Maduro mostra foto de rosto de Chávez que apareceu em obra do metrô de Caracas
É um pássaro? É uma montanha? É uma obra no metrô? Para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, todas as respostas levam a seu antecessor e super mentor político: Hugo Chávez.
Após dizer que Chávez, morto em março, apareceu para ele em forma de passarinho e depois acrescentar que o vê em montanhas, Maduro decidiu exibir na TV uma suposta imagem do rosto do esquerdista, que teria aparecido nas obras de um túnel do metrô de Caracas.
“Quem está neste rosto? Um olhar […] É o olhar da pátria que está em todos os lados, inclusive em fenômenos que não têm explicação”, disse o presidente anteontem.
“Estão os operários trabalhando às 2h da manhã e lhes aparece uma imagem na parede. Tiraram uma foto para ficar o registro. E hoje já não está mais no lugar. Para que vocês vejam o que vocês dizem é verdade: Chávez está em todos os lugares. Chávez somos todos”, seguiu.
A plateia do ato aplaudiu, inclusive alguns deputados chavistas na primeira fila.
O governo e Maduro têm usado abertamente a estratégia de sacralizar a imagem de Chávez como apelo político-eleitoral, mas os arroubos místicos de Maduro não escapam de críticas veladas nem de aliados no governo.
O site humorístico venezuelano El Chiguire Bipolar não perdoou: publicou ontem “notícia” de que o rosto de Chávez apareceu em imagem formada por centenas de pessoas que faziam fila para comprar leite num supermercado estatal, uma ácida referência à crise de abastecimento de produtos básicos.
Maduro enfrenta no cargo seu primeiro desafio nas urnas em pouco mais de um mês, as eleições municipais de 8 de dezembro, consideradas termômetro de seu governo oito meses depois de sua magra vitória eleitoral contra o opositor Henrique Capriles.
Extraído da Folha em 01/11/2013