“Mas o Espírito Expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”. (I Tm. 4.1).
“Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos a verdade, entregando-se as fábulas”. (II Tm. 4.3;4)
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade”. (2 Pe 2.1;2)
As cidades antigas possuíam altas torres de vigia sobre suas muralhas. Ali os atalaias se prostravam para alertar a população caso houvesse aproximação de tropas inimigas. Se um deles adormecesse em seu posto e deixasse de anunciar qualquer sinal de perigo, por menor que fosse, poderia ser incriminado e até condenado a morte pela negligência. Tal rigidez se devia a importância da sentinela. Com a falta de aviso, o adversário surpreenderia e aniquilaria o povo.
Conceitos errados de espiritualidade afastam as pessoas de Deus e causam a sua morte no âmbito do espírito, para evitar isso, o Senhor estabeleceu uma lei espiritual. Quando um homem é encarregado de transmitir uma mensagem profética, torna-se semelhante ao atalaia. Ele recebe a pesada incumbência de proclamar a exortação do Senhor sobre a presença de fatores inimigos à verdadeira fé numa sociedade qualquer (Ez. 3.16-21).
Assim como o profeta Ezequiel, fomos chamados por Deus para sermos atalaias nessa guerra dos mundos, cheias de conflitos, ataques e retaliações. Estamos vivendo em tempos de apostasia, e é preciso estar de atalaia, observando atentamente todos os movimentos que se infiltram na igreja do Senhor. Antigamente satanás aparecia fazendo muito barulho, ou seja, usava todos os métodos e formas de crueldade que estavam ao seu alcance, visando assim destruir e tirar do coração dos sinceros cristãos a genuína fé em Jesus Cristo. Entretanto o nosso inimigo percebeu que era impossível com torturas e mortes apagar a chama que estava acesa nos corações dos cristãos primitivos, mudou completamente suas estratégias. Hoje satanás tem aparecido como novos conceitos e filosofias, e com isso tem usado toda sua sutileza, ou seja, tem entrado sutilmente em muitas igrejas de uma forma imperceptível, destruindo a fé de muitos cristãos, que por sua vez deixaram de ser avisados, e alertados pelos atalaias da igreja do Senhor.
Como atalaia, quero cumprir a missão de alertar a igreja do Senhor acerca do aparecimento desses falsos mestre nesses últimos dias. Exibirei logo abaixo uma lista negra de suas atividades, assim será fácil identifica-los, a saber:
Os Falsos mestres:
- a) São introdutores de heresias (2 Pe 2.1);
- b) Negam o Senhor que nos resgatou (2 Pe 2.1);
- c) Infamam o caminho da verdade (2 Pe 2.2);
- d) Fazem comércio da fé com palavras fictícias (2 Pe 2.3);
- e) Seguem a carne, andando em imundas paixões (2 Pe 2.10);
- f) Menosprezam qualquer governo (2 Pe 2.10);
- g) São atrevidos e arrogantes (2 Pe 2.10);
- h) Difamam as autoridades superiores (2 Pe 2.10);
- i) São brutos e irracionais (2 Pe 2.12);
- j) Falam mal daquilo que ignoram (2 Pe 2.13);
- k) Consideram-se nas suas próprias mistificações (2 Pe 2.13);
- l) Seus olhos são cheios de adultério e são insaciáveis no pecado (2 Pe 2.14);
- m) Enganam as pessoas inconstantes (2 Pe 2.14);
- n) Seus corações são exercitados na avareza (2 Pe 2.14);
- o) São filhos malditos (2 Pe 2.14);
- p) São extraviados (2 Pe 2.15);
- q) São fontes sem água (2 Pe 2.17);
- r) Névoas impelidas por temporal (2 Pe 2.17);
- s) Enganam com paixões carnais (2 Pe 2.18);
- t) São escravos da corrupção (2 Pe 2.19).
O que acontecerá com eles?
- a) Serão julgados (2 Pe 2.11);
- b) Terão um fim terrível (2 Pe 2.11);
- c) Serão pegos e mortos como feras (2 Pe 2.12);
- d) Irão colher o que plantaram (2 Pe 2.13);
- e) Serão herdeiros da escuridão eterna (2 Pe 2.17)
Todos eles um dia serão descobertos e envergonhados pelo Senhor.
———
Por Nivaldo Gomes