Retrato do século XVII coloca Armínio entre os antigos reformadores da igreja
Armínio é o 12º da esquerda pra direita. O primeiro da segunda fila.
Rodrigues (2015)[1] comenta:
[…] Armínio sempre se considerou reformado em um sentido mais lato e isso é o mais importante, pois liga seu pensamento teológico à Reforma Protestante. Olson, recorrendo ao trabalho Arminius: A Study in the Dutch Reformation (Armínio: Um Estudo da Reforma Holandesa), de Carl Bangs, diz que “Armínio sempre se considerou reformado e na linha dos grandes reformadores suíços e franceses Zwinglio, Calvino e Bucer.” Williston Walker comenta:
Ele (Armínio) tem sido descrito frequentemente como humanista ou racionalista, mas é muito melhor vê-lo como encontrando-se na tradição dos reformadores(ênfase minha) protestantes holandeses autóctones que pouco ou nada deviam ao calvinismo genebrino.
José Rodríguez também liga Armínio à tradição reformada: “Armínio está definitivamente na tradição reformada quanto ao conteúdo essencial de sua teologia.” J. Matthew Pinson classifica-o como “consistentemente reformado”.
Trabalhar o conceito de “reformado” seria o ideal nesse momento. No entanto, não faz parte deste escopo, pois o assunto é amplo, complexo e o espaço aqui insuficiente. Porém, devido à insistência de negarem a Armínio e, por conseguinte, ao arminianismo clássico, um espaço na taxonomia dos tipos protestantes, alisto alguns pontos levantados por Roger Olson que podem legitimar a inclusão do “arminianismo dentro da ampla categoria da família reformada da fé.”
Origens e temas comuns são abundantes;
Ênfases partilhadas são mais numerosas do que a maioria das pessoas pensa;
Muitos teólogos reformados moderados agora reconhecem o arminianismo e a teologia reformada como intimamente ligados;
Armínio não se opôs a tudo no calvinismo ou teologia reformada, mas tentava enfatizar pontos comuns;
Armínio e sua teologia representam uma variedade do pensamento reformado, mesmo fora do grupo dominante.
Estudiosos como Laurence Vance não apenas põem Armínio entre os teólogos reformados, mas o declara como ortodoxo: “Arminius merece ser classificado como um teólogo holandês reformado ortodoxo”.
[1] RODRIGUES, Zwinglio A. Uma Introdução ao Arminianismo Clássico: história e doutrinas. São Paulo: Reflexão, 2015 (adquira o livro aqui ).