Não podemos negar que a Bíblia apresenta vários textos mostrando a segurança da salvação do crente em Jesus Cristo; e glória ao Senhor por esta garantia da parte de Deus! Contudo, penso que há também um grupo de versículos que precisam ser considerados e refletidos, pois eles apontam para o perigo do descuido para com a salvação por parte humana no tocante ao relacionamento com Deus e Sua palavra. Como a presente obra defende uma ortodoxia anterior a Agostinho e o Concílio de Arles, dá-nos a entender justamente que “o fiel pode perder sua salvação, caso não persevere em santidade […]” – então, traremos tais proposições bíblicas à tona. Queremos apenas que o leitor avalie e pense na problemática e continue firme na presença de Deus. Claro, não imagino que acordamos salvos e depois de alguns minutos estamos perdidos por causa de um conflito espiritual. Como veremos, a perda da salvação é relacionada sempre a “alguns” e não a “muitos”. No entanto, é importante ressaltar que dizer às pessoas que não se perde a salvação de jeito nenhum ou em hipótese alguma, como faz o calvinismo, é um tanto arriscado e censurável teologicamente, pois algumas pessoas podem pensar que isso é uma carta branca para pecar.
O site midiagospel.com.br mostra um debate sobre a questão aqui proposta e depois relaciona vários textos mostrando a visão Wesleyana da salvação, ou seja, que o homem deve perseverar na Graça para não perdê-la:
“1 Pedro 5.8: ‘Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar’; O diabo não pode roubar nossa salvação, mas fica ao redor esperando uma oportunidade até que alguém lhe dê uma brecha para que ele possa trabalhar até a destruição.
Apocalipse 2.5: ‘Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.’ Jesus manda essa mensagem para a igreja de Éfeso. Esta igreja havia abandonado a prática inicial das primeiras obras quando recebeu a salvação e agora está sendo alertada para se arrepender sob pena de perder a salvação.
Apocalipse 2.11: ‘Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.’ Esta é uma mensagem à igreja de Esmirna. Esta igreja não tinha defeitos, era perfeita, porém Jesus avisou que ela seria perseguida e sofreria afrontas, mas alertou que se ela falhasse na perseverança receberia o dano da segunda morte, ou seja, o inferno.
Apocalipse 2.16: ‘Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.’ Esta é a mensagem para a igreja de Pérgamo, uma igreja que tolerava atos de idolatria. A advertência é para que se arrependa, caso contrário seria destruída pela palavra de Jesus.
Apocalipse 2.21-22: ‘E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.’ Tiatira é outra igreja que praticava a idolatria e Jesus alerta para o arrependimento sob pena de ser lançada no meio da tribulação.
Estamos analisando casos de igrejas que um dia estiveram com o certificado da salvação em mãos e que agora, devido a mudanças no comportamento, estão prestes a perder a salvação porque estão negligenciando a obediência à Palavra de Deus.
Apocalipse 3.5: ‘O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.’ Sardes é outra igreja que estava decadente e recebeu uma exortação ao arrependimento. E nesse caso Jesus fala claramente que aquele que não se arrepender terá o seu nome riscado do livro da vida, portanto, está claro que a salvação está em perigo e, dependendo da atitude tomada, poderá, sem dúvida, perder a salvação.
Observe que em todas as situações que estão sendo apresentadas, a perda da salvação depende exclusivamente da atitude do homem. Ninguém rouba a salvação se o homem não der essa chance. Portanto, o homem não perde a salvação por ação de terceiros, mas pode perdê-la negligenciando a Palavra de Deus.
Apocalipse 3.11: ‘Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.’ Filadélfia é outra igreja perfeita e sem defeitos. Também para essa igreja Jesus adverte para que se cuide a fim de que ninguém lhe roube a coroa. Isto significa que mesmo essa igreja perfeita pode perder a coroa se não perseverar em sua santidade diante de Deus.
Apocalipse 3.19-21: ‘Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.’ Laodicéia, uma igreja totalmente irregular, cheia de defeitos. Jesus está do lado de fora dessa igreja e está batendo na porta querendo entrar e, se essa igreja lhe abrir a porta, então, poderá estar com Jesus no reino de Deus. Uma igreja onde Jesus está do lado de fora não pode estar salva.
