Comparação doutrinária entre as seitas
Testemunhas de Jeová e Adventistas do Sétimo Dia
Atualmente, a pessoa que lesse o livro “Radiografia do jeovismo”, do adventista Arnaldo Cristianini, criticando as doutrinas da Sociedade Torre de Vigia, e depois folheasse as edições da revista “A Sentinela” de 15/5/93 e 15/7/97, refutando as doutrinas adventistas, jamais sequer imaginaria a estreita ligação doutrinária que existe entre esses dois grupos. Entretanto, isso não se constitui surpresa porque se sabe que os adventistas do sétimo dia foram, em certo sentido, os pais espirituais das testemunhas de Jeová, já que estes saíram do movimento do advento o qual Russel se embebedou doutrinariamente.
Para muitas testemunhas de Jeová isso não passa de uma calúnia infundada, e alguns adventistas ficam muito chateados com isso. Mas as evidências são por demais contundentes para ignorarmos. E lembre-se, amado leitor, qualquer semelhança não é mera coincidência nessa história!
Histórias de uma amizade
Charles T. Russel era grande admirador dos líderes adventistas e teve seu primeiro contato com este movimento em 1869, quando Jonas Wendell, pregador do Advento Cristão, realizava uma reunião em Allegheny, na Pensylvania. Mas não se tornou um “segundo adventista”, mesmo freqüentando por algum tempo essa igreja. Ele não negava sua dívida para com os adventistas, bem como para com outras denominações, e mencionou duas pessoas em especial: George Stetson e George Storrs, que lhe deram assistência espiritual.
Falando sobre o período de 1869 a 1872, ele disse:
“O estudo da Palavra de Deus com estes amados irmãos levou-me, passo a passo, até esperanças mais verdejantes e brilhantes para o mundo, embora não tenha sido senão em 1872 que eu obtive uma imagem clara do trabalho do nosso Senhor como o nosso preço de resgate, que descobri que a força e a fundação de toda a esperança de restituição reside nessa doutrina”.
Quem, pois, eram Stetson e Storrs, e de que forma contribuíram para o pensamento de Russell? A resposta à primeira parte dessa pergunta é que ambos tinham longos antecedentes no “segundo adventismo”. De fato, Stetson era ministro do Advento Cristão, enquanto Storrs tinha sido um dos principais fundadores da Life and Advent Union (União da Vida e do Advento). Esses dois movimentos estavam ligados a Guilherme Miller e possuíam pontos doutrinários polêmicos, como, por exemplo, o sono da alma, a negação da Santíssima Trindade, a negação do inferno, entre outros. Depois, Russel foi editor-assistente de um de seus dissidentes, N. H. Barbour, na revista “Arauto da Aurora”, em 1878. Mais tarde, Russel separou-se desses adventistas por discordarem em alguns pontos doutrinários, como, por exemplo, “a maneira como se daria a volta de Cristo”. Mas Russel conservou em sua teologia as idéias heréticas desses homens. Foram justamente essa teologia que os “estudantes da Bíblia”, conhecidos atualmente como testemunhas de Jeová, receberam como herança.[1] A seguir, a incrível semelhança entre esses dois grupos.
Dois lados da mesma moeda
Adventistas: Acreditam ser a única Igreja verdadeira chamada de “Igreja Remanescente” (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 30).
Testemunhas de Jeová: Acreditam ser a única religião verdadeira na terra (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV. p.190).
Adventistas: Possuem os escritos de Ellen G. White como autoridade doutrinária. Para eles, esses escritos são divinamente inspirados (Revista adventista, fev/84, p.37).
Testemunhas de Jeová: Possuem os escritos da liderança chamada de “Corpo Governante”. Para eles, esses escritos são inspirados (A Sentinela, 01/06/1968).
Adventistas: Consideram as demais igrejas como parte da “Grande Babilônia do Apocalipse” (O Grande Conflito. CASA. 1988, p.383).
Testemunhas de Jeová: Consideram as demais igrejas como parte da “Babilônia, a grande” (A Sentinela – Perguntas dos Leitores. 15/8/75, p. 511-2).
