PROBLEMA: Judas cita o Livro de Enoque, dizendo: “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades”. (v. 14). Entretanto, Enoque não o é um livro inspirado, mas é considerado apócrifo (falso) pela igreja cristã.
SOLUÇÃO: Primeiro, não é certo que Judas de fato esteja citando o Livro de Enoque. Ele pode simplesmente estar mencionando um acontecimento que é encontrado também nesse livro não-inspirado. “Vale dizer que Judas não afirma ter Enoque escrito essa afirmação, apenas registra que Enoque disse” (v. 14). Ele pode ter usado uma tradição oral válida, e não o Livro de Enoque.
Além disso, mesmo que Judas tivesse tomado essa afirmação do Livro de Enoque, ainda assim ela é verdadeira. Muitas afirmações verdadeiras podem ser encontradas fora das Escrituras; o simples fato de Judas citar algo de uma fonte não-canônica (extrabíblica) não significa que o que ele diz seja necessariamente incorreto. Nem tudo no Livro de Enoque está correto, mas isso não nos permite concluir que tudo esteja errado.
O apóstolo Paulo cita verdades de poetas pagãos (At 17:28; 1 Co 15:33; Tt 1:12), o que não implica que esses livros sejam inspirados. Na verdade, até mesmo a jumenta de Balaão proferiu uma verdade (Nm 22:28). A inspiração do livro de Judas não garante tudo o mais que é dito numa fonte não inspirada, só por ela ter sido citada. Garante apenas a verdade que foi citada.
Finalmente, a evidência externa a respeito do livro de Judas é muito grande, o tempo de Irineu (cerca de 170 a.D.) para frente. Ele está no papiro Bodmer (P72) de 250 a.D., e trechos dele acham-se muito antes em Didakhê (2:7), que provavelmente data do segundo século. Assim, há evidência para a autenticidade do livro de Judas, que não é diminuída por essa alusão ao que Enoque disse. A existência de Enoque e a sua comunicação com Deus é um fato estabelecido em outras partes da Bíblia, tanto no AT (Gn 5:24) como no NT (Hb 11.5).
————-
Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe
Muito bom! Deus abençoe!
Não estou defendendo que sim, nem que não. Mas, é melhor aceitar que ele escreveu livro do que discordar. Pois, onde o autor do livro de Judas encontrou informação sobre o que Enoque disse, se o mesmo viveu a mais de 5 mil anos atrás? No lugar do cacp, eu procurava ser mais inteligente,
Não estou defendendo que sim, nem que não. Mas, é melhor aceitar que ele escreveu livro do que discordar. Pois, onde o autor do livro de Judas encontrou informação sobre o que Enoque disse, se o mesmo viveu a mais de 5 mil anos atrás? No lugar do cacp, eu procuraria ser mais inteligente,
UM ESFORÇO FERRENHO PARA DESCREDITAR O LIVRO DE ENOK. NAO SE TRATA DAS Igjas CRISTAS NAO CREREM NO LIVRO DE ENOK. HÁ MUITAS OS CONCÍLIOS PAPAIS – NICEA. NAO SE TRATA DE UMA MENÇÃO SIMPLÓRIA DE JUDAS, COMO SUGERIDO; MAS DE UMA PASSAGEM APOCALÍPTICA DE UM PERSONAGEM NOTADAMENTE RELEVANTE