Os Cinco Pontos do Calvinismo geralmente são apresentados sob o acrônimo TULIP. Àqueles na profissão médica, TULIP é uma referência a uma forma de cirurgia a laser para problemas da próstata (Transurethral Ultrasound-guided Laser-Induced Prostatectomy).[1] Ao homem comum, entretanto, TULIP (N.T.: tulipa) é apenas uma flor. Mas a menção da palavra em círculos teológicos não traz nenhuma destas coisas à mente, pois qualquer referência a TULIP imediatamente significa os Cinco Pontos do Calvinismo. O calvinista Coppes combina tanto o conceito floral quanto o teológico: “A TULIP é apenas uma das flores no belo jardim da verdade.”[2] Resta ser vista a verdade do sistema TULIP. Por agora, entretanto, é necessário avaliar os ensinos por trás das letras que compõem este bem-conhecido acrônimo.
O acrônimo TULIP representa o seguinte:
Depravação Total (Total Depravity)
Eleição Incondicional (Unconditional Election)
Expiação Limitada (Limited Atonement)
Graça Irresistível (Irresistible Grace)
Perseverança dos Santos (Perseverance of the Saints)
A Depravação Total é o ensino que o homem não-regenerado está totalmente morto no pecado até ao ponto de ter a incapacidade para livremente aceitar Jesus Cristo – o homem não tem livre arbítrio. A Eleição Incondicional é o ensino que Deus, por um decreto soberano e eterno, escolheu um pequeno número de homens para salvação e o restante para perdição eterna (as pessoas nascem salvas e perdidas – não há chance alguma contra o destino decretado). A Expiação Limitada é o ensino que Jesus Cristo, por sua morte na cruz, somente fez expiação pelo grupo de homens previamente eleitos para salvação – os demais não são amados de Deus, pelo contrário, são recipientes do ódio divino. A Graça Irresistível é o ensino que Deus irresistivelmente conquista a vontade do pecador eleito com sua graça e o regenera, concedendo-lhe fé e arrependimento para crer em Jesus Cristo – a pessoa não tem escolha e não participa do processo de salvação. A Perseverança dos Santos é o ensino que todos os eleitos que foram regenerados por Deus irão perseverar na fé e eventualmente morrerão em estado de graça – e isso independentemente do que façam, ou seja, neste conceito perseverar na fé é apenas retórico. A importância destes cinco pontos ao Calvinismo pode ser vista pela equiparação que os calvinistas fazem.
Os calvinistas são inflexíveis na defesa de que os Cinco Pontos do Calvinismo, a TULIP, são o Evangelho:
Estas cinco doutrinas formam a estrutura básica do plano de Deus para salvar pecadores.[3]
O plano de salvação de Deus revelado nas Escrituras consiste do que é popularmente conhecido como os Cinco Pontos do Calvinismo.[4]
O batista da Graça Soberana Fred Phelps alega que “a palavra da cruz” (1Co 1.18) é “uma elipse, e significa os Cinco Pontos do Calvinismo.”[5] Ele então não apenas implacavelmente insiste que “se você não conhece os Cinco Pontos do Calvinismo, você não conhece o evangelho, mas alguma perversão dele,”[6] mas: “Se você não tem um entendimento e uma compreensão completa dos Cinco Pontos do Calvinismo você está verdadeiramente nas trevas e na ignorância de toda a verdade divina. E, se você não tem uma crença inteligente nos Cinco Pontos do Calvinismo e amor por eles, você não tem nenhuma religião racional, mas está preso na superstição e nas mentiras religiosas.”[7] Assim como o pregador comum tenta mencionar o Evangelho em toda mensagem, da mesma forma o calvinista faz o mesmo – mas seu Evangelho é os Cinco Pontos do Calvinismo. Spurgeon, mesmo sendo calvinista, reconheceu isto mesmo em seu dia: “Temos alguns ministros, excelentes irmãos, que nunca pregam qualquer outra coisa. Eles têm uma espécie de realejo que toca somente cinco melodias, e eles estão sempre repetindo-as. Ou é a Eleição, a Predestinação, a Redenção Particular, a Chamada Eficaz, a Perseverança Final, ou algo deste tipo; é sempre a mesma nota.”[8] Se os Cinco Pontos do Calvinismo é o Evangelho, alguém pode ser calvinista e ao mesmo tempo rejeitar um dos pontos? Alguns calvinistas pensam que sim.