Adventistas: Marcaram a volta de Cristo para 1843 e, depois, para 1844 (Dick, Everett. Fundadores da mensagem. CPB, p.9).
Testemunhas de Jeová: Marcaram várias vezes a volta de Cristo: 1814,1818,1825 e 1975 e deram explicações estravagantes ás suas derrocadas escatológicas (Estudos das Escrituras. STV, vol 3, p. 228).
Adventistas: Deram explicações extravagantes para suas profecias que não se cumpriram (Dick, Everett. Fundadores da mensagem. CPB – Primeiros Escritos págs.250/251).
Testemunhas de Jeová: Deram explicações extravagantes para suas profecias que não se cumpriram (Despertai. STV. 22/03/1993, p.4).
Adventistas: Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1844 e está hoje julgando os crentes no céu por meio do estranho ensino do Juízo Investigativo (O grande conflito. CPB. 24ª Ed., 1980, p.483).
Testemunhas de Jeová: Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1914, culminando na doutrina da Parousia (Estudos das Escrituras. STV, vol. 3, p. 228).
Adventistas: A verdade e a salvação só se encontram no movimento adventista: “No mundo só existe uma igreja que presentemente se acha na brecha tapando o muro e restaurando os lugares assolados…” (Testemunhos seletos. CPB, vol. 2, p. 356).
Testemunhas de Jeová: Dizem que pessoa precisa pertencer à organização de Jeová para receber a bênção da vida eterna (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV. p.225).
Adventistas: Preservam alguns costumes judaicos como a alimentação dietética e a guarda do sábado (White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB, p.23).
Testemunhas de Jeová: Preservam alguns costumes judaicos como o respeito pelo sangue (Raciocínios à base das Escrituras. STV, p.343-348).
Adventistas: Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto precisa guardar a lei mosaica, em especial os dez mandamentos, principalmente o sábado (White, Ellen G. Testemunhos seletos. CPB, p.23).
Testemunhas de Jeová: Não acreditam na salvação somente pela fé. O adepto precisa fazer o que a organização mandar (Ministério do reino. STV, 1984).
Adventistas: Possuem uma interpretação particular sobre os 144 mil do Apocalipse (Reformation Study Course, Lessom 16, International Missionary Society, DAS, Reform Movement).
Testemunhas de Jeová: Possuem uma interpretação particular sobre os 144.000 mil do Apocalipse (Proclamadores do reino. STV, p.717).
Adventistas: Acreditam no sono da alma e na imortalidade condicional. Ou seja, a alma do homem não sobrevive após a morte, fica dormindo até o dia da vinda de Jesus (Sutilezas do erro. CASA, 1ª Edição, p. 217).
Testemunhas de Jeová: Acreditam no aniquilacionismo. Isto é, a alma não sobrevive após a morte (Seja Deus verdadeiro. STV, p.72).
Adventistas: Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura (White Ellen G. O grande conflito. CPB, p.540,541).
Testemunhas de Jeová: Não acreditam no inferno, o inferno seria a própria sepultura (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p. 83/7).
Adventistas: Acreditam na extinção total dos ímpios (White Ellen G. O grande conflito. CPB).
Testemunhas de Jeová: Acreditam na extinção total dos ímpios (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.76-80).
Adventistas: Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa (White, Ellen G. Primeiros escritos. CPB, p.164).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.191).
Adventistas: Acham que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo, em especial o dia santificado: o sábado (White, Ellen G. Mensagens escolhidas. CPB, p.63).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que foram levantados por Deus para restaurar a essência do verdadeiro cristianismo, em especial o nome de Deus, que seria Jeová (Conhecimentos que conduzem à vida eterna. STV, p. 25/7).
Adventistas: Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé (Testemunhos seletos.Vol 2.1956, p.386).
Testemunhas de Jeová: Acreditam que as demais igrejas cristãs apostataram da fé (Poderá viver para sempre no paraíso na terra. STV, p.190).
Adventistas: Usam jargões como “verdade presente” para justificar suas novas revelações (A verdade pressente. Ano 1. Jan/2002. 1ªedição).
