo a palavra sinagoga para a reunião dos cristãos.
Veja que ele chama a igreja pelo costume nacional judaico. Isto mostra sem sombra de dúvida que o pensamento teológico de Tiago e de sua igreja, contido nesta epístola, era perfeitamente compreensível para aqueles judeus cristãos dispersos.
Então quando Tiago fala de guardar “toda a lei” está falando da lei inteira e não de uma parte dela apenas. Não está ai falando do decálogo que os adventistas chamam de lei moral. Este tipo de linguagem era desconhecida da mentalidade da igreja judaica na qual Tiago presidia.
A propósito, a revista da Escola Sabatina, de 1o trimestre de 1980, p.19, afirma:
“O NT não dá nenhuma indicação que se tenha pedido aos judeus que abandonassem imediatamente a prática da circuncisão ou que ignorassem as festividades judaicas”.
Disto concluímos, quanto aos mandamentos, que quem despreza uns e pratica outros, a si mesmo constitui transgressor , como o disseram Paulo e Tiago . É bom recordar o que eles falaram sobre o assunto:
Paulo – “Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.” (Gl. 3.10)
Tiago – “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.” (Tiago 2.10)
Essas duas citações são perfeitamente idênticas em seu sentido. Os dois escritores disseram a mesma coisa com palavras diferentes.
Agora veja, você que é guardador do sábado, mas não deixa se circuncidar, tosquiar-se ou purificar-se, que também é da mesma lei, como pode deixar de ser transgressor da lei?
Relembrando ainda que a lei supra citada não é o decálogo apenas, mas todo o sistema do judaísmo. Se os adventistas quiserem se socorrer neste verso supra citado terão que guardar toda a lei. Se não o fazem, eles são, então, os que mais incorrem neste pecado. Não há para onde fugir!
Só tenho há aplaudir
E mesmo sendo de teor judaico Tiago deixou claro os ensinamentos de Jesus, o Amor a lei de Cristo
Parabéns, professor Paulo C. da Silva; não pare de cooperar para a edificação do corpo de Cristo, juntamente com este importante instrumento CACP.
É um artigo interessante, mas tropeça na palavra de Deus.
A palavra é clara: se me amas, guarda os meu mandamentos. Deus é imutável.
cont. ja alei dos 10 mandamentos, com foco no sabado aponta para o passado, pedindo para q seja lembrado… entao a diferenca eh feita pq ambas categorias de lei se enquadra em papeis diferentes, por isso o veu foi rasgado dando sinal do fim do cerimonialismo, mas eles ainda guardaram a lei moral
O dragão irou-se contra a mulher e saiu para guerrear contra o restante da sua descendência, os que obedecem AOS MANDAMENTOS DE DEUS e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.”
Apocalipse 12:17
Pois é, o diabo tá irado com quem obedece a Deus, não com rebeldes amigão
CarluiS qui fev 16 at 9:53 pm “AOS MANDAMENTOS DE DEUS e se mantêm fiéis ao testemunho de Jesus.” Ap 12:17
este verso não incluiu guardar sábado (vide colossenses 2:16-17), “se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.” Gálatas 2:21b
“os mandamentos de Deus” mescla no N.T com os “mandamentos de Jesus” João 14:21 e com o magistério dos apóstolos. “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser MANDAMENTO do Senhor o que vos escrevo.” 1 Coríntios 14:37.
em momento algum o livro de Apocalipse está dizendo para justificar-se no decálogo de Moisés.
“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo … porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” Gálatas 2:16
o que carece no Sr. é um estudo honesto e completo por exemplo da Carta de S.Paulo aos Gálatas.
Que bom! A lei foi abolida. Podemos matar e roubar à vontade! Ou só o sábado foi abolido, por quem assim melhor convém?
E olhe que lei está ESCRITA NO LIVRO, E QUEM ESCREVEU. Medite em Gálatas 3:10. Olhe que lei os filhos de Deus guarda Ex31.18
Olhe na lei escrita pelo próprio dedo de DEUS, se lá fala em circuncisão, e por que será que Deus escreveu em pedras? Você sabe o significado? Pesquise e você vai encontrar que simboliza eternidade. Jesus te ama e quer te libertar dos enganos
FRANCISCO ALVES FEITOSA dom set 17 at 8:22 pm É um artigo interessante, mas tropeça na palavra de Deus. A palavra é clara: se me amas, guarda os meu mandamentos. Deus é imutável.
deixa de ser Whitelatra !
“…DESFEZ na sua carne… a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças … ” Efésios 2:15
” Vós, que vos justificais por meio da Lei, estais separados de Cristo; caístes da graça! Galatas 5:4
os mandamentos de Jesus Ele expõs no sermão do monte, e lá o “sábado” não está contemplado.
o mandamento de Jesus é o Amor ao próximo e a Deus. e nada sobre “sábado” pois estamos na Nova Aliança e não no A.T …guardar um ano sábatico voce não quer né ?
seria considerado mínimo..se os dez mandamentos fossem maldição, Cristo e Tiago não os teria citado. No novo pacto, Deus afirma que imprimirá as suas leis nas mentes e no coração para que mesmo sem ter recebido a torá os gentios da terra fossem lei para si mesmos e não por ordenanças.
