A palavra “sábados” de Colossenses 2.16 – REFERE-SE AO 7º DIA DA SEMANA E NÃO AOS “DIAS DE FESTA” DE LEVITÍCO 23
“Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo” (Colossenses 2.14-17).
4 RAZÕES PORQUE A GUARDA DO SÁBADO NÃO TEM BASE BÍBLICA
Em polêmicas mantidas com os supostos guardadores do sábado, os Adventistas do Sétimo Dia (ASD), quando citamos o texto de Colossenses 2.14-17, como prova bíblica da abolição do sábado semanal, somos contestados, sob a alegação de que a palavra ‘sábados’ do versículo 16 refere-se aos por eles chamados “dias de festa” ou “sábados cerimoniais ou anuais”. Entretanto, se eles aceitassem que a palavra sábados do texto em tela se aplica corretamente ao sábado semanal, não haveria prova bíblica para sustentar a guarda do sábado no Novo Testamento.
Teriam que concordar conosco que o sábado semanal foi abolido na cruz (João 19.30). E eles sabem disso. Então, quando querem sustentar a obrigatoriedade da guarda do sábado, explicam que a palavra sábados de Colossenses 2.16 se aplica aos por eles intitulados sábados cerimoniais ou anuais de Levítico 23. É a resposta óbvia que dão, quando alguém aponta Colossenses 2.14-17 como prova bíblica da abolição do sábado semanal.
Dizem: “Então você não sabe que existem dois sábados nas Escrituras? O sábado semanal, que é de caráter moral, e o sábado cerimonial ou anual? Este – sim – foi abolido na cruz, mas o sábado semanal continua obrigatório”.
NOSSA RESPOSTA
Apresentamos quatro razões para explicar que a defesa feita pelos supostos guardadores do sábado não tem base bíblica:
PRIMEIRA RAZÃO: A expressão de Colossenses 2.16 “dias de festa” se relaciona com os feriados anuais, ou sábados cerimoniais, denominados dias de festa: “São estas as festas fixas do Senhor, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR…” (Levítico 23.37).” Logo, os sábados cerimoniais ou anuais, já estão incluídos nessa frase, restando à palavra sábados o sentido diferente de sábados semanais. “Além dos sábados do SENHOR…” (Levítico 23.38).
Eram sete as festas anuais judaicas mencionadas em Levítico 23:
- Festa dos Asmos – verso 6;
- Festa da Páscoa – verso 5;
- Festa de Pentecostes – versos 15-16;
- Festa das Trombetas – verso 24;
- Festa da Expiação -versos 27-28;
- Festa dos Tabernáculos (primeiro dia da festa) – verso 34;
- Festa dos Tabernáculos (último dia da festa) – verso 36.
SEGUNDA RAZÃO: A fórmula ‘dias de festa, luas novas e sábados’ é consagrada para indicar os dias sagrados anuais, mensais e semanais ou inversamente, semanais, mensais e anuais. Exemplos bíblicos dessa fórmula:
Exemplo nº 1: Em Números 28 encontramos os holocaustos para os dias de sábados (semanais), para as luas novas (mensais) e dias de festa (anuais) nos seguintes versículos: “…no dia de sábado dois cordeiros de um ano, sem mancha… Holocausto é do sábado em cada semana…” (versos 9-10) “E as suas libações serão a metade dum him de vinho para um bezerro… este é o holocausto da lua nova de cada mês, segundo os meses do ano” (verso 14). “Porém, no mês primeiro, aos catorze dias do mês, é a páscoa do Senhor; e aos quinze dias do mesmo mês haverá festa; sete dias se comerão pães asmos” (versos 16-17).
Exemplo nº 2: 1Crônicas 23.31: “E para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados (cada semana), nas luas novas (cada mês) e nas solenidades (cada ano) por conta, segundo o seu costume, continuamente” – o parênteses é nosso.
