Terrorista do trem Amsterdã-Paris residiu na Espanha e é ligado ao islamismo
Clique aqui e veja porque um islâmico sempre poderá se transformar em um terrorista
Policiais belgas e franceses montam guarda próximos ao trem Thalys, na estação Midi – Zuid em Bruxelas, no sábado, 22 de agosto de 2015 – Francois Walschaerts / AP
Autoridades investigaram o jovem marroquino de 26 anos que atacou o trem Thalys de Amsterdã-Paris na sexta-feira e que portava um rifle de assalto Kalashnikov, uma pistola automática, nove carregadores e várias facas. O ataque voltou a tornar tensa a situação na França, com uma nova ameaça potencial do terrorismo.
O homem estava fichado por terrorismo e residiu em Algeciras, no sul da Espanha, entre 2013 e 2014. Ele então viajou para a França e, de lá, foi para a Síria, como foi confirmado à “Europa Press” por fontes da luta antiterrorismo. Vários veículos da mídia francesa informam que ele viajou para a Turquia em maio passado.
O ministro do interior francês, Bernard Cazeneuve, disse que o detido é suspeito de pertencer ao “movimento islâmico radical” e chamou-lhe um “terrorista”. Os agentes estão verificando se a identidade do indivíduo — que não portava documentos — é a que ele informou quando foi preso na estação de Arras, onde o trem foi desviado.
A identidade do detido pode ser Ayoub El Khazzani, conforme relatado pelo “El País”. No entanto, Cazaneuve alertou que esta identidade ainda não foi verificada.
Se for confirmado que se trata de El Khazzani, as forças de segurança espanholas já o haviam trazido à atenção das autoridades francesas, em fevereiro de 2014, informando que se tratava de um radical islâmico que frequentava assiduamente uma mesquita considerada fundamentalista.
Por esta razão, os serviços secretos franceses tinham-no em seus arquivos, classificado entre pessoas com possíveis vínculos com grupos terroristas.
De acordo com fontes do “La Voix du Nord”, El Khazzani tinha parentes e amigos em Algeciras e na Bélgica, e era parte de uma célula terrorista que atuou na Bélgica em janeiro de 2015. Presumivelmente, o marroquino usou sua estadia na Síria para avançar seu processo de radicalização e entrar em combate na guerra civil síria, durante a qual teria recebido treinamento militar.
DETIDO NEGA SER UM TERRORISTA
No interrogatório policial, o suposto autor do ataque negou ser um terrorista e disse que sua intenção era roubar, de acordo com o canal “BFM TV”. Sobre as armas que levava em uma bolsa de ginástica (uma pistola, um fuzil Kalashnikov, nove carregadores com 300 balas e várias facas) ele sustentou que tinha encontrado o armamento por acaso em um parque em Bruxelas.
A luta que impediu a conclusão do ataque teve dois feridos, e não três, como anunciado inicialmente: um dos passageiros foi ferido a bala no início do atentado e um dos militares dos EUA foi ferido pelo cortador do agressor. Além disso, o ator Jean-Hugues Anglade, que também estava no trem, foi ligeiramente ferido na mão no momento em que quebrou o vidro de segurança do acionador do alarme.
“Nós ouvimos um tiro no vagão e nos metemos sob os bancos”, contou uma mulher ao “Le Parisien”. A testemunha, uma turista americana de 28 anos, explicou como após o disparo um homem entrou no próximo vagão onde ocorreram os fatos, “sangrando e ferido no pescoço”. Depois que os passageiros conseguiram neutralizar o suspeito, tentaram ajudar o ferido estancando sua hemorragia no pescoço com lenços.
“Eu nunca tinha visto algo assim, este dia foi uma loucura”, disse a jovem.
INVESTIGAÇÕES EM ANDAMENTO
Será a seção antiterrorista da procuradoria de Paris que conduzirá a investigação “em vista das armas usadas, o cenário e contexto”, afirmou o Ministério Público. “Vamos informar quando formos capazes de fazê-lo”, disse Cazeneuve, que aproveitou para pedir cuidado na confirmação da “identidade e perfil da pessoa detida”. Bruxelas diz que vai trabalhar em estreita colaboração com Paris na investigação dos fatos.
O primeiro-ministro belga, Charles Michel, convocou o Conselho de Segurança Nacional para resolver a situação após o ataque e reunir todas as informações disponíveis.
Uma das questões que estarão sobre a mesa do Conselho, que reúne ministros e os chefes dos serviços de segurança e de inteligência do país, será avaliar o nível de alarme na Bélgica. Michel já anunciou na sexta-feira que medidas de segurança reforçadas serão tomadas, sem detalhar quais ações poderiam ser lançadas.
Extraído do site do Jornal O GLOBO em 22/08/2015
sao canalhas
iguais e esse auqi
http://oglobo.globo.com/brasil/igreja-que-teria-recebido-propina-para-cunha-tem-estreitas-relacoes-com-presidente-da-camara-17271447
deixa de ser fingido renato dias, você fala mal do Cunha mas votou nele, como pode ser tão incoerente ?! te dou um aviso seu moleque traquina : se continuar assim vou falar com seu pai e sua maaãe para te dar umas palmadas com chinelo havaina neste seu “bum-bum” fedido. rs rs.
vixe
ja ta escondendo a verdade agora herege?
vai chorar na cama que é lugar quente vai meu filho
atenção gente, não se deixem enganar por esse roberto dias, é um cultista da seita G12/celula.
está completamente enfurecido e possuido por legião. Como S.Paulo disse : que auto flagelar-se tipo como esse robertinho.
http://www.cacp.app.br/razoes-para-nao-aceitar-o-sistema-g12/
vai pedir pra eu cunha custear esse teu tempo na lan house
defensor de ditadura
outra coisa
essa historia de tu verifiicar se “bumbum” esta fedido ou cheirando e suspeita
tua vida conjugal anda boa?