[1] Steve Lally, “Overcoming the #1 Prostate Problem,” Prevention, janeiro de 1992, p. 126.
[2] Coppes, p. xi.
[3] Steele e Thomas, p. 9.
[4] Coppes, p. 55.
[5] Phelps, p. 26.
[6] Ibid., p. 21.
[7] Ibid., p. 26.
[8] Charles H. Spurgeon, “The Sum and Substance of All Theology,” em Charles H. Spurgeon, Election (Pasadena: Pilgrim Publications, 1978), p. 579.
Extraído e adaptado do livro O OUTRO LADO DO CALVINISMO de Laurence Vance.
O REV EXPLANA O CALVINISMO.
http://www.youtube.com/watch?v=RSRJV7g-aM4
VEJA NO TEMPO EM 52:16 minutos ELE CHAMA DEUS “DO ARMINISMO” DE “DEUS-BANANA” PORQUE ELE NÃO SERIA “SOBERANO”.
POR AMAR E QUERER SALVAR TODOS OS HOMENS (JO.3:16) ELE CHAMA DEUS DE BANANA. SÃO CRISTÃO OS CALVI?
Ouvir algo fora do seu contexto não esclarece o que a pessoa diz ou pensa, pelo contrário obscurece. Quer que as pessoas tenham uma real ideia do que ele diz incentive para que ouçam e vejam todo o vídeo!
Em Jo 3.16 temos: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, [para todos? não!] para que TODOS AQUELES QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha vida eterna.
Neste caso, não há promessa ampla, mas apenas PARA OS QUE NELE CRÊ! Lendo a Bíblia encontramos as respostas.
Um deus sujeito a vontade de sua criação ou a qualquer
Tipo de volição positiva, é realmente um banana…
A PARTIR DO MOMENTO QUE O VERBO SE FEZ CARNE, ELE DEIXOU DE LADO A GLÓRIA E SOBERANIA E VEIO AQUI SE HUMILHAR. TAMBÉM O ESPIRITO SANTO FICOU NA TERRA, SOMENTE O PAI FICOU NO CÉU PARA SUSTER TODAS AS COUSAS. ACHA QUE ELE FARIA ACEPÇÃO DE PESSOAS, ?
ACHA QUE O PAI FARIA ACEPÇÃO DE PESSOAS? AMANDO UNS E DESPREZANDO OUTROS ? NÃO ! JOÃO 3:16 É CLARO. !
SOMENTE UM BANDO DE VELHOS MACONHEIROS PODERIAM PENSAR NUMA COUSA DESSA, FRACASSADOS TEOLOGICOS.
O PAI CELESTIAL NÃO FAZ CONTA DE GLÓRIA E SOBERANIA, A ÚNICA COUSA DO INTERESSE DELE “É VOCÊ”, E A SUA SALVAÇÃO E SEU BEM ESTAR ETERNO. SE VOCÊ ACEITAR JESUS, VOCÊ É UM ELEITO E SALVO, E O ESPIRITO SANTO TE AMA. NÃO FARÁ ACEPÇÃO, TE TRATARÁ COM AMOR E CARINHO.
SE O PAI CELESTIAL ESTIVESSE PREOCUPADO COM GLÓRIA E SOBERANIA, ELE NÃO TERIA ENVIADO JESUS, MAS UM EXERCITO DE ANJO PARA CASTIGAR OS REBELDES.
ELE NÃO FAZ MISTÉRIO, SENÃO NÃO TERIA REVELADO O MAIOR SEGREDO SELADO QUE É O APOCALIPSE. VOCÊ ACEITA JESUS, PRONTO É UM ELEITO E SALVO.
QUAL O INTERESSE DO PAI CELESTIAL? É JESUS? NÃO É! SENÃO ELE NÃO TERIA UMA MORTE HUMILHANTE COMO TEVE. É O ESPIRITO SANTO? NÃO É, ! SENÃO ELE NÃO SERIA UM ANÔNIMO SEM NOME QUE NÃO FALA DE SI.
O ÚNICO INTERESSE DE DEUS É “VOCÊ” ! DEUS PENSA EM VOCE TODO INSTANTE.
Se e verdade que se um dos pontos do calvinismo for falso todo o sistema e falso. Entao EU nao acredito em calvinismo. Simplesmente porque a Luz da Biblia a expiacao nao e limitada. Ha inumeras passagens biblicas que afirmam que Cristo morreu por todos.