Exemplo nº 3: 2Crônicas 2.4: “Eis que estou para edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, para lhe consagrar, para queimar perante ele incenso aromático, e para o pão contínuo da proposição, e para os holocaustos da manhã e da tarde (cada dia), nos sábados (cada semana) e nas luas novas (cada mês) e nas festividades do Senhor nosso Deus… (cada ano)” – o parênteses é nosso.
Exemplo nº 4: 2Crônicas 8.13: “E isto segundo o dever de cada dia, oferecendo segundo o preceito de Moisés, nos sábados (cada semana) e nas luas novas (cada mês), e nas solenidades (cada ano), três vezes no ano” – o parênteses é nosso.
Exemplo nº 5: 2Crônicas 31.3: “Também estabeleceu a parte da fazenda do rei para os holocaustos, para os holocaustos da manhã e da tarde, e para os holocaustos dos sábados (cada semana), e das luas novas (cada mês), e das solenidades (cada ano), como está escrito na lei do Senhor” – o parênteses é nosso.
Exemplo nº 6: Ezequiel 45.17: “E estarão a cargo do príncipe os holocaustos, e as ofertas de manjares, e as libações, nas festas (cada ano), e nas luas novas (cada mês), e nos sábados (cada semana), em todas as solenidades da casa de Israel” – o parênteses é nosso.
Exemplo nº 7: Colossenses 2.16: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, (cada ano) ou da lua nova (cada mês) ou dos sábados” (cada semana) – o parênteses é nosso.
TERCEIRA RAZÃO: Dizem os ASD: “Os termos sábado, sábados e dia de Sábado ocorrem sessenta vezes no Novo testamento, e em cada caso, exceto um, refere-se ao sétimo dia”. Em Colossenses. 2.16 e 17 faz-se referência aos sábados anuais relacionados com as três festas anuais observadas por Israel antes do primeiro advento de Cristo” (ESTUDOS BÍBLICOS, p. 378 – CASA, edição de 1984).
Perguntamos: Em qual caso fazem exceção? Justamente em Colossenses 2.16. Então, os termos “sábado, sábados e dia de sábado” aparecem 60 vezes, sempre se referem ao sétimo dia, com exceção de um – o de Colossenses 2.16.
Se dermos à palavra ‘sábados’ o sentido de sábado semanal teremos em apoio da nossa interpretação 59 referências bíblicas, reconhecidas pelos próprios ASD como sábados semanais. Se os adventistas derem o sentido de sábado anual, ou cerimonial, à palavra ‘sábados’ de Colossenses 2.16 só terão em apoio de sua interpretação uma única referência. Logo, a nossa interpretação é a correta.
E por que? Porque é regra de hermenêutica que a Bíblia com a própria Bíblia se interpreta. Se duas pessoas se candidatam a um cargo eletivo, e um deles alcançar 59 votos, e outro só um, quem é o vencedor? É óbvio o que teve mais votos. Assim os dias sagrados anuais são conhecidos pela expressão ‘dias de festa’; os dias sagrados mensais, indicados pela expressão ‘lua nova’; os dias sagrados semanais pela palavra ‘sábados’. Se conservamos o verdadeiro sentido de ‘dias de festa’ para os chamados sábados anuais, teremos dentro da palavra ‘sábados’, mencionada em seguida, o sentido de sábado semanal. Logo, todo ciclo de dias sagrados do judaísmo: anuais, mensais e semanais, são indicados pela expressão ‘dias de festa, lua nova e sábados’, terminaram na cruz e não devem ser motivo de críticas como fazem os adventistas e muito menos que seja necessária a sua guarda do para salvação.
QUARTA RAZÃO: Alegam ainda os adventistas que no texto de Colossenses 2.16 a palavra “sábados” aparece no plural, e que essa palavra no “Velho Testamento, é aplicada não somente ao sétimo dia, mas a todos os outros dias de repouso sagrado que eram observados pelos hebreus, e particularmente ao começo e encerramento de suas grandes festividades”. E concluem dizendo “Se houvesse usado a palavra no singular, ‘o sábado’, teria ficado claro, naturalmente, que ele pretendia ensinar que esse mandamento havia deixado de ser obrigatório, e que o sábado não mais devia ser observado”. (Do Sábado Para o Domingo, p. 32, Carlyle B. Haynes, edição 1996, CASA).