Observe que TODAS as igrejas, SEM EXCEÇÃO, receberam uma alerta para o arrependimento e/ou para a perseverança sob pena de perder a salvação. Se pelo menos UMA igreja não tivesse recebido essa exortação, então poderíamos dizer que somente essa única igreja estaria salva e todas as demais nunca teriam sido salvas.” (Em: <http://www.midiagospel.com.br>. Acesso em 31 maio 2014)
Em outro site, o autor mostra indignação pelo fato de muitos não quererem discutir a questão:
“A maioria das respostas sobre essa questão negam a possibilidade de um crente perder a salvação da alma. Alguns aceitam a possibilidade, mas no caso apenas dizendo que o crente caído, na realidade nunca foi verdadeiramente crente e salvo. MAS, quem responde é a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, interpretando-a. O único Deus verdadeiro, através do apóstolo Paulo, em 1Co 15.1 e 2, diz: ‘Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis; Pelo qual também sois salvos, SE o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.’ Após a leitura dos assuntos publicados, reconsidere essa Palavra de Deus, através do apóstolo Paulo. Apenas nesta passagem, o apóstolo Paulo está dizendo objetivamente: “PELO QUAL TAMBÉM SOIS SALVOS, SE RETIVER O EVANGELHO COMO FOI ANUNCIADO.” Será que eu conseguiria interpretar isso dizendo que não tem correspondência com a salvação?
Mais alguns textos da Bíblia: Carta do apóstolo Paulo aos Romanos 11.22, diz: “Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, a benignidade de Deus, SE permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado.” No texto acima Paulo está se referindo aos de Israel e os gentios. Israel era a nação eleita (ramos naturais da oliveira, v. 24) e os gentios não eram da nação de Israel (ramos de zambujeiro, oliveira brava enxertados, v. 24). Assim, Paulo expressa que há a possibilidade de os que foram enxertados serem ‘removidos’, conforme o versículo 22 “[…] SE permaneceres na sua benignidade […]” É bom ler todo o texto do capítulo 11 e ter a compreensão ampliada. Observe que não tirei o texto do contexto da exposição de Paulo. Segunda Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 6, versículo 1, diz: “E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão“. Nota-se uma expressão comum nessas passagens: ‘em vão’. Ou seja, ‘inutilmente, sem valor algum’.” (Em: <http://www.blues.lord.com.br>. Acesso em 01 junho 2014).
Carl B. Gibbs anota o seguinte sobre a problemática em questão:
“No século V Agostinho foi o primeiro erudito a ensinar que o crente nunca poderia perder a sua salvação. Uma vez salvo, permanecia salvo pelo restante da sua vida, independentemente das suas ações ou atitudes. Esta declaração deu início a um debate teológico que continua até os dias de hoje. Um dos maiores argumentos mostrando que se pode perder a salvação é a frequente menção condicional ‘se’, com respeito a salvação. Estas declarações revelam o fato de que a salvação na experiência humana depende da situação do crente, manifesta em expressões bíblicas, como ‘permanecer em Cristo’, ‘continuar na fé’, ‘andar na luz’, e ‘não retroceder’ etc. Segue-se aqui uma lista de algumas destas frases:
- ‘Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.’ (João 15.6).
- ‘[…] e, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.’ (Colossenses 1.23).
- ‘Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.’ (1 Coríntios 15.2).
- ‘Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram.’ (Hebreus 2.3).
- ‘Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.’ (Hebreus 4.14).
- ‘Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.’ (Hebreus 10.38)
- ‘Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.’ (1 João 1.7).”
(GIBBS, Carl B. A Doutrina da Salvação. 1999, p. 165)
Deus sabe que somos pecadores, e até no dia de Cristo ” [nós] que é corruptível se revista da incorruptibilidade” 1Cor 15:53a. O problema está “Se continuarmos a pecar deliberadamente” Hb 10:26, isto é, sem buscar arrependimento, com decisão continuar no erro.
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; Gn 4:7
Caim teve sua chance de salvação, mas deliberadamente não quis e assassinou Abel, e virou um errante, até morrer e ir para o inferno.
em nenhum momento Caim se arrependeu e creu no Filho da Mulher (Gen 3.15). Nunca esteve salvo.Já nasceu separado. Portanto, nunca perdeu a salvação.
Guido, mais um calvinista inconformado … “he never …never, never lost the salvation.”
eu não sou psiquiatra meu amigo, peça para outro dar comprimidos para vc.
Jcp. Melhor você ler corretamente o que eu escrevi. Eu disse que Caim nunca perdeu a Salvação porque ele nunca esteve salvo, ele “nunca creu”, ele não se arrependeu.
‘
Caim, teve a sua chance de salvação, Deus e Caim tinham dialogo naquele tempo e local, se fosse um “predestinado arbitrariamente” como vcs dizem, então Deus nem estaria falando com ele.
Mas Caim decidiu seguir o diabo e assassinar o irmão.
mas quem falou que eu sou Calvinista, ou sei mais o mais o que. ‘Mas para Caim e para a sua oferta não atentou’. Primeiro Deus foi em Caim (em seu coração pra ver no que ele cria), depois em sua oferta (fruto do suas obras). É óbvio que Caim tinha escolha, crer ou não crer
Ok Guido.
Se o crente perde a salvação por causa de suas mas obras então a salvação é por obras e não pela fé! Os textos citados acima são mau interpretados e o que foi feito é uma tentativa de forçar o texto para se adaptar ao ponto de vista do autor.
Obs. O site do CACP é apologetico ou não?
