Um leitor me perguntou, nas redes sociais: “O Anticristo já está predestinado à perdição e não poderá mudar essa condição?” Em outras palavras, o Anticristo já nascerá como tal, visto que foi predestinado para sê-lo, ou se tornará o Homem do Pecado por sua própria escolha? Como a Bíblia é análoga, o caso de Judas pode nos ajudar a responder a pergunta em tela. Afinal, Judas já nasceu traidor? Era inevitável que ele traísse o Senhor? Ou ele escolheu, livremente, fazer isso?
Quando estudamos a Palavra de Deus atentamente, considerando a analogia geral das Escrituras, vemos que tanto a profecia escatológica a respeito do Anticristo como a relacionada com Judas, no passado, aludem a quem escolhe, livremente, o caminho do mal. Judas não foi uma “figurinha carimbada”, pois isso contraria as Escrituras. Se Deus criou seres morais, livres, dotados de intelecto, sentimento e vontade, capazes de escolher, antes e depois da Queda (cf. Lc 9.23; Jo 3.16; Ap 22.12), por que Ele faria alguém nascer marcado para cumprir uma missão do mal e já destinado de antemão à condenação, sem ter a oportunidade de se arrepender de seus pecados?
As Escrituras mostram que Judas se tornou o traidor porque ele “se desviou” (Sl 55.13-15; At 1.25; Jo 17.12). E o mesmo se aplica ao Anticristo, um homem que não nascerá predestinado para ser o inimigo de Cristo, mas se tornará o Anticristo por sua própria escolha. Deus é presciente; Ele sabe o fim antes do começo. Não obstante, isso não significa que Judas traiu o Senhor Jesus porque estava “programado” para fazer isto, como se fora um ser autômato. Ele traiu o Senhor porque escolheu livremente o caminho do erro. Da mesma forma, o Anticristo, um homem pecador de nascimento como qualquer outro, terá oportunidade de escolher entre a vida e a morte (cf. Dt 30.19), e escolherá o caminho do mal, tornando-se o Homem do Pecado.
Não há traidores, anticristos ou escarnecedores de nascimento, e sim pessoas que se tornam isto ou aquilo (cf. 2 Pe 2; Hb 3.12-14). A predestinação quanto ao Anticristo e o Falso Profeta, as duas Bestas mencionadas em Apocalipse 13 e 2 Tessalonicenses 2, não recai sobre pessoas em específico, “carimbadas”, predestinadas para fazer o que é errado e destinadas de antemão ao Inferno. A predição sobre a vinda do Anticristo diz respeito a um homem que fará o mal voluntariamente, ao escolher o caminho do mal, e não porque já nasceu “carimbado”.
Pedro e Judas, por exemplo, que faziam parte do seleto grupo dos doze apóstolos, traíram o Senhor Jesus. O primeiro, aliás, pecou tanto quanto o segundo! De acordo com a Palavra do Senhor, Pedro negou, mentiu, jurou e praguejou. Entretanto, diferentemente de Judas, que teve um arrependimento parcial, meramente emocional — um remorso, por assim dizer —, Pedro se arrependeu, de fato. E seu arrependimento, tal como o do filho pródigo, abarcou intelecto, sentimento e vontade (cf. Mt 26.69-75; Mc 14.66-72; Lc 22.54-62; Jo 18.15-27).
Paulo também não nasceu um anticristo, mas se tornou um inimigo de Cristo, um perseguidor da Igreja, para o qual Jesus disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9.4). Embora, antes de se converter, Paulo (Saulo) fosse um anticristo, ele se arrependeu de seus pecados, ao contrário de Judas. Um texto que corrobora a presente argumentação é 1 João 2.18: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora”. Observe: “muitos se têm feito anticristos”, e não “muitos predestinados para ser anticristos estão surgindo”.
Ciro Sanches Zibordi do site da CPAD Nwes em 26/10/2016
O assunto sobre a predestinação do homem é complexo para nossa mentalidade humana. Deus é soberano em tudo que faz. Ele pode, legitimamente, pré-ordenar, quem Ele assim o quiser, conforme o conselho da Sua vontade, ao céu ou ao lago de fogo. No entanto, posto desta forma, parece loucura.
você não evidenciou nada biblicamente, só tenta sugerir a ideia a partir de calvino.
João 3:16 desmonta toda essa tese obtusa.
O ladrão da cruz foi salvo por ser predestinado ou porque ele se arrependeu?É claro que é porque se arrependeu,posto que sua vida só foi maldade e conheceu Jesus somente lá na cruz.Como alguém pode ser predestinado por Deus sendo tão ruim assim?e se morresse antes de Jesus?
Mais claro que isso, impossível.
Acreditar em predestinação, é o mesmo que acreditar que quem Inventou o Arco e Flecha, Também teve que inventar o Alvo para aparar a flecha. Logo não pode criticar a Flecha, o Arco e o Inventor desses. Tanto é que o Criador logo pensou numa reparação de algo que o Anjo egoista Gen 3:15
Então o anticristo pode se tornar um homem de Deus? kkkk piada.
É muita resistência em aceita aquilo que Deus determinou antes da fundação do mundo.
Mentira sua ! o artigo não diz isso você expeliu pelo seu teclado “Então o anticristo pode se tornar um homem de Deus? kkk ”
Em João 5:40 ” – E não quereis vir a mim para terdes vida” – Há pessoas com potencial para salvação mas não querem.
judas não se arrependeu, porque e Deus que da o arrependimento.
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Provérbios 28:13
confessa e deixa (responsabilidade do individuo).
alcançará misericórdia. (dom de Deus).
hilário que o calvinista, ele esperneia de todo jeito buscando um modo escapista de “não ter responsabilidade” de seus atos, pensando ilusoriamente, que tudo que ele faz foi um ato soberano determinista Divino. Calvinismo não passa de uma macaquice medieval. pura tolice.
Não acredito em predestinação seria supor que Deus comete injustiça e isso não seria correto. Deus é justo sempre.
Com todo respeito. Argumentação fraca deste post, consequentemente de alguns arminianos. Sempre pondo em check ”Deus não pode ou não faria isso”, quando na verdade Deus ”pode” e tem o direito de fazer isso com as criaturas sem as tornar autômatos. Abraço pra todos.
evidencie biblicamente e não postule a partir de joão calvino o despota de genebra que barbarizava quem não aceita o que ele dizia. estude mais.
Não creio que Judas e nem o anti cristo foram predestinados, pois se assim fosse, a parte do livre arbítrio então não estaria sendo válida.Deus não destina ninguém a perdição e nem tem prazer quando isso acontece.Creio que tudo ocorre justamente pela dureza de coração do homem.