“Segundo a Bíblia, Deus é espírito, os anjos são seres espíritos, mas nunca o homem” (Subtilezas do Erro, p. 251).
E acrescem mais:
“No entanto, em nenhum caso “espírito” significa “entidade abstrata e imortal, que sobrevive à matéria”.
Refutação: Ora, Deus é espírito (Jo. 4:24), e pode fazer tudo que uma pessoa humana pode fazer e sem limitações: pode ver, ouvir, falar, sentir, isto é, possui todas as características de responsabilidade independentemente de um corpo material (Lc. 24:39).
Os anjos também são espíritos (Hb. 1:14) que podem fazer tudo o que a pessoa faz: ver, ouvir, falar, sentir etc. independentemente de um corpo material.
O diabo é uma pessoa espiritual (Jo. 8:44), que falava com Jesus (Mt. 4:1-10), independentemente de um corpo material.
O homem tem corporeidade (Gn. 2:7) e o seu espírito dado por Deus (Zc. 12:1; Jó 32:8; 1Co. 2:11). O corpo precisa do espírito para viver (Tg. 2:26), mas o espírito do homem vive independentemente do corpo, com a personalidade que lhe é característica (2Co. 12:2-4; Ap. 1:10).
Se está correta a afirmação acima de que “em nenhum caso espírito”, significa “entidade abstrata e imortal”, então Deus, que é Espírito (Jo.4:24) deve ter um corpo material para expressar-se, do contrário ele não existe como ser pessoal ou “entidade abstrata” consciente, inteligente, não passando de uma força impessoal, como infelizmente alguns admitem ateisticamente (Sl. 14:1).