Testemunhas de Jeová: Usam jargões como “lampejos de luz” para justificar suas novas revelações (The Watchtower. 02/1881, p.188).
Esses são apenas alguns dos muitos pontos semelhantes entre a Igreja Adventista do Sétimo Dia e as Testemunhas de Jeová. Não estaria na hora de ponderarmos um pouco? Se os adventistas consideram as testemunhas-de-jeová uma seita por apresentarem distorções doutrinárias e sendo que muitas dessas distorções que elas apresentam em seu bojo doutrinário possuem ensinamentos semelhantes aos dos adventistas como os expostos acima, não seria o caso de a outra parte citada também ser, visto serem tão similares? Pense nisso!
Notas
[1] O grupo formado em 20 de maio de 1863 conhecido como Igreja Adventista do Sétimo Dia, não obstante, não ter nada a ver juridicamente com o grupo de Stetson e Storrs, contudo, se assemelha ao deles em vários pontos doutrinários tais como: sono da alma, trindade, inferno, falsas profecias, exclusivismo, etc…
Muitos dos pioneiros da igreja Adventista do Sétimo Dia, eram orieundos de diversas igrejas que se filiaram ao movimento de Miller e sustentavam pontos de vistas pelêmicos como os mencionados acima.
No texto:
Testemunhas de Jeová: Marcaram várias vezes a volta de Cristo: 1814,1818,1825 e 1975 e deram explicações estravagantes ás suas derrocadas escatológicas (Estudos das Escrituras. STV, vol 3, p. 228). O correto não seria 1914, 1918, 1925 e 1975?
Em relação a Igreja Adventista ter marcado data para a Volta de Jesus, a matéria esta completamente errada, quem marcou a data de 1843 e 1844 foi Guilherme Miller e o mesmo era da Igreja Batista, A Igreja Adventista nunca marcou data para a volta de Jesus, sabemos que ele esta voltando.
Tirando a questão do sábado e a forma que os ímpios serão julgados, é muito infeliz essa comparação entre as 2 igrejas. Os Tjs são uma aberração, nem se compara. Até a bíblia eles manipularam! Continua…
Mesmo tendo essa divergência sobre o sábado, Deus não vai castiga-los só pelo fato deles guardarem tal mandamento. Acredito até que ele se alegrará disso. E tem mais… Continua…
Senhores. Realmente há muitas coisas em comum. IASD também pode ser considerada aberração para outras denominações. O respeito é fundamental.
Comparando a rigidez da IASD com outras evangélicas, diria que se não é a verdadeira, chega bem perto. As demais abraçam a Deus e o mundo ao mesmo tempo. Só digo uma coisa… Muito cuidado nessa hora, Deus vai julgar nossos atos, mesmo ao meio de muitas divergências doutrinárias.
irá sim. E esse será Jesus (Mateus 7 22-23). E malditos serão os homens que dividiram ou inventaram igrejas e religiões (dogmas e doutrinas que não se referem ao que condiz na Bíblia),para desviar os mandamentos da Bíblia como um todo,em prol de lucros ou ideologias.
Rigidez não significa nada meu caro amigo, se fosse assim, os muçulmanos que são altamente rígidos também seria “a verdadeira”…
Olha aí um adventista isentãokkkkkk.
A paz do SENHOR DEUS e o amor de Cristo a todos, bom creio eu que nunca vi tanto equivoco sobre o Adventismo, quem fez essa tabela precisa estudar um pouco mais sobre o adventismo.
Querido autor, com a leitura dos textos citados pode-se chegar a conclusao de que: os textos em questao estao fora do contexto para apresentacao erronea dos fatos. Antes de ser feita uma critica como essa, é necessario estuda-las diretamente em sua fonte para que sejam evitados equivocos.
precisa nao amigo ,e isso mesmo que eles ensinam.
Precisam estudar mais a bíblia, é ridículo postar coisas mal pesquisadas, assuntos feitos por desorientados só tentam “fazer a cabeça” dos mais desorientados ainda…
“Russel teve seu primeiro contato com este movimento em 1869” – Isso foi 4 anos depois da guerra civil, onde os americanos quase se mataram, olha o que surgiu : IADS, TJ, J.SMITH. resultados da psicose EUA. e esses estercos veio ser jogados aqui no Brasil.
