Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte Pai Eterno, Príncipe da Paz (Imprensa Bíblica Brasileira).
As testemunhas de Jeová não questionam que este versículo fale profeticamente de Jesus Cristo, identificando‑o como “Deus Poderoso” (Tradução do Novo Mundo). Mas elas acreditam que o Filho é meramente “um deus” ‑ um dos “muitos deuses e muitos senhores” (1 Cor. 8:5, Tradução do Novo Mundo) ‑ assim como Satanás, o demônio, é chamado de “o deus deste sistema de coisas” (II Cor. 4:4, Tradução do Novo Mundo). Elas vêem Jesus Cristo como um ser criado, um anjo. Segundo a teologia da Torre de Vigia, ele, definitivamente, não é o Poderoso Deus Jeová.
” As Testemunhas de Jeová na realidade têm dois deuses, um “Todo‑Poderoso Deus”, Jeová ‑ e um “poderoso deus”, Jesus Cristo. Na prática, no entanto, Jeová recebe toda adoração, e Jesus é apenas chamado de “um deus”, por concessão.
Você pode começar perguntando à testemunha de Jeová se ela acredita que há apenas um Deus verdadeiro. Ela irá responder “sim”. Pergunte‑lhe quem é ele, e lhe irá responder “Jeová”. Então peça‑lhe que leia Isaías 9:6, e pergunte quem é o Deus Poderoso mencionado ali ‑ “o menino que nos nasceu… um filho que se nos deu” (Tradução do Novo Mundo). Ela irá admitir que Jesus é o Deus Poderoso. Então pergunte‑lhe se Jesus é o Deus verdadeiro. Ela responderá: “não!” ‑ que Jesus é meramente “um deus”. Neste momento, pondere com a testemunha que sua teologia leva a uma de duas conclusões: (1) não sendo o Deus verdadeiro, Jesus teria que ser um falso deus, ou (2) as testemunhas de Jeová tem dois Deuses verdadeiros.
Agora volte‑se para a Bíblia para mostrar às testemunhas de Jeová que o Deus Poderoso e o Deus Todo‑Poderoso são o mesmo. Primeiro, mostre que o Cristo ressurreto não é apenas poderoso, mas é Todo‑Poderoso; segundo, mostre que Jeová, o Deus Todo Poderoso, é também chamado de Deus Poderoso.
Primeiro: Peça à testemunha que leia em Hebreus 1:3 que Jesus Cristo está “sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder”. Como poderia alguém ser mais todo‑poderoso? Então volte‑se para Mateus 28:18 e mostre que Jesus Cristo “tem toda autoridade” (Tradução do Novo Mundo) ou “todo poder… no céu e na terra”. Por definição, isto é o que a expressão todo poderoso significa. Desta maneira, Jesus é todo‑poderoso.
Segundo: Pergunte à testemunha: “já que Isaías era um judeu e por isso acreditava em um único Deus ‑ Jeová ‑ quem Isaías acreditava ser o Deus Todo‑Poderoso?” Certamente, Isaías entendia que o Deus Todo‑Poderoso era Jeová. Em seguida, convide a testemunha a ler Isaías 10:20, 21 em sua própria Tradução do Novo Mundo: “…os restantes de Israel… certamente se apoiarão em Jeová, o Santo de Israel, em veracidade. Um mero restante retornará, o restante de Jacó, ao Deus Poderoso”. Sim, a palavra inspirada escrita através de Isaías chama Jeová de “o Deus Poderoso”.
Finalmente, para reforçar este ponto, peça à testemunha que abra sua Bíblia em sua própria Tradução do Novo Mundo. Mas antes que ela leia, lembre‑lhe que a Torre de Vigia ensina que o Deus Poderoso e o Deus Todo‑Poderoso são diferentes ‑ Jesus sendo o Deus Poderoso e Jeová o Todo‑Poderoso. Então peça‑lhe que leia o que Jeremias escreveu sobre “o verdadeiro Deus, o Grande, o Poderoso, cujo nome é Jeová dos exércitos…” (Jer. 32:18, Tradução do Novo Mundo). Então, uma vez que Jesus é o Deus Poderoso, e Jeová é o Deus Poderoso, quem é Jesus? (Deixe as testemunhas de Jeová chegarem à inescapável conclusão em suas próprias mentes que Jesus é Jeová).
Fonte de pesquisa: “As Testemunhas de Jeová refutadas versículo por versículo”, David A. Reed; trad. de Marcelus Virgílius Oliveira e Valéria Oliveira. ‑ 2. ed. Rio de janeiro: JUERP, 1990.