E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas. Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra; Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai. E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai. E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje. E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje. GÊNESIS 19.30-38
PROBLEMA: O incesto é enfaticamente denunciado em muitas passagens bíblicas (cf. Lv 18.6; 20.17). De fato, o Senhor declarou: “Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe” (Dt 27.22). Contudo Ló cometeu incesto com suas duas filhas, do qual resultaram as nações de Moabe e Amom.
SOLUÇÃO: Não há dúvida alguma de que Ló pecou de diversas maneiras, para não dizer nada quanto à violação das leis do incesto que mais tarde Moisés deu como mandamentos a Israel. Ló embebedou-se e pecou com suas duas filhas. A alma reta dele tinha sido perturbada com os muitos pecados por sua longa permanência junto com o povo de Sodoma. Mas nenhum desses pecados recebe aprovação nesta passagem. De fato, a narrativa seca do episódio, sem nenhum comentário positivo do escritor, indica que não se pretendeu esconder o horror desses pecados. Eis aqui um bom exemplo do princípio de que nem tudo que a Bíblia narra ela aprova.
Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia – Norman Geisler e Thomas Howe
Na verdade, não foi Ló que buscou a bebida para fins incestuosos; e sim suas filhas, que pensaram não a ver mais homens sobre a terra. Obrigado
Mas pra elas transarem com ele, ele ficou excitado com as filhas, todos foram pecadores, mania de quererem culpar a mulher .
“mania de culpar a mulher” …. ?! isso é na sua cabeça.
não estuda direito a Bíblia e nem fontes históricas e fica com reclamações feministas.
Olha eu acho que elas enganaram o pai delas e depois que ele estava bêbado e sem consciência ela pegaram e aproveitaram a situação para se deitar com o pai delas mais no mesmo jeito todos três cometeram o pecado ou incesto
os tres cometeram pecados. realmente culpar a mulher é um padrao, mas desafio qualquer um encher o cara de pinga e conversar com ele no dia seguinte. ele vai se lembrar de tudo, a não ser que seja um ébrio compulsivo e ja esteja demente das idéias, o que não era o caso de Ló…
Existem outros casos de incesto que NÃO FORAM condenados por Deus: Abraão e Sara que era sua meia-irmã – compartilhavam apenas o mesmo pai – e sua esposa (Gn 20:12-16); Sim, A nação de Israel é fruto de um incesto, e aí? Também tem o caso de Amnon e Tamar, filhos do rei David (2 Sam 13).
Ló morava em sodoma, os habitantes dessa cidade eram Qdesh, Sacerdotes Pagãos, consagrados para se prostituir com pessoas e animais em rituais com bacanais em nomes de outros Deuses com imagens de réptesi, quadrupedes, aves: Eram apaixonados por imagens e por sexo sem compromisso (prostituição)