
Afirmam os defensores de Ellen G White (EGW) que é pela Bíblia que os seus escritos devem ser testados. “A Bíblia é a grande medida, ou regra, pela qual todos os outros escritos devem ser provados.” (Cf. O Testemunho de Jesus, p. 68). Para que não paire dúvida se EGW é mulher falível ou falsa profetisa, devemos pesquisar a Bíblia que nos dá meios de saber se uma profecia é de Deus, dos homens ou dos demônios.
Encontramos então dois requisitos para por à prova alguém que se intitula profeta:
1) falar em nome de Deus;
2) que suas profecias venham cumprir-se.
Isto é visto em Dt 18.20-22: “Porém o profeta que presumir soberbamente de falar alguma palavra em meu nome, que eu não tenho mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, o tal profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: como conheceremos a palavra que o Senhor não falou? Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou o tal profeta, não tenhas temor dele.”
A Bíblia mesma cita dois exemplos: um de profeta verdadeiro: é o caso de Samuel. Dele se diz em 1 Sm 3.19 – “E crescia Samuel, e o Senhor era com ele; nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.” Foi Samuel aprovado por Deus como profeta verdadeiro. O segundo exemplo é de um falso profeta por nome Hananias. Ele é mencionado em Jr 28.1-3.15-17: “Assim fala ao Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel, dizendo: Eu quebrei o jugo do rei de Babilônia. Depois de passados dois anos completos, eu tornarei a trazer a este lugar todos os vasos da casa do Senhor, que deste lugar tomou Nabucodonosor, rei de Babilônia, levando-os para Babilônia”… “E disse Jeremias, o profeta, a Hananias, o profeta: Ouve agora, Hananias: Não te enviou o Senhor, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Pelo que assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano morrerás, porque falaste em rebeldia contra o Senhor. E morreu Hananias, o profeta, no mesmo ano no sétimo mês.”
Hananias foi, comprovadamente, um falso profeta, pois sua profecia não se cumpriu. Ele veio a falecer por causa de sua falsa profecia.
Quando passamos para considerar as palavras de Jesus sobre profecias, ele fala: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêem até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos.? Assim, toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.”(Mt 7.15,18) Naturalmente que os bons frutos são as profecias, profecias cumpridas e os maus frutos são as profecias falhas, não cumpridas.
Certos adventistas quando são questionados sobre EGW costumam defender-se dizendo que é perseguição religiosa esse questionamento e que isso ela já falara profeticamente: que seria perseguida e contestada. Ocorre que para escrever sobre ela sempre temos a mão suas publicações através da CASA (Casa Publicadora Brasileira.). Certo escritor adventista, assim se pronuncia sobre os escritos e profecias de EGW, “Tudo quanto disse e escreve foi puro, elevado, cientificamente correto e profeticamente exato”… “a irmã White jamais escreveu uma inverdade nem fez predições que não se cumprissem.” (Subtilezas do Erro, p. 35,42)