Como dissemos na TERCEIRA RAZÃO, os próprios adventistas declaram que “os termos sábado, sábados e dia de sábado aparecem 60 vezes e sempre se referem ao sétimo dia com exceção de um – o de Cl 2.16.”
Mas, pode-se observar ainda que no Novo Testamento aparece a palavra sábados no plural, referindo-se aos sábados semanais nas seguintes passagens:
Mateus 12.5: “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?”
Mateus 12.12: “Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados”.
Lucas 4.31: “E desceu a Cafamaum, cidade da Galileia, e os ensinava nos sábados”.
Lucas 6.2: “E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?”
Lucas 6.9: “Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar?”
João 5.9: “Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado”.
João 5.16-18 “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”.
Atos 13.27: “Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados”.
Atos 17.2: “E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras”.
Se, nas passagens relacionadas, a palavra sábado é encontrada no plural sábados, e significa o sábado semanal, por que só em Colossenses 2.16 a palavra “sábados” haveria de ser interpretada como o tal sábado cerimonial das solenidades anuais?
Atos 18.4: “E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos”.
Colossenses 2.16: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados”.
A OPINIÃO DE SAMUELLE BACCHIOCHI SOBRE COLOSSENSES 2.16-17.
Para os que não o conhecem, SAMUELLE BACCHIOCHI, falecido recentemente, foi um famoso escritor e líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele escreveu um livro com o título em inglês “FROM SABBATH TO SUNDAY”, em português “DO SÁBADO PARA O DOMINGO”.
Afirma ele sobre a palavra “sábados” de Colossenses 2.16: “O sábado em Colossenses 2.16: O tempo sagrado prescrito por falsos mestres refere-se como sendo ‘um sábado festival’ ou a lua nova ou um sábado. – ‘eortes e neomnia o sabbaton’ (2.16). O consenso unânime de comentaristas é que estas três expressões representam uma lógica e progressiva sequência (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido pela ocorrência desses termos” (páginas 358-360).
Um outro significativo argumento, contra os sábados cerimoniais ou anuais, é o fato de que estes já estão incluídos nas palavras ‘dias de festa’. Esta indicação positivamente mostra que a palavra SABBATON como é usada em Colossenses 2.16 não pode se referir aos sábados festivais, anuais ou cerimoniais. Determinar o sentido de uma palavra, baseando-se exclusivamente em conceitos teológicos em prejuízo de evidências linguísticas e contextuais, é estar contra as regras de hermenêutica bíblica.
Ademais, a interpretação que o Comentário Adventista dá à palavra ‘sábados’ de Colossenses 2.16 é difícil de ser sustentada, desde que temos visto que o sábado pode legitimamente ser tido como ‘sombra’, faz parte dos símbolos preparatórios da bênção da salvação presente e futura.
Mateus 11.28-30: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas, porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Colossenses 2.16-17 é o “calcanhar de aquiles” do eg-white&adventismo.
2 Cor 3:3-6
“…Vós sois a carta de Cristo escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra … de um novo Testamento, não da letra, mas do Espírito..”
é pena sr que os senhores não usem dessa argumentação quando falam em idolatria católica.Aíe a lei volta com toda a força né?
usa-se sim. mas é o sr. que não pesquisa com zelo, não sei qual o seu motivo ou se é preguiça ou se é falta de vontade. melhor atentar mais ao estudos biblicos okay.
O capítulo 15 de Atos é bem específico sobre a não guarda da Lei ou do sábado para os cristão.
15.1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
15.24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação (…)
Atos 15:28,29
“…respondeu Eliseu: “Shalom! VAI EM PAZ e boa viagem.” E Naamã foi se afastando.” 2Rs 5:19
“….mas nenhum deles foi purificado, a não ser Naamã, o sírio” Lc.4:27.