Bem respeitoso seu comentário. Para se identificar a psicose de fato é preciso um diagnóstico de um especialista no assunto, ou seja um psicólogo. Caso você não o seja, não há motivos para afirmar tal pretexto.
quem escreveu ese dilema dos adventista não sabe nem a historia da igreja como surgiu ,e fala bobage ,os adventista ja refutaram varias vezes o cacep,perdem tempo em falar mal da iasd das tjs ede outras denominações ,uma igreja q rejeita a lei de DEUS não estar na verdade,leia em hebreus.4,9,
adventista está preocupado com a guarda do sabado, tanto que até no nome da religião “7º”. cousa que no N.T não tem respaldo implicito para ser atentido. Se querer guardar a lei sabática, por que não guarda como diz a lei, Lev 25 “ANO SABATICO” ? e fica um ano sem trabalhar …
Como é possível falar do cristianismo (Jesus Cristo é o Novo Testamento) em nome de seu pai Jeová,mas não crerem que Jesus é o seu filho,e que do seu sacrifício na cruz,sela-se uma nova aliança,e salvar o mundo do pecado?
Sou Adventista, mas realmente tem muitas semelhança entre os dois grupos. Eu particularmente e com revelação divina não creio na Trindade.
POrque a trindade não é bíblica
Fico muito triste quando escuto uma pessoa que se diz ser adventista fala um coisa assim sinal que vc meu caro irmão ainda não conheceu os adventistas então te aconselho a estuda ou abandona a a igreja pois ela nunca ensinou coisas semelhantes aos testemunhos de Jeová,
oriento vc a procura saber primeiro os ensinamentos da igreja adventista para depois vc fala algo sobre a igreja pq creio q vc ainda não conhecer os adventistas nem a suas doutrinas, só esta de corpo presente e carregando o nome da igreja…. leia mais a bíblia
esta na Igreja errada se não acredita na trindade, Jaderson
Bom dia,
Meu caro amigo, o Sr. não crê na trindade porque a mesma não é encontrada em parte alguma na bíblia, como devemos acreditar no que não está escrito na santa palavra do Deus altíssimo???
JESUS MUTANTE? ESSA SEITA MALIGNA DIZ AINDA QUE TEATROS,CINEMAS E QUALQUER OUTRO TIPO SÃO DEMONÍACOS!
E PREGAM UM “JESUS MUTANTE” !!!
JÁ VISITEI,CONHEÇO A “MENTIRA BRANCA” ALGUNS DE SEUS MEMBROS, E DEUS NESSA
MALDITA SEITA É PROIBIDO DE AGIR, NESSE LUGAR VOÇÊ NÃO SENTE DEUS.
Por isso você é livre para buscar a Religião que melhor te acolhe
Em Mateus 12:33 temos: “…porque pelo fruto se conhece a árvore.” Os frutos da Igreja adventista estão aí e são vários e muito bons. Assista ao canal 184 da NET e conheça um deles.
discordo, esse canal adventista é só produção. a realidade é outra. vide as refutações :
http://www.cacp.app.br/category/seitas/adventismo/
Querendo ou nao e as duas que possuem o entendimento mais exato da biblia
Temos que agradecer a Jeová nosso Deus pelas verdades reveladas na bíblia. Por isso sou e amo fazer parte dessa igreja abeçoda. Obrigado Jesus por não desistir de nós obrigado por levantar a igreja Adventista.
verdade querido irmão! amo ser adventista… nos estudamos a biblia e temos o dom profetico…
Me explique essa contradição.
Acho interessante vocês são muito cinicis por que não expõe sua propia sujeira pois seus pastores constroem impérios a custa das pessoas humildes dizendo que o dízimo e para o senhor Jesus, porque não destacam os escândalos de suas igrejas que dizem representar a Cristo .
1844 versus 1914 ….nos dois eventos os respectivos jesusês destas seitas vieram “invisíveis”.
como tem gente que acredita numa bobagem dessa, não percebem que é tudo migué da eg-white e do charles taze russel ?
