Os kardecistas afirmam que Jeremias 1.5 é uma referência à preexistência da alma. Como explicar esse versículo?
Além dos kardecistas, outros movimentos ensinam a doutrina da reencarnação. Os mórmons e os membros do movimento Nova Era, por exemplo, creem que o versículo em pauta indica que Jeremias preexistiu como uma alma sem o corpo antes de ser encarnado.
Enquanto os reencarnacionistas creem que a alma está em uma espécie de peregrinação e após a morte volta em outro nascimento, aqueles que acreditam na preexistência da alma afirmam que existe uma espécie de pré-mundo ou mundo espiritual ou até mesmo um tipo de sala em que todas as almas foram primeiramente criadas por Deus e ali estão confinadas até o tempo apropriado para que possam encarnar. Essa é a diferença entre essas duas crenças.
O texto em estudo, no entanto, não fala de reencarnação e muito menos de preexistência da alma antes do nascimento. O foco aqui não está na alma de Jeremias, mas no fato de que Deus conhece, chama e separa Jeremias para o ministério profético. Ele foi escolhido por Deus da mesma forma que o oleiro escolhe o material para construir um vaso. Deus tem conhecimento cabal do futuro e da constituição do homem. Conhece até mesmo o feto que está sendo gerado (Sl 139.11-16). É dessa forma que, em sua sabedoria, Deus unge e designa alguém, antes mesmo que essa pessoa tenha nascido, para determinada obra, o que não significa que a alma dessa pessoa conheça, antes do nascimento, a tarefa para a qual fora escolhida pelo Senhor. Absolutamente. As Escrituras não indicam que a alma tenha qualquer existência antes de sua concepção, e muito menos que tenha qualquer qualidade própria. Mas Deus conhece todas as coisas.
Logo, esse versículo não fala da preexistência da alma antes da concepção. Ao contrário, afirma a preordenarão de Jeremias como vaso escolhido. Tudo isso se deve à soberania e onisciência de Deus.
Fonte: Revista DF
Fale-nos Senhor “Kardec”, em que partes da bíblia(Livro, Capítulo e Versículo), estão falando da reencarnação, vocês mesmos interpretam algumas passagens como vocês bem querem, de forma leviana como você disse, a bíblia e enorme, e para muitas perguntas você encontra outras respostas, você deveria estudar mais a bíblia meu amigo, antes de nos condenar, e peça perdão a Deus por achar que nós somos enviados de satanás, quem foi que lhe deu este direito?
Parece-me um jogo de palavras pois não vai ao âmago da questão jogando tudo nas costas de Deus Todo Poderoso, o que todos nós já sabemos.Na melhor das hipóteses cai na teoria do “deposito de almas”.Daí porque seja um crime o aborto de um anencéfalo.
Sou kardecista.Nascemos para desenvolver a inteligência e compreender as leis de Deus.
A nossa jornada é abusca do verdadeiro amor universal. A conquista é feita individual Não existe uma única religião verdadeira. Por favor pense nos conhecimentos que o prof. Jesus Cristo deixou…
– Jesus nunca foi espírita ! ele não doutrinava espíritos, mas expulsava os espíritos;
– “amor universal” …? e os espíritos guias do “joão-de-deus” ? por que não denunciaram o individuo ? essa conta é o espiritas que paguem …
o espiritismo kardecista e os chiquista são contraditório, não conseguem provar uma virgula de suas asseverações simplesmente sugerem que acreditemos na honestidade dos médiuns. em nenhum momento Jesus e os apostolos sugerem “espiritismo”.
pense nos conhecimentos que o prof. Jesus Cristo deixou ???
ué quanto descaramento seu ! pense você ! Jesus nunca foi espírita, em nenhum momento dos evangelhos Ele dá qualquer sinal de “espiritismo” … deixa de ser descarado !
Não existe uma única religião verdadeira ???
nunca leu Tiago 1:27 ???
nunca leu João 14:6 ???
jornada é abusca do verdadeiro amor universal ???
nunca leu 1 corintios 13 ???
não precisamos de filosofias kardecistas ou chiquistas, já temos a Biblia.
Antonio, você falou uma coisa certa, não existem religião verdadeira, religiosidade não salva ninguém, a não ser JESUS CRISTO, através do seu sacrificio na cruz, esta é a religião verdadeira que todo ser humano deve aceitar. SÓ CRISTO SALVA.
Sou kardecista.Nascemos para desenvolver a inteligência e compreender as leis de Deus. ????
ah vá que você é “kardecista” ?
o youtuber Morel Felipe Wilkon, disse depois de 20 anos kardecista ” – não sou mais espírita !”.
acredito que você deva conhece-lo.
o kardecismo e o chiquismo é falho, contraditório e trabalha em grande erro doutrinário. e você mostra uma panca de inteligência … pensa que é muito esperto, mas não passa de um otário que é enganado por espíritos mentirosos.
” … porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 2 Coríntios 11:14b
JCP, vcs não tem argmumentos biblicos, pegar textos isolados para se tirar conclusões, é perigoso. analisa toda a Biblia.
Antonio, vcs ainda estão em busca do verdadeiro amor universal? e onde fica João 3.16 que diz: Porque DEUS amou o mundo de tal maneira… confirma onde está esta busca, já que o AMOR VERDADEIRO está em DEUS, não em idéias humanas, e nós temos mérito/? se ñ for a graça de DEUS?
Na minha modesta opinião, a reencarnação da alma é até o presente momento, a única proposta pela qual se possa conceber a sabedoria, misericórdia e justiça de Deus. Sem a doutrina da reencarnação tudo fica muito confuso, incerto, ilusório.