O governo da Indonésia rejeitou o apelo feito pela presidente Dilma Rousseff (PT), na manhã desta sexta-feira (16), para que os brasileiros Marcos Archer Cardoso Moreira e Rodrigo Gularte, não fossem executados pelo crime de tráfico de drogas. A presidente falou, por telefone, com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.
A conversa entre Dilma e Widodo foi a mais recente tentativa do governo brasileiro de evitar a execução de Archer, prevista para este domingo (18), por fuzilamento.
Em nota, a presidente Dilma disse ‘lamentar profundamente a decisão do presidente Widodo de levar adiante a execução do brasileiro Marcos Archer’.
Ontem, o Itamaraty divulgou uma nota oficial informando que o governo estava “acompanhando estreitamente” o caso do brasileiro. Ainda segundo a nota, “o governo brasileiro continua mobilizado, acompanhando estreitamente o caso, e avalia todas as possibilidades de ação ainda abertas”, dizia a nota.
Em 2005, os advogados de Archer fizeram um pedido de clemência ao governo indonésio, mas o pleito foi negado. Em 2012, o a presidente Dilma entregou uma carta ao governo do país pedindo que Archer não fosse morto.
Atualmente, há 64 presos por crimes relacionados a drogas ilícitas condenados à morte no país asiático.
PRESO POR TRÁFICO
Archer trabalhava como instrutor de voo livre e foi preso em agosto de 2003 após tentar entrar na Indonésia pelo aeroporto de Jacarta com 13,4 kg de cocaína escondidos em uma asa delta desmontada. Na Indonésia, tal crime é punido com pena de morte.
No telefonema de hoje, Dilma disse que o ordenamento jurídico brasileiro não comporta a pena de morte, e que seu “enfático apelo pessoal” expressava o sentimento de toda a sociedade brasileira. (Fonte: UOL)
O presidente Widodo comprometeu-se em acabar com o tráfico tóxicos na Indonésia, será que ele está errado? Só cadeia para os traficantes e mulas não resolve, exemplo é o Brasil, onde milhares morrem como usuários de drogas, e os traficantes são “clementes” ? Lei é Lei. Bang !
A Dilma como presidenta deveria visitar a “cracolandia” (centro da cidade de São Paulo).
Por que ela não chora por causa das vitimas (usuários) perdidos ? são pessoas como “archer” que causou tudo isso. Ela pede “clemencia” pelo “brasileiro”,traficante, agora com carinha de coitado.
Esperado que alguém tenha evangelizado o traficante Archer, e ele tenha recebido a Cristo para sua salvação, se não além de pelotão de fuzilamento que o aguarda, ainda irá para o inferno.