Sério?!!!!
Vc é um teólogo formidável, parabéns…
Tens mais conhecimento do que o homem que
Deus iluminou no século XIV para fazer sua igreja
Tornar aos caminhos das verdades do Evangelho…
Dizem que se um dos 05 pontos da TULIP for falso todo o sistema calvinista rui por terra. Sendo assim, eu não acredito em calvinismo. Simplesmente porque a luz da Bíblia a expiação não é limitada. Inúmeras passagens comprovam que Cristo morreu por todos. Mas …
a predestinação existe a luz de efésios. Mas o determinismo fatalista é antibíblico, contraria o caráter santo de Deus e a escritura. É uma blasfêmia pois acusa a Deus pelo pecado do homem.
J.David, Sim à luz de Efésios, eu também acredito em predestinação e eleição, mas Deus, sendo onisciente, sabe de todas as coisas, inclusive quem será salvo e quem não será. Mas isso não significa que Ele tenha predestinado sem chance uns para o céu e outros para o inferno”
Para defender o sistema o calvinista alega a soberania divina. Só que a soberania é colocada acima dos outros atributos divinos tais como justiça. misericórdia. Quando na verdade Deus em Cristo nos dá exemplo de como o homem deve ser.
Existem muitos textos bíblicos essa afirmação é muito vaga. Cite os textos e comente-os dentro de seus respectivos contextos, para fortalecer seu argumento.
Pois o que realmente importa não é o que vc ou eu pensamos sobre a salvação e como ela acontece, mas como a Bíblia nos diz.
FAÇO CURSO DE TEOLOGIA MAS AINDA ESTOU BUSCANDO ENTENDIMENTO SOBRE ESSE ASSUNTO.
se estudar pela teologia “calvinista” eles vão falar pra você que Deus é “soberano” e decide tudo pelo atos soberanos dele, e jamais citarão para voce por exemplo 1 joão 4:8 “Deus é Amor”. pois dizem que este verso é “arminio” e não aceitam como palavra de Deus.
o calvinismo é um entendimento medieval arcaico, foi feito baseado em monarquia absolutista da epoca medieval em que o João calvino via e onde ele tinha grande influencia estatal na cidade de genebra. ele criou um deus absolutista, impessoal e elege uma elite.
já viu um calvinista dizer que não é eleito e nem predestinado a salvação ? eles são os bam bam bam de deus. os queridinhos.
ESSE ASSUNTO É DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO E AS VEZES APARECEM PONTOS CONTROVERSOS.
o calvinismo gosta de falar que há “controvérsia” (chamam de mistério) na Bíblia quando há textos que contradiz o Calvinismo e outros que eles interpretam errado.
“Escolhe pois a vida” deuteronômio 30:19 já Leu? João 3:16.
estes versos não são “arminio” e sem controvérsia.
Em Efésio de 1:a 6 acredito ser difícil o entendimento mais esta escrito: Que Deus nos elegeu e predestinou antes da fundação do mundo para que fossemos santos irrepreensíveis diante dele em caridade. tudo pelo louvor e gloria da sua graça. Examine a sua vida como esta diante de Deus.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
o problema calvinista é que a doutrina não permite que Deus ame todos os homens, e sim só os calvinistas eleitos arbitrariamente.
Deus escolheu antes etc etc … por que Ele conhece o futuro, e não porque pratica arbitrismo quanto ao seu amor a humanidade.
“Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” 1 Timóteo 2:4
a salvação por eleição do entendimento calvinista não seria nem eleição, mas um “elitismo” pois geralmente são calvinistas os eleitos … o calvinismo apresenta um Deus obtuso, não conforme 1 João 1:4 (Deus é amor). doutrina baseada em reis absolutistas da época medieval.
Valdiney Santosqui ago 15 at 3:19 pm Um deus sujeito a vontade de sua criação ou a qualquer
Tipo de volição positiva, é realmente um banana…
o “Deus” que o calvinismo apresenta é pior que o diabo, autor do pecado pelo “determinismo”.
aqui temos dois exemplos de “livre arbitrio”, só se vc não sabe ler ou nega …
“Escolhe pois a Vida” Deuteronômio 30:19
E não quereis vir a mim para terdes vida. – João 5:40
voce blasfemou, igual o seu rev.nicodemos, boa sorte no juizo.