I. Deus não conhece um pecado que ele não odeia.
- Os Salmos descrevem a atitude de Deus para com o pecado.
- Salmos 5:4-6 “Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal. Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade. Tu destróis os que proferem mentira; o SENHOR abomina ao sanguinário e ao fraudulento;”.
- Salmos 45:7 – “Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros”.
- Provérbios 6:16-19 – “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”
- Deus odeia mesmo os “pequenos pecados” que às vezes achamos que são triviais.
- Zacarias 8:17 – “nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR”
- Que atitude, então, devemos ter para com o pecado?
- Salmos 119:104, 128 – “Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade” – “Por isso, tenho por, em tudo, retos os teus preceitos todos e aborreço todo caminho de falsidade”.
- Romanos 12:9 – “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem”.
- Salmos 101:3 – “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará”.
- Provérbios 8:13 – “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.
- I Coríntios 13:6 – “(amor) não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;”.
II. Deus não conhece um pecador que ele não ama.
Tão intensamente quanto Deus odeia o pecado, tão intensamente ama os pecadores que se rebelaram contra ele.
- Ezequiel 33:11 – “Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?”
- João 3:16 – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”
- Deus quer que todos aqueles que se afastaram do seu caminho, voltem e sejam salvos!
- I Timóteo 2:3-4 “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.
- II Pedro 3:9, 15 – “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” – “e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,”
- Dois textos que são o retrato do amor de Deus.
- O pastor e as ovelhas – Lucas 15:4-7
- O pai amoroso – Lucas 15:20-24
- Por isso, Deus enviou Seu Filho, para fornecer um meio para a salvação dos pecados.
- Romanos 5:8 – “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.
- I João 4:10 – “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”
III. Deus não conhece nenhum método, além do evangelho, que pode salvar.
O Evangelho é o meio de salvação de Deus para toda a humanidade.
-
- Romanos 1:16 – “Pois não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”
- É por meio desse evangelho que Deus oferece a salvação dos pecados e um relacionamento com Ele, na igreja.
- Efésios 1:3-10, 20-23.
- Esse é o método de salvação, o sistema do Evangelho, que devemos permanecer fiéis, não afastar-se, e não alterar e modificar!
- Gálatas 1:6-9
IV. Deus não conhece nenhum momento melhor do que agora para você se apresentar ao Evangelho.
Deus prometeu apenas uma oportunidade para a salvação – HOJE!
-
- II Coríntios 6:2 – “porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação;”
- Tiago 4:14 – “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”
- Os cristãos não devem ficar complacentes com sua salvação. Temos de trabalhar e ser fiel HOJE!
- Romanos 13:11-14 “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”.
- João 9:4 – “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”.
Conclusão: Se você é um pecador precisa perceber que Deus odeia o pecado, mas te ama tanto que Ele enviou Seu Filho para morrer por você. Hoje, agora é o momento para que você possa responder ao plano do Evangelho da redenção. Por que não ouvir o que Ananias disse a Saulo: “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (Atos 22:16).
Aldenir Araújo do site www.opregadorfiel.blogspot.com/