Tenho visto muito e observado na internet, vários líderes adventistas com o feio hábito de comentar esse verso(mar 2:27), só pela metade. Eles frisam, ressaltam, sublinham, acendem, fazem questão de repetir e insistir só na primeira parte deste verso. Parece que “esqueçem” da segunda parte que diz:
“…e não o homem por causa do sábado;”
Para entendermos o sentido dessa frase de Jesus, temos que analisar o episódio.
Os adventistas esquecem de analisar o contexto do cenário, o que havia acontecido. Essa passagem é a última onde os discípulos colhiam espigas no sábado; e assim foram acusados de quebrar a Lei do quarto mandamento do decálogo ; mas Jesus defendeu seus seguidores, dizendo que o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Analisando o que tinha acontecido naquele cenário,(Mc 2:23-28), Jesus deixou claro que :
O sábado está subordinado ao homem, e não o homem subordinado ao sábado. Nós temos que analisar o verso por inteiro, e não pela metade.
Por exemplo: se um diretor de um colégio, diz assim: “Amanhã na escola não haverá aula, para a 2ª e 3ª série do turno da manhã.”
Se nós pegarmos só a primeira parte da frase: “Amanhã na escola não haverá aula,” eu estou mudando o sentido, a mensagem verdadeira da frase, deixando a entender que em todo o colégio não terá aula; quando na verdade somente uma pequena parte dos alunos é que não terão.
Fazendo isso, não estamos fazendo uma interpretação correta e justa.
E o curioso, é que os adventistas, não interpretam, não ligam, não comentam, parece até que ignoram a segunda parte da frase de Jesus.
Ora, todos sabemos, por outro exemplo, que as luvas foram feitas para as mãos, e não que as mãos foram feitas para as luvas. Quem é mais importante? As luvas ou as mãos? Quem serve à quem?
Lógico que as luvas é que servem às mãos, e não o contrário. E quando Jesus disse que o sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado, Jesus não estava dando uma explicação de importância , de necessidade do sábado ou uma justificativa para guardá-lo; como querem interpretar os adventistas do sétimo dia; por isso eles ficam sempre ressaltando só a metade da frase, e tirando-a do contexto.
Jesus estava afirmando e esclarecendo que o homem é mais importante que o sábado. Lendo e analisando a frase completa, vemos o verdadeiro sentido dela. O sábado foi feito por causa do homem, para o homem, e não o homem para o sábado.
Quem é mais importante? O sábado ou o homem?
Ora, se o sábado foi feito para o homem e não o contrário, o sábado é que foi feito para servir o homem. O homem não está subordinado ao sábado, o sábado é que está subordinado ao homem.
“o sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado”
(Marcos 2:27 Bíblia de Estudo- SBB pg 980).
Décio (ex-adventista).