Jose, ninguem falou que perde a salvação por obras, vc é que está forçando essa interpretação. porque é muito fácil e gostoso ser calvinista. vcs tem Ojeriza por Jo 3:16 e Hb 10:26.
‘Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.’ (João 15.6).
Ficou claro que quem NAO estiver, pois os que estão nele nunca serão lançados fora.
estou a começar estudar sobre salvação, então não me julguem mas me esclarecam comcordo comtigo a salvação e um dom . então não pode ser retirada veja a parabola do filho prodigo uma vez filho, para sempre.
O Cristão não pode obedecer a Deus na carne, mas em Espírito sim. Além disso, quem crê obedece.
Gente, sem santidade ninguém pode ver a Deus. E quem é nascido de novo não vive na prática do pecado, e se toda via alguém pecar, temos um advogado justo, mais isso não quer dizer que uma vez salvo, você é salvo para sempre.
Postulando a salvação pelo calvinismo, que não é por obras e nem por fé, é por predestinação “arbitrária” por um deus obtuso e cruel.
Existe predestinação, em Efésios diz, mas é pelo fato de Deus conhecer o futuro, e não que Ele condenada um e salva outro aletório.
E o que você diz sobre o povo de Israel? Acaso não foram escolhidos por Deus? Ou Israel que escolheu a Deus?
Exatamente! é por isso que em ROMANOS 8:29 A palavra diz..E AQUELES QUE DANTES CONHECEU, os predestinou. Se a predestinação aconteceu antes da fundação dos mundos, então Ele também nos conheceu antes dela, e por conhecer, também predestinou. Não se pode perder o que nunca teve.
Efésios 2:8
“Porque PELA GRAÇA sois salvos mediante a fé: e isto não vem de vós: é DOM de Deus: Não por obras, para que ninguém se glorie”
Isso, Matias – A Graça Salvadora é dom de Deus – “Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder” Efésios 3.7, mas é recebida pela fé que temos que exercer em resposta à Palavra de Deus (Rm 10.17).
Como fica o Calvinismo diante da Apostasia Bíblica na salvação?
Sr Marcos veja apostasia bíblica 1 João 218Filhinhos, esta é a hora derradeira e, assim como ouvistes que o anticristo está chegando, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso, sabemos que esta é a última hora. 19Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos…
Ninguém pode perder o que nunca teve.
Ninguèm pode perder o que nunca teve?
Amigo só se perde alguma coisa se vc possuir a coisa.
Para perder algo vc precisa possuir este algo.
Para perder a vida é preciso ter a vida ,quando alguém morre é dito que pessoa tal perdeu a vida se ela perdeu foi pporque um dia teve a vida.
Perceba que existem dois tipos de discursos: um mais “evangelístico” (todos os ouvintes) enquanto outros são mais específicos. veja: 1Co15.2, 1Co15.1,2, Cl1.23, as cartas às igrejas…agora veja a diferença em: Jo8:47, Jo10:27, 1Jo4:6…Classico exemplo: Hb10,38 agora veja o 39.Paz
se a salvacao nao se perde entao, assim que aceitei a cristo e pela fe recebi a salvacao, posso viver nas barracas a beber, fumar, prostituir, etc. mas ficando a espera da do grande dia, e se o arebatamento acontecer enqueto tou a mastrubar-me, irei au ceu, porque la em Mateus 10:22 que dis que:
e sereis perciguido porcausa do meu nome, mas quem perceverar ate ao fim, esse ai sera salvo, e o que em Mateus 24 entendendo bem o que diz o 4 ate 13 , entenda tambe o ve 42 que diz vijiai porque nao sabeis aque hora vira o vosso senhor, e 43 dis que se o pai de familia sobesse aque hora vira
o ladrao vijiaria e nao decharia que rounbasse a sua porta, e enteder bem de 47 ate 51, entao satanas nao iria mais atras de nos por saber que nem que ele nos teri da presencia de DEUS nos ainda teremos a nossa salvacao, guarde a sua salvacao nao brinque com a salvacao. :::,,, amem amem, amem, ame
Veja que em todos os textos o que temos que guardar é o verdadeiro evangelho: Cristo morreu e ressuscitou para nos perdoar.
Caso se desvie dessa confissão aí sim não terá salvação. Não confunda com obras porque por elas ninguém será salvo.
Mateus 7:22, não fala para impios mas para crentes que se converteram, muitos me dirão naquele dia, Senhor anos expulsamos demónios, falamos outras línguas,profetizamos realizamos grandes milagres! Então o Senhor falará afasta-te de mim vos que práticas iniquidades. Então.
Como você podi afirmar que uma pessoa não pode perder o que nunca teve se a palavra claramente fala sobre os ramos cortados e os enxertados?
Quanta desonestidade, acrescentando coisas na palavra de Deus! Qual propósito?
A perda da salvação não existe na visão da predestinação calvinista, quanto na presciência Arminio/Wesleyana.