Pergunta: “Hoje pela manhã lemos Êxodo 33.11 no devocional diário: “Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.” Mais adiante, porém, no versículo 20 do mesmo capítulo, Deus teria dito: “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá.” Como se deve entender essa aparente contradição? Pois Moisés não morreu quando ficou “face a face”com Deus.”
Resposta: O fato do Senhor ter falado face a face com Moisés, como está escrito no versículo 11 de Êxodo 33, está confirmado em Números 12.8 e Deutoronômio 34.10. Existem comentaristas bíblicos que entendem a expressão “face a face” como uma expressão figurada, exprimindo amizade e franqueza. Assim, sua pergunta seria facilmente respondida. Mas nós pensamos que essa é mais que uma expressão figurada, porque o Senhor, por exemplo, apareceu outras vezes: a Abraão (compare Gn 12.7; 17.1; 18.1), a Isaque (Gn 26.2) e a Jacó (Gn 35.9). Em relação a Moisés também está escrito em outra passagem que o Senhor lhe apareceu (Êx 3.16).
Portanto, será que existe de fato uma contradição quanto à afirmação: “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá” (Êx 33.20)? Não, pois Deus não se contradiz; Ele não é homem para que minta. Na Bíblia Anotada por Scofield (p. 22) temos a seguinte explicação sobre esses aparecimentos de Deus: “Teofanias são aparecimentos preencarnados do Deus Filho, em forma angélica ou humana, através de manifestações de glória (Ez 1), ou de maneira não descrita (Gn 17.1)”. Mas Deus, o Pai, o Criador do céu e da terra, nunca pode ser visto por uma pessoa face a face. Somente em Jesus Cristo, Deus assumiu a forma humana e ao mesmo tempo revelou a Sua natureza interior, que é amor: “a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra de reconciliação” (2 Co 5.19). Por isso está escrito em João 1.18: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” (Elsbeth Vetsch)
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite
Na verdade é uma questão de interpretação. Se a frase acabasse em ”face a face” ponto final, tudo bem considerar um sentido pejorativo. Mas à partir do momento em que diz: ”face a face como se fala com um amigo”, quer dizer que foi sim visto a face. E depois tem contradição sim.
Como o próprio texto ensina, Deus sempre foi visto a partir de seu Filho, em Teofanias, portanto podemos supor que quem apareceu ali foi Jesus na figura do Pai
As citações são bem claras nos livros de Exôdo, Deuteronômio e Números, quanto a Moisés ter visto a Deus face a face. Fica claro também que Moisés não seria um homem comum, mas um iluminado e abençoado, assim como Jacó o foi.
para um melhor convencimento, temos em Êxodo, 32, versículo 31. “Vi Deus face a face e minha vida foi poupada”.
Poderia por favor confirmar esse versículo ?
Na Bíblia que estou lendo Ex 32:31 diz : “Assim, tornou Moisés ao Senhor e disse: Ora, este povo pecou pecado grande, fazendo para si deuses de ouro.”
Êxodo 32:31 ARC
Na verdade é Gn .32:30 Jacó que disse .
Acho que vc se enganou de versículo!
—> Assim tornou-se Moisés ao Senhor, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro.
Êxodo 32:31
Angela, mesmo assim, não foi Moisés e sim Jacó.
Pelo oq eu li diz q ninguém viu Deus unigênito ou seja 1 do a Santa Trindade são 3 pai filho e Espírito Santo eu acredito que os 3 reunido seria o Deus unigênito então no meu ponto de vista não há contradição
A verdade e que…a citação não está no hebraico.
Bom é examinar no original e não a tradução aproximada que o ilustre padre Ferreira de Almeida conseguiu encontrar a sua época.
aonde está os originais ? parece que fala como se isso estivesse aí na Biblioteca na esquina tão fácil assim, a tradução Almeida é ilustre sim, como não ?! tem sido um benção, pare com esse mi mi mi (viu Deus face a face, é no sentido de grande aproximação, não que viu o rosto.)
quem deu a lei no Sinai? Deus ou um anjo? um anjo, AT 7:38, e At 7:53, recebestes a lei por ordenação do anjo, Quem esteve com Moisés na sarça? o anjo do SENHOR ,Ex 3:2,,e a bíblia chama o anjo de SENHOR,e Deus, porque? Ex 23: 20 .
Que confusão. Uma hora vê, outra não. E daí cabe a “homens” interpretarem.
Face a face significa esclarecimento de ambas as partes os pingos nos í
Ex 23;20 Deus promete enviar
Na verdade é Gn .32:30 Jacó que disse .
Creio que esse mau entendido esteja de fato na tradução!
A face literal de Deus, nenhum homem viu.
Os servos de Deus que a Bíblia relata que “viram” ou que conversaram “face a face” com Ele pode significar que foi num sonho (uma visão milagrosa) ou então um servo de Deus olhando e ouvindo uma “nuvem espiritual” na base do “face a face”.