O que é a Hóstia? Pr. Rinaldi responde a questão
Ensinando sobre a Eucaristia, diz a Igreja Católica: A Eucaristia é um sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual. Ensina que na Eucaristia está o mesmo Jesus Cristo que está no céu. Esclarece ainda que essa mudança conhecida como transubstanciação ocorre no ato em que o sacerdote, na santa Missa, pronuncia as palavras de consagração: Isto é o meu Corpo; este é o meu sangue.
Deve-se adorar a Eucaristia?
A Eucaristia deve ser adorada por todos, porque ela contém verdadeira, real e substancialmente o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor (“Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã”, Editora Vera Cruz Ltda., 1a edição, agosto de 1976, resposta à pergunta 619).
Resposta Apologética:
Esta doutrina é contrária ao bom senso e ao testemunho dos sentidos — o bom senso não pode admitir que o pão e o vinho oferecidos pelo Senhor aos seus discípulos, na Ceia, fossem a sua própria carne e o seu sangue, ao mesmo tempo em que permanecia em pé diante deles vivo, em carne e osso. E manifesto que Jesus, segundo seu costume, empregou uma linguagem simbólica, que queria dizer: este pão que parti representa meu corpo que vai ser partido por vossos pecados; o vinho neste cálice representa meu sangue, que vai ser derramado para apagar os vossos pecados. Não há ninguém, de mediano bom sense, que compreenda, no sentido literal, estas expressões simbólicas do Salvador: Eu sou a porta, eu sou a videira, eu sou o caminho. A razão humana não pode admitir tampouco o pensamento de que o corpo de Jesus, tal qual se encontra no céu (Lc 24.39; Fp 3.20), esteja nos elementos da Ceia. Como se admitir que Jesus desça aos altares romanistas revestido do corpo que teve sobre e terra, a se deixe prender nos altares católicos.
A Ceia é uma ordenança e não Eucaristia; era usado pão e não hóstia; é um memorial como se lê em 1 Coríntios 11.25—26; o Senhor Jesus usou muitas palavras de forma figurada: Eu sou a luz do mundo (Jo 8.12); Eu sou a porta (Jo 10.9); Eu sou a videira verdadeira (Jo 15.1). Jesus chamou na última Ceia os elementos de pão e vinho, sem dar qualquer motivo para se crer na transubstanciação. Adorar a Eucaristia é um ato de idolatria.
No link acima: “É graças à Santa Missa que podemos ganhar a vida eterna de felicidade no Céu, em Deus.”. Irmão, não é a missa, mas Cristo Jesus, que nos dá a vida eterna, quando O recebemos como único Senhor e Salvador. (João 3.16) Que Ele toque no seu coração.
danilo
largue a heresia protestante.Idolatrar pastor não é solução
obrigado por nos desejar as bênçãos de Jesus.Estude melhor o catecismo católico
Disse Jesus : “eu sou a porta” João 10:9 – essa palavra é sentido espiritual, quer dizer que ele é o único caminho a Deus e para a salvação “que entrar por mim, será salva.” v v.9b
porém, Jesus não é feito de madeira ou porta literal, ele é o pão vivo, mas não é trigo literal.
que sai por aí dizendo que céu é em cima e inferno em baixo, além de marcar profecias e apontar anticristos não pode falar de literalidade
o catolicismo leva coisas ao pé da letra quando é metafórico e faz confusão.
não existe na Bíblia “transubstanciação” é uma doutrina errônea. faz alusão equivocada a santa ceia. criou-se até uma lenda que a tal hóstia pode até sangrar. absurdo ! um pé da letra tolo e mitológico.
que sai por aí dizendo que céu é em cima e inferno em baixo, além de marcar profecias e apontar anticristos não pode falar de literalidade.Negam Samuel em Endor
Queridos irmãos, bom dia.
Uma dúvida sincera. Por que, durante tanto tempo o Senhor, permitiu um crescimento tão robusto da Igreja Católica? E um colega me disse que segundo a Palavra, os discípulos se reconheciam “na fração do pão” e não na leitura da Bíblia. Me ajudem. Paz.
Caberia uma nova pergunta, porque Deus permiti a maldade? Simples, livre arbítrio, o homem faz suas escolhas. Sobre pão, então quando um cristão se aproximava de outro ele repartia um pão? Veja as cartas do NT, saudações e não pão
sr thiago
boa pergunta
os protestantes sabem que a ICAR não foi inventada
eles adoram pastores
sr leandro
a ICAR está aí até hoje porque não tem confusão doutrinária não elege profetas todo dia nem marca datas pro fim do mundo
não seja hipócrita
Creio que muitos ja ouviram falar da estoria da beata q sangrou a boca quando padre cicero colocou a hostia na boca dela .
quando me perguntaram sobre isso o que eu achava eu disse. ” acho q ela mordeu a lingua e ela sangrou ai inventaram essa fabula”
catolicismo plageia paganismo.
protestantes têm idolatrado pastores e o dinheiro?
isso é paganismo tb né?
Thiago JFA, a igreja católica cresceu tanto porque simplesmente durante séculoa matava todos os que renunciavam a segui-la. Tudo o que Jesus mandou NÃO fazer, eles fizeram, desde se tornar um império político, passando por perseguir os outros e assim por diante.
essa mesma desculpa vcs usam contra os muçulmanos
e os protestantes? cresceram porque pastor faz lavagem cerebral?
ora deixe de ser mentiroso
OS catolicos idolatram um objeto e nao se dao conta.