Além do mais descumprir os dez mandamentos fere a lei real, amará ao teu próximo como a ti mesmo (Tiago 2: 8-9), cuidado com a própria consciência para que ao matar ou… não seja réu de juízo, por não entender a boa e agradável vontade de Deus. Amados, cuidado com o que condenas…
a enfase e exortação de Tiago é “vida prática cristã” operante e não pôr a Lei Mosaica acima da Graça … como confundiu a falsa profetisa EGW.
Flávio de Almeida, o sr. confunde tudo pois postula a partir de EGW. a falta profetisa.
“Vós, que vos justificais por meio da Lei, estais separados de Cristo; caístes da graça!” GL.5:4
da Lei vale o que Jesus repetiu e ratificou, e o “sabado” não é contemplado vide CL.2:16-17
Podemos então realizar tudo,se tudo podemos fazer, logo não há pecado, pois o pecado é a transgressão da lei. E se a lei foi abolida porque julgamos quando há um caso de homicido ? Se a lei abolida então matar é algo normal..meus irmãos a Biblia é uma só, nela não há contradição.
“não adulterarás” Êx 20:14 // “não adulterarás” Mt 5:27-48 se cumprir somente “moisés” você não é justificado, o que vale são os mandamentos ratificados explanados por Jesus e Apóstolos, e o sábado não é contemplado, e mesmo assim estamos debaixo da Graça e Lei do Espirito.
Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. HÁ UM QUE VOS ACUSA, Moisés, em quem vós esperais. João 5:45
Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade … a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo João 1:17
O fim da Lei é Cristo Romanos 10:4
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto, aquilo que a Lei fora incapaz de realizar por estar enfraquecida pela natureza pecaminosa
romanos 8:2
O pecado é a transgressão da Lei. Supondo que Jesus aboliu os 10 mandamentos ( Qual seria o motivo de Jesus abolir algo feito pelo PAI ) então não há pecado.
É incrível a segueora espiritual desse povo, como pode dizer que so 9 dos mandamentos tem de ser observado? Agora entendo porque Deus escreveu nas tábuas: Lembra te do dia de sábado, Ele sabia que iriamos esquecer. O diabo nao brinca.
O que Tiago esta combatendo é acepção de pessoas que estavam fazendo entre o rico é o pobre e isso faz qualquer um transgressor.
Muito esclarecedor.
Quero poder sempre tirar mi hás dúvidas com seus estudos.
Jesus não regou a lei. “Cumpriu” Mt 5:17 e disse, aquele que observar será considerado grande no Reino dos céus Mt 5:17b.
Em Mt cap 5 Jesus COMPLEMENTA os mandamentos e pontua alguns, Ex 20:13 Não mataras; Mt 5:22 todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão esta sujeito a julgamento.
Ex 20:14 Não Adulterarás, Mt 5:28 Se olhar para uma mulher com intenção impura, já adulterou.
Então, o sermão do monte é o ápice da doutrina de Jesus, em nenhum momento Ele disse algo sobre guardar “sábado”, nem ao menos o cita, falou sobre tudo, e até sobre jejum e esmolas, e nada e nenhuma vírgula sobre sábado. Estamos desobrigados quanto a isso. CL.2:16-17.
Do 4º mandamento Jo 5:16-17 Os judeus perseguiam Jesus porque fazia tais coisas no sábado, Disse Meu Pai trabalha até agora E EU TRABALHO TAMBÉM.
Cumprir os mandamentos de Mt é mais difícil, eu não tenho que apenas amar meu próximo, devo orar pelos que me perseguem Mt 5:43-44.
Não é mais olho por olho, se ferir minha face devo voltar-lhe também a outra Mt 5:38-39, ou seja, a graça me exige mais.
A Lei citada em Tg 2:10 é νόμον (gr. “nomos”; 193 vezes no NT). Nem sempre é usada para se referir ao Pentateuco (‘lei e os profetas”). Vou dar um exemplo:
Hb 8:10 diz “na sua mente imprimirei as minhas leis”. Serão estas leis de saúde, higiene, civis, cerimoniais (serviços do templo) ou morais (adoração a Deus)? O estudo do sábado deve ser feito em toda a Bíblia e não apenas em um texto isolado.
Graça e paz!
interpretar ao pé da letra a “lei” ? “E o que comeres será como pães de cevada, e cozê-los-ás sobre o esterco que sai do homem, diante dos olhos deles.”Ezequiel 4:12
olha que foi Deus que mandou comer pão assado em esterco humano, então voce que é legalista por que não faz isso ?
Quanta bobagem, não existia diferença de leis né???? Então pq somente os 10 mandamentos eram guardados dentro da Arca da Aliança e o outros ficavam de fora????? Não é tudo igual????
Sim, então me mostra o sábado como mandamento, no Novo testamento.