Parece igreja adventista é mais fácil de mexer. A igreja adventista não é extremoso. Muito mais liberdade a vida. Agora testemunhas de jeová é muito extremamente e radical. Tem desassociado e dissociado. Muito difícil. Igreja adventista é amigo mesmo e tbm acolhe as pessosas.
não seja melodramático. as duas seitas são aniquilacionistas e marcadores de datas. não seja escapistas. tanto charles russel como eg-white dois norte americanos doidos.
fabio seg mai 30 at 9:05 pm “amo ser adventista… nos estudamos a biblia e temos o dom profetico…
ah cêis são proféticos, hum que chique ? então explique isto :
http://www.cacp.app.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/
livro EG-WHITE “história da redenção” pag. 333 topico “a coroação de cristo”
“Entre a multidão resgatada acham-se os apóstolos de Cristo, o heroico Paulo, o ardoroso Pedro, o amado e amante João, e seus fiéis irmãos, ”
Ela chama de “amante” ISSO É DOM PROFÉTICO ?
Queridos e amados irmãos se vocês estudassem a bíblia mais a fundo veriam que estão equivocados. Pesquisem e estudem mais antes de difamar a fé das pessoas e faltarem com a verdade.
1844 e 1914 (diferença de 100 anos) mas a mentira é a mesma : um primeiro suposto jesus veio invisível e entrou “no santuário celestial” e no segundo “está reinando” … Ellen Gold White e Charles Taze Russel = > ESTADOS UNIDOS DA AMERICA NO NORTE …
vc é quem precisa estudar.
Nao se deve julgar a sinceridade de quem pratica a religião,por esse motivo Jesus disse:examinais as escrituras,elas mesmas testificam de mim,a ovelha escuta a voz de seu pastor,e não se engana por vozes estranhas e vento de doutrinas.
1844 e 1914 (diferença de 100 anos) mas a mentira é a mesma : um primeiro suposto jesus veio invisível e entrou “no santuário celestial” e no segundo “está reinando” … Ellen Gold White e Charles Taze Russel.
MARCAÇÃO DE DATAS É BIBLICO ??
E ele lhe disse: “Em verdade, eu lhe digo hoje: Você estará comigo no Paraíso.”+(lucas 23v43)tanto uma igreja quanto outra acreditam “semelhantemente” nesta questão e em outras.e e, ,muitas outras questões….
E ele lhe disse: “Em verdade, eu lhe digo hoje: Você estará comigo no Paraíso.”+ então,não resta
dúvida que existe muita semelhança,mesmo alguns adventista não querendo admitir; mas ambas história se assemelha…acho que ambas buscam a Deus de uma forma diferenciada;mas semelhantes.
As testemunhas de Jeová é a única religião verdadeira, por que é a única que não aderir aos ensinos pagãos como a trindade inferno de fogo, imortalidade da alma, adoração da cruz, celebração do Natal etc. As outras só muda o rótulo mais o produto é o mesmo.
Crêem que Cristo voltou de forma invisível em 1844 e está hoje julgando os crentes no céu por meio do estranho ensino do Juízo Investigativo. Parei nessa parte, meu amigo vc precisa estudar mais sobre esse assunto, nunca que acreditamos nessa inverdade. Essa entre outras que constam aí.
1joao 4/2 …” nisto conheceis o espirito de Deus
Todo espirito que confessar que Jesus Cristo veio em carne é de Deus ”
Fora isso é anátema ( maldito). Se um cego guiar outro cego ambos caem no barranco.
A Igreja Adventista nunca marcou data para a volta de Jesus, quem marcou data de 1843 e 1844 foi o Pastor Guilherme Miller da Igreja Batista e não Adventista, até porque a igreja não existia nesta época.
Essa diferença não significa nada, porque os nossos ancestrais na fé também eram divididos mas tinham somente a TORÁ e alguns livros de profetas. Eram saduceus, fariseu, judeus mas tinham o mesmo fim. Talvez o mais grave é não entender o a mor a Deus e ao próximo.