Pergunta: Quem é o Corpo governante?
Na sede das testemunhas de Jeová em Brooklyn, Nova Iorque, existe um corpo governante de anciãos cristãos de várias partes da terra que dão a necessária supervisão às atividades mundiais do povo de Deus” (Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra, pág. 195)
Resposta: São os líderes das Testemunhas de Jeová.
Pergunta: O que ele representa para as TJ’s?
“Este corpo governante é composto de membros do ‘escravo fiel e discreto’. Serve qual porta-voz do escravo fiel.” (ibdem)
Resposta: É o canal de comunicação entre Deus e as Testemunhas de Jeová.
Pergunta: Este canal é dirigido por Deus?
“Mas não confiam na sabedoria humana ao fazerem decisões. Não, sendo governados teocraticamente, seguem o exemplo do primitivo corpo governante de Jerusalém, cujas decisões baseavam-se na Palavra de Deus e eram feitas sob a direção do espírito santo.” (ibdem)
Resposta: Sim, segundo dizem são dirigidos teocraticamente, ou seja, diretamente por Deus, e não é só isso, suas decisões são dirigidas pelo espírito santo.
Pergunta: Eles omitem opiniões pessoais quanto a ensinamentos bíblicos?
“As verdades que havemos de publicar são aquelas que a organização do escravo discreto fornece, não algumas opiniões pessoais contrárias ao que escravo providenciou como sustento conveniente” (A Sentinela, novembro de 1952. pág. 164)
Resposta: Não, não omitem opiniões pessoais.
Pergunta: Onde é dado estes ensinamentos?
“…Jeová usa a classe do escravo fiel e discreto para nos fornecer um constante suprimento de ‘alimento no tempo apropriado’…O escravo fiel já usa por muito tempo as revistas A Sentinela e Despertai! Para defender a verdade bíblica…” (A Sentinela, 01 de Dezembro de 1995, pág. 17)
Respostas: Através das literaturas principalmente das duas revistas – Sentinela e Despertai.
Pergunta: As TJ’s são orientadas a confiarem no corpo governante?
“Assim, quando as orientações procedem da organização de Jeová, podemos sabiamente submeter-nos a elas, reconhecendo muito bem que Jeová só nos conduz no caminho que resulta em nosso beneficio eterno” (a Sentinela, 01 de novembro de 1990, pág. 30)
Resposta: Sim, são orientadas.
Ora, se Jeová não é um Deus de confusão (cf. I Co. 14:33) e o corpo governante diz ser o canal de comunicação de Deus, dirigido teocraticamente sob a orientação do espírito santo, não omitindo opiniões pessoais, mas somente o que é baseado na palavra de Deus, então como explicar estas tremendas contradições logo abaixo ainda mais quando a organização afirma que não volta a pontos anteriores?
