A Caaba é uma construção cúbica de 15,24 metros de altura, e é cercada por muros de 10,67 metros e 12,19 metros de altura. Ela está permanentemente coberta por uma manta escura com bordados dourados que é regularmente substituida. Em seu interior encontra-se a Hajar el Aswad (“Pedra Negra”), uma pedra escura, de cerca de 50centímetros de diâmetro, que é uma das relíquias mais sagradas do islã. Ela é provavelmente o resto de um meteorito.
A Caaba é o centro das peregrinações (hajj), e é para onde o devoto muçulmano volta-se para as suas preces diárias (salat). É o lugar mais sagrado do Islã.
Maomé repudiou os deuses pagãos da Caaba, mas manteve dois símbolos desse lugar de idolatria – a própria Caaba e Alá. Ambos faziam parte da veneração idolatra que compunha a sociedade na época. Nesse período, a Caaba provavelmente simbolizava o sistema solar, abrigando 360 ídolos (entre eles Alá), sendo assim uma representação zodiacal. O edifício foi restaurado diversas vezes; a construção atual é datada do século VII, substituindo a mais antiga que foi destruída no cerco de Meca em 683.
Veja o vídeo:
Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaaba