Quando foi que os homens começaram a suspeitar que a terra fosse redonda, e não achatada? Nos dias de Cristóvão Colombo? Não! Muito antes disso!
Irving Robbin escreve: “Para crer que a pessoa poderia velejar em direção ao Oriente por velejar para o oeste, era preciso que se cresse que a terra é uma esfera. Um capitão genovês, chamado Cristóvão Colombo, cria nisto, mas ele não era o único, durante muitos séculos, pois, já em 500 A. C., certo erudito grego, Pitágoras, asseverara que a terra era redonda. Um compêndio norueguês, escrito em 1250, não só dizia a mesma coisa, mas também fornecia as razões para os diversos climas da terra, o ângulo do sol em diferentes épocas do ano e os ventos prevalecentes. Nem todo o conhecimento antigo foi perdido — simplesmente esteve em desfavor por algum tempo.” — The How and Why Wonder Book of Explorations and Discoveries (O Livro Maravilhoso dos Como e Porquês das Explorações e Descobertas).
Pitágoras viveu por volta de 540 a 500 A. E. C. Muito antes disso, contudo, o profeta hebreu, Isaías, do oitavo século A. E. C., indicara que a terra era esférica. Escreveu ele:
“E ele o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar.” (Isa. 40.22)
A palavra hebraica aqui traduzida “círculo” também pode ser traduzida “esfera”. [A Concordance of the Hebrew and Chaldee Scriptures (Concordância das Escrituras Hebraicas e Caldéias), de B. Davidson] É interessante que, a respeito do “círculo” neste versículo, a Bíblia de Referência de Scofield, numa nota marginal, afirma: “Uma notável referência à esfericidade da terra.” A tradução do Pontifício Instituto Bíblico reza: “Aquele que está sentado sobre o globo da terra”, e a Versão Almeida (atualizada) diz aqui: “Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra.” Naturalmente, a inspirada Palavra do Criador da terra indicaria corretamente que a terra era redonda, embora os antigos, em geral, pensassem que ela era achatada.