“Ocasionalmente, as explicações dadas pela organização visível de Jeová têm indicado ajustes que aparentemente voltam a pontos de vistas anteriores. Mas na realidade NÃO TEM SIDO ASSIM.” (A Sentinela, 01/08/ 1982, pág. 27) Não mesmo? Antes de adentrarmos ao estudo veja só um exemplo:
Antigamente as TJs acreditavam que a separação das ovelhas e dos bodes iria ocorrer no futuro como acreditavam e acreditam as demais igrejas da cristandade, mas isto foi mudado em 1923, com uma nova luz vinda de Jeová para refinar sua organização. Diziam: “Foi especialmente a partir de 1919 que os servos de Jeová têm sido abençoados com crescentes lampejos de luz” Veja o que diz o Corpo Governante quanto a isso:
“Logo no ano seguinte [1923] , luz brilhou forte sobre a parábola das ovelhas e dos cabritos. Entendeu-se que esta profecia seria cumprida no atual dia do senhor, não no futuro, durante o milênio, conforme se pensava antes…Além disso, no fim do Milênio, Jeová Deus, não Jesus Cristo, fará o julgamento.” (A Sentinela, 15/05/1995, pág. 18)
Preste atenção na expressão “conforme se pensava antes”, ou seja, antes de 1923 eles acreditavam como acreditam as demais igrejas, mas uma “forte luz” brilhou no entendimento progressivo das escrituras, daí então passaram a acreditar que era na época atual que Jesus estava fazendo o julgamento das nações e a separação das ovelhas. Contudo, surpreendentemente, depois de 5 meses apenas de ter declarado isso, o corpo governante através de “A Sentinela” de 15 de Outubro de 1995 nas págs. 19-23, volta atrás mais uma vez, se contradizendo, e declara o seguinte:
“Por muito tempo pensávamos que esta parábola retratava a Jesus sentado como Rei, em 1914, fazendo desde então julgamentos – vida eterna para os que provam ser como ovelhas, e morte permanente para os cabritos, mas a reconsideração da parábola leva a um entendimento reajustado de quando se aplica e o que ela ilustra…Aplica-se esta parábola ao tempo em que Jesus se assentou com poder régio em 1914, como entendíamos por muito tempo? (…) Não há nada que indique que naquela época, ou mesmo desde então, Jesus se tenha assentado para julgar finalmente todas as nações como ovelhas e cabritos. (…) Em outras palavras, a parábola aponta para o futuro, quando o Filho do homem vier na sua glória. Ele se assentará para julgar as pessoas então vivas…Este entendimento da parábola das ovelhas e dos cabritos indica que o julgamento das ovelhas e dos cabritos é futuro.”
Veja que eles disseram categoricamente na A Sentinela supra citada que “NÃO VOLTAVAM A PONTOS DE VISTAS ANTERIORES”. Pois bem, antes de 1923 acreditavam que o julgamento que Jesus iria fazer era para o futuro, mas então uma forte luz vinda de Jeová brilhou na mente dos líderes do Corpo Governante, então passaram a entender que o tal julgamento estava acontecendo no presente e não no futuro como criam antes. Mas em 1995 mudaram mais uma vez sua posição doutrinária voltando ao mesmo ponto de vista que possuíam no passado. Quanta confusão!!! Ora, o que fazer com a luz que Jeová enviou? Parece que não era forte o bastante, pois tiveram que corrigi-la novamente! E esta luz é progressiva como dizem as TJs? “o espírito da verdade iria guiar a congregação cristã progressivamente a toda a verdade” (a Sentinela, 15/03/1990, pág. 11) Mas como, se houve uma tremenda regressão da luz? Foi essa luz dada pelo Deus que não muda ou por um outro deus volúvel? A organização voltou ou não voltou a pontos de vista anteriores? Veja a tremenda contradição em que se meteu as TJs!
“Geralmente chamada de parábola das ovelhas e dos cabritos, ela se aplica agora, durante a terminação deste sistema de coisas” (A Sentinela, 01/09/1989, pág. 19) Depois da mudança ficou assim…
“Dentro em breve, Jesus chegará “na sua glória…a fim de julgar toda a humanidade…Os semelhantes a ovelhas herdarão a vida eterna…” (a Sentinela, 15/05/1997, pág. 11)
As vergonhosas contradições não param por ai veja o que disse o corpo governante a respeito daqueles que pensam de modo diferente, isto é, lendo a Bíblia por conta própria:“De vez em quando tem surgido nas fileiras do povo de Jeová alguns que iguais ao Satanás original, adotaram uma atitude independente e crítica… Mas o que é estranho é que por meio de tal ‘leitura da Bíblia’ voltaram novamente para trás, para as doutrinas apóstatas que os comentários dos clérigos da cristandade estavam ensinando há 100 anos” (A Sentinela, 01/06/1982, pág. 28)
As odiadas igrejas da cristandade e seus pastores sempre se manterem firmes na posição do julgamento das nações sem mudar suas crenças durante todo este tempo. Por outro lado, a Organização tem girado por todos os lados numa tremenda confusão, cegados por uma luz que certamente não vinha de Jeová. Tudo indica que as TJs, têm voltado ao ponto de vista dos comentários apóstatas, não é mesmo!
MAIS EXEMPLOS
1. Transplantes de órgãos são proibidos?
NÃO. A Sentinela, de 01/02/1963, pág. 96
SIM. A Sentinela, de 01/06/1968, pág. 349
NÃO. A Sentinela, de 01/09/1980, pág. 31
As TJs voltaram ou não a pontos de vistas anteriores? Pode a luz dada por Jeová retroceder?
2. Os habitantes de Sodoma e Gomorra vão ressuscitar?
NÃO. A Sentinela, 01/06/1988, pág. 31.
SIM. Poderá Viver…,pág. 179, edição de 1982.
NÃO. Revelação Seu Grande Clímax…, pág. 273
SIM. Estudo Perspicaz…, pág. 985 (vol. 2 em inglês)
NÃO. Poderá viver…, pág. 179, edição de 1989.
SIM. A Sentinela, 01/08/1965, pág. 479 (em inglês)
NÃO. Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, pág. 236
Se é verdade que a vereda dos justos “brilha mais e mais” por vontade de Jeová, então, se em 1964 foi mudado o conceito de NÃO RESSUSCITAR, para RESSUSCITAR, foi sinal que Jeová lançara uma nova luz sobre a sua organização. Mas, como poderia o mesmo JEOVÁ, 24 anos depois, enviar uma outra luz contradizendo a luz anterior que Ele enviara?
3. Vacinações eram proibidas?
SIM. A Idade de Ouro, 04/02/1931, pág. 231 (em inglês).
NÃO. A Sentinela, de 01/02/1959, pág. 96
4. Jesus pode ser adorado?
SIM. A Sentinela, novembro de 1879, pág. 4.
NÃO. A Sentinela, 01/01/1953, pág. 31.
SIM. Certificai-vos de Todas as Coisas, edição de 1960, pág. 104.
SIM. Tradução do Novo Mundo, edição de 1967 em Hebreus 1:6.
NÃO. Tradução do Novo Mundo, desde edição de 1977 até hoje.
5. Existe adoração relativa?
NÃO. Certificai-vos de Todas as Coisas…; 1960, pág. 244
SIM. A Sentinela, 15/01/1992, pág. 23
6. As autoridades superiores são os governantes do mundo?
SIM. Criam antigamente.
NÃO. Salvação pág. 227
SIM. A Verdade que Conduz a Vida Eterna, pág. 158
Diante do exposto acima perguntamos: Este alimento espiritual era dado por Jeová Deus, ou eram meras opiniões pessoais de humanos falíveis? Onde está a direção teocrática e a orientação do espírito santo nisso? Veja que “Não pode haver duas verdades, quando uma não concorda com a outra. Ou uma ou a outra é verdadeira, mas não ambas” (Poderá Viver…, pág. 32). Isto que temos visto é direção ou confusão? Pode você confiar numa organização como esta?
Sim, Jeová guiou o seu povo na era cristã de maneira progressiva, mas a luz de Jeová sempre progride nunca volta atrás se contradizendo. Veja o que diz a organização quanto a isso: “Uma nova luz não contradiz a outra, nem a extingue” (A Sentinela, fevereiro de 1881, pág. 188) Mas o que temos visto são mudanças destes homens que posam como “corpo governante” do escravo fiel. Eles brincam com a lealdade das Tjs. Talvez por isso é que a organização quer que você se isole das pessoas. “A lealdade a organização visível de Jeová significa também não ter nada que ver com os apóstatas. Os cristãos leais não ficam curiosos de saber o que essas pessoas dizem.” (A Sentinela, 15 de Março de 1996, pág. 17)
Medite no que diz provérbios 24:21 quando diz: “Não te metas com os que estão a favor duma mudança” (Tradução do Novo Mundo)
Queremos que você tenha um encontro com o verdadeiro Deus que não muda. Gostaríamos de saber sua opinião para que possamos lhe ajudar.