É argumentado pelas Testemunhas de Jeová (daqui pra frente TJs) em seu Livro “Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra” (Pág.7-15) que o homem herdará a terra e não o céu. Os versículos usados são os seguintes; Sl 37.29, Mt 5.5. Esses textos falam sobre uma herança e é dito que esta herança é a terra, mas que Terra será essa? Apesar dos vários versículos citados a respeito da nossa ida para o céu, gostaríamos de esclarecer mais alguns pontos:
1) Se somente os mansos e justos herdarão a terra, significa isso que os “ungidos” não são nem mansos e nem justos? Afinal de contas é uma promessa imperativa; “Os justos herdarão a terra” e pelo texto de Apocalipse cap 14 é dito que os 144 mil são realmente justos. Como entenderemos isso? Das duas, uma: ou eles também vão herdar a terra ou então todos os justos vão para o céu.
2) A Bíblia também nos mostra a destruição dessa terra por completo e no livro de Apocalipse (ou Revelação) é mostrado um novo céu e uma nova terra totalmente diferente do argumentado pelas TJs (confira na Bíblia: Ml 4.1, II Pe 3.7, Ap 21.1-8, Ap 22.1-5). O estado final de tudo pregado pelas TJs é o citado pelo texto de Is 65 e 66, mas uma ligeira comparação e ver-se-á que as profecias são diferente e para outras épocas e circunstâncias. Tanto é que no texto de Isaías fala de morte, de dias e noites, etc… Mas no texto de Apocalipse há um nítido contraste; ali fala de eternidade sem morte, que não existe mais o mar de água e sim um mar de vidro, não há dia nem noite, não há fome ou sede, etc… Concluímos então que as profecias são totalmente diferentes. Isaias aponta para o milênio (que não é o estado eterno) e João fala do estado eterno do mundo, o que vemos em Apocalipse é um único lugar, lindo e maravilhoso, chamado de o “Novo Céu e Nova Terra”, no qual iremos morar eternamente!
Fatos sobre a palavra “Terra”
1)Terra significa: “Lugar ou planeta onde habitamos”; 2) Solo sobre o qual se anda; 3) Parte sólida da superfície; 4) Localidade, pátria (Dicionário da Língua Portuguesa – Carvalho).
Pelo que vemos sobre a palavra “Terra” não há nada demais se declaramos; “A nossa Terra está no céu” (Cl 3.20). É interessante notarmos que há terra no céu, é isso mesmo eu não estou brincando está na Bíblia, vejamos – “Estão chegando desde a terra longínqua, desde a extremidade do céu. Jeová e as armas de sua verberação, para estragar toda a terra” (Is.13.5 – TNM). O texto em lide chama o céu de “terra longínqua”. Abraão sabia dessa terra celestial e lá esperava um dia morar. A palavra de Deus nos mostra que, embora o Senhor houvesse dito que a descendência de Abraão herdaria a terra da Palestina, Abraão não se interessava pelo terreno, mas aguardava o celestial (Hb 11.16).
Pelos textos que falam do céu, pela prova Bíblica que há uma terra celestial corroborados pelas explicações acima, podemos concluir que a terra prometida para os filhos de Deus é a celestial!
O Salmo 37
Vejam explicação da Bíblia Apologética para a argumentação Jeovista sobre o Salmo 37:
“Quando esses versículos são analisados dentro do seu próprio contexto, apresentam um quadro completamente diferente da crença das Testemunhas de Jeová. O Salmo 37 fala sobre a prosperidade aparente dos ímpios, que é passageira. Somente os justos serão felizes. Embora alguns teólogos entendam que essa passagem se refira ao milênio, parece que o Salmo não descreve um tempo futuro. O que se espera ver no presente é que os mansos prosperem sob a bênção de Deus, e os ímpios paguem um alto preço. Por exemplo, os versículos 1 e 2 recomendam que não nos indignemos por causa dos malfeitores. No versículo 25 o salmista descreve o que observou na sua vida, e o mesmo ocorre com os demais versículos. Concluímos que o Salmo 37 fala de eventos que aconteceram durante a vida de Davi. Quando analisamos o Salmo em seu contexto, podemos entender que diz respeito aos benefícios imediatos da boa conduta, e ao fim infeliz dos ímpios. O alvo de Israel era manter os limites geopolíticos de sua nação, isso somente seria possível através da graça de Deus: os mansos herdarão a terra. Aqueles que fossem submissos a Deus, continuariam na terra prometida”.
(Para entender melhor está questão, leia o livro “Céu e Inferno” do Prof. João Flávio Martinez, editado pelo CACP).
Está tudo confuso para mim! No artigo “TJs: Quem vai morar na terra?” é dito que quem se converter durante o milênio ficará aqui no planeta terra, enquanto isso, a igreja, antes mesmo da Tribulação, já está no céu. Quem habitara o céu e quem habitara o planeta terra, então?
Tudo se passa na terra, a história da humanidade iniciou na terra e vai ser eternamente na terra, Deus não fez esta terra para depois destruí-la. Tudo passará por uma restauração, por uma purificação, para q o novo MUNDO se instale aqui. Novos céus e nova terra é o nome desse novo mundo
Olhe por esse ponto de vista :No fim haverá a cidade santa e nações de salvos
” e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.”
e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E a ela trarão a glória e honra das nações”
Ap. 21:10,24,26.
Esse ponto de vista seu também me deixou confuso, me perdoe! Em alguns versículos é dito que a nossa pátria é a celestial e outros que o homem herdara a terra e vivera nela para sempre. Então os céus que a gente tanto ouve falar é na verdade o planeta terra que sera restaurado?
Perfeito amado, a palavra nunca nos prometeu o céu, mas sim a terra restaurada, no reino milenar do Messias iniciará a restauração da terra.
Jesus já restaurou o povo que não acredita pois ele veio salvar o que havia perecido, a terra que estava em pecado não está mais, é só crê, quem não crê continua desobedecendo, é neste ponto que o pecado ainda existe
Outras linhas teológicas dizem que a terra (o planeta terra) sera herdado pelos judeus e a igreja (os cristão) irão para o céu.
A pátria é celestial, não leste que Jerusalém “descia do céu” ? no fim de tudo haverá uma nova terra de nações salvas. O que Deus tem preparados para os que o Amam nenhum olho viu ou ouvido ouviu. 1º vc se deve converter, 2º vida separada, sem isso primeiro é só confusão.
Ola o povo nao sabem nem de onde veio quanto mais pra onde vai na verdade ninguem sabem de nada. O que eu vejo e o povo enriquecendo um guverno religioso, que no futuro vai nos trazer um grande problema, Assim como aconteceu no pos idade media chamada idade do terror, ou eu estou mentido,
Não seria essa destruição da Terra como foi a de Gen. 6:13?
Herdar a terra significa possuir de volta o que um dia já foi nosso Sl 115.16, mas, ainda está nas mão do diabo. Quando o homem pecou ele entregou a terra para satanás Lc 4.6 e um dos propósitos da vinda de Jesus foi resgatar a terra pela força Ap 5.1 o livrinho é a escritura da terra Ap 10.2