Eliseu ordenou o gentio Naamã guardar o sabado para ser salvo ? ele é um salvo Jesus o citou positivamente.
nunca vi nenhum ensino adventista sobre guardar o sabado para ser salvo, sou 42 anos adventista
Sendo assim Tercio Andrade, converse com o seu pastor e diga a ele que você vai deixar de guardar o sábado pois ele não é necessário para salvação. Apenas se arrepender dos pecados e crer é necessário e depois conte aqui o que ele te respondeu.
ainda bem que este site deixou de falar em política partidária.Já tava começdo a pensar que tem pastor aqui querendo ser político. Político se faz na rua com os eleitores não aqui
noxa como vc é “visionário” deixa um autografo aie…
roniel
eu acho que vc tem razão sim
não devemos perder o foco que é a pregação.A política partidária muitas vezes é desculpa para quem quer se corromper
Ola Pr. Natanael Rinaldi! Gostaria de saber se quando Paulo diz: … mas onde não há Lei também não pode haver transgressão. Como compreender que a lei de Deus está abolida? Uma vez que Deus vai julgar o mundo (Apoc. 20:11-15) com base em que norma Deus vai se apoiar?
nenhum crente evangélico protestante diz que a lei moral foi abolida, ela foi ratificada ou seja, em Jesus inaugurou-se a Nova Aliança ou o Novo testamento, e nesta não contempla o sabado.
deixe de postular a partir de eg-white, e estude mais que voce entende.
Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto, aquilo que a Lei fora incapaz de realizar por estar enfraquecida pela natureza pecaminosa, Deus o fez, enviando seu próprio Filho … Romanos 8:2-3 etc.
o artigo argui corretamente quando chama de “supostos guardadores” do sabado porque de fato não guardam como o A.T diz, esse comportamento sabatista é um falso moralismo.
padoveze
aliás, como questão ritual, não está errado o adventista guardar o sábado, muio menos o cristão o domingo.Errado estar em se condenaram mutuamente ao inferno por isso
Ola novamente Pr! O que o Pr. Rinaldi sabe sobre Israel? É uma nação rejeitada por Deus?
Acaso Deus rejeitou o seu povo? De forma nenhuma! Rm.11:1
O Pr. Rinaldi sinto informa-lo que ele faleceu recentemente, foi para Jesus. e informo também ao sr. que ele sabia muito sobre Israel.
padoveze seg abr 25 at 10:44 “como questão ritual, não está errado o adventista guardar o sábado, muio menos o cristão o domingo.Errado estar em se condenaram mutuamente ao inferno por isso”
o sr. não sabe ler colossenses 2 :16-17 ? não te interessou ? ou se faz tantã ?
“Portanto, não permitam que ninguém os julgue.a realidade, porém, encontra-se em Cristo”
daí fala em obrigatoriedade?
o sr sabe ler? então repito:
Errado estar em se condenaram mutuamente ao inferno por isso
Cristo está além do sábado ou do domingo
sem mais
você está delirando, quem está condenando quem ao inferno ? o artigo é de refutação ao adventismo/doutrinas postuladas a partir de eg-white. parece-me que vc quer pôr panos quentes no assunto, o site é de apologética se não gosta do tema sugiro pesquisar em outro de sua preferencia.
parece-me que vc quer pôr panos
. O sr é que me parece não ter argumento
você está delirando, quem está condenando quem ao inferno ?
os semnhores mutuamente
admita que é melhor e não seja motivo de polêmica que não edifica.E procure responder às argumentações
o melhorzinho do seu povo consanguíneo babá de ruim …vai andando ô individuo.
voce não fez argumentação nenhuma só delira.
Quanta discussão desnecessária! O que importa não é pertencer a denominação A ou B e sim pertencer a Cristo! Eu fico muito triste quando vejo essa disputa incessável de quem está com a “verdade” sendo que a Verdade é só JESUS! Leiam a Bíblia e deixem que o Espírito Santo vos ensine
Mas por que Deus abençoou e santificou o dia sétimo???? Gênesis 2, afirma que Deus terminou a obra da criação no sétimo dia, então Deus criou o sétimo dia, abençoou e santificou, não tem nada a ver com judeu ou lei do sinai.