1º= Jesus NUNCA sairia de Seu Trono celestial, revestido de GLoria,Poder autoridade e Santidade, e iria se mostrar numa hostia na mao de um se humano!2º-:JESus esta na hostia.e depois que comem ,ELe nao esta espiritualmente dentro do crente?
SE atenha ao comentario.Responda as questoes que apresentei.Eu não idolatro homens , e o sr nao tem como provar.Agora eu provo sua dooutrina catolica.SE vco é catolico, cabe sua resposta.Voce naõ meconhece,mas eu conheço a doutrina anti-crista do catolicismo.REspostas por favor..
meu amigo
siga o que a dona helena disse
não use a ciência para comprovar manifestações da espiritualidade
não seja incrédulo
sr melo
vcs idolatram pastor sim
negam que foi Samuel quem apareceu em endor
além de pregarem radicalismo iconocalasta
hipócrita
sr melo
se o sr nega que Samuel apareceu em Endor em confunde evangelho com iconoclastia o sr não tem moral para falar de católico.é hipócrita
“comei e bebei todos vós” disse Jesus, mas na tal de “eucaristia” só o padre come uma hóstiona e bebe vinho, enquanto que o católico só uma hóstia . o que é isso, contenção de custo?
ainda bem que no catolicismo chama isso de “eucaristia” e não de “santa ceia”. não são iguais.
esperneia aie que eu gosto de ver …se está com raiva de mim arranque as calças e pise em cima. e é isso mesmo que eu disse acima e se não gostou meus pêsames para você.
seo papa hóstia de meia tigela. deveras vocês trabalham em grande erroooooooo.
sr jcp
crie vergonha na cara
não aja como moleque
largue a heresia protestante
e respeite os outros, herege
Candido Marquesdom dez 20 at 5:55 am
quem sai por aí dizendo que céu é em cima e inferno em baixo, além de marcar profecias e apontar anticristos não pode falar de literalidade.Negam Samuel em Endor
“MAURICIO_T” é o r.dias silvana, com suas costumeiras traquinagens não educadas por sua mãe;
quando ele estiver em algum leito de hospital nas últimas e vier-lhe uma visita pastoral será que vai falar essas besteiras? entrar em óbito xingando é complicado. pense na sua salvação.
sr maximus
deixe de defender cunha e a ditadura
o sr é hipócrita
não jogue praga nos outros e largue essa heresia protestante
idiota
Fabricio, se fosse verdade a “transubstanciação” os cientistas fariam um exame de DNA na hóstia e mapiariam o genoma do “jesus católico”. Jo 6:53-71 é no sentido “espiritual” e não canibalístico como a eucaristia diz. Jesus disse “eu sou a porta” logicamente ele não é de madeira.
“obrigado” silvana, fico feliz que esteja prestando atenção.
pois é chefe
melhore o portuga senão o pastor excomunga
meu amigo
siga o que a dona helena disse
não use a ciência para comprovar manifestações da espiritualidade
não seja incrédulo
o padre na missa come uma “hóstiona” e bebe vinho, enquanto que o povo come uma hóstia menor e não bebe vinho. “comei e bebei todos vós” disse Jesus, ainda bem que a eucaristia não é chamada de “santa ceia”. Eucaristia é um suposto ritual canibalístico com contenção de custo.
meu amigo
vc ainda usam pensamentos primários de que céu é em cima e inferno em baixo
e vêm falar de padre?
se alguém fosse “seu chefe” aqui vc seria demitido. e outro melhor que tu seria contratado. se está com raiva de alguém, tire as calças e pisa em cima ou evada-se e não volte ! porque vc volta depois de bloqueado? seria um favor para nós, ou tome uma decisão de converter-se.
sr
procure ter vergonha na cara e largar essa heresia protestante
melhor para o sr
o padre na missa come uma “hóstiona” e bebe vinho, enquanto que o povo come uma hóstia menor e não bebe vinho. “comei e bebei todos vós” disse Jesus, ainda bem que a eucaristia não é chamada de “santa ceia”. Eucaristia é um suposto ritual canibalístico com contenção de custo.
o arruda disse “só mim faltava essa !” ….ué ?? não vivo as suas custas ! se você puxa carroça para sobreviver é problema seu e não meu ! você não sabe argumentar só sabe cacarejar como galinha doida como faz seu compadre o “r.dias/silvana”.
Uma banana para vocês dois, ó !!!
arruda, você deveria chamar de mentira as imagens de escultura que vós cultuais.
é só ler Habacuque 2:18b o profeta ensina que a imagem esculpida pelo artífice ensina mentira.
visite uma fábrica de estátuas, ficarás horrorizado em saber que presta culto a barro fofo, gesso.
Senhor jcp, seu questionamento é simplório. Não sei se notou, mas meus comentários foram sumariamente deletados. Tudo bem, é um direito do dono do sítio, mas não dá para debater desta forma.
Arruda, se estás com raiva tire a sua calça e pisa em cima. pode reclamar e xingar quanto quiser mas a sua tal de ICAR foi criada em 300 dC pelo imperador Constantino, e ele sincretizou os todos deuses romanos e gregos nos tais “santos” católicos. vocês são idolatras.
Então como você responde à gravura “São Sito, tem Aurélio Repentino no pensamento”, impressa na entrada das catacumbas de São Calisto uns 100 anos antes de Constantino?
arruda, você já ouviu falar de “santo do pau oco” ? isso era lá no tempo do Brasil colonial. mas eu acho parecido com vosmecês.
http://vignette2.wikia.nocookie.net/encbracol/images/9/95/Sdpo1.jpg/revision/latest?cb=20091115205109&path